cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
NOTÍCIAS EVENTOS

Visita a cooperativas de eletrificação fortalece atuação em SC

Agenda debateu desafios, oportunidades e futuro do Ramo Infraestrutura na região 

Representantes do Sistema OCB e do Sistema Ocesc percorreram, entre os dias 9 e 12 de fevereiro, um conjunto de Visita a cooperativas de eletrificação fortalece atuação em SCcooperativas permissionárias de infraestrutura no estado de Santa Catarina. O objetivo principal da agenda foi aprofundar o diálogo com dirigentes locais, conhecer de perto as realidades das cooperativas que atuam com eletrificação, distribuição e geração de energia e, em alguns casos, também com serviços de telecomunicações por meio de cooperativas limitadas controladas. 

O roteiro contemplou cerca de 15 das 22 cooperativas filiadas à Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural de Santa Catarina (Fecoerusc), entidade que representa as permissionárias de energia elétrica no estado e atua há mais de 60 anos promovendo desenvolvimento e qualidade no atendimento aos cooperados e às comunidades rurais e urbanas.  

O diálogo com as cooperativas ocorreu em diferentes regiões catarinenses, do centro ao norte e ao sul do estado, em encontros considerados ricos e intensos pelos participantes. Os dirigentes puderam expor suas “dores” cotidianas, discutir perspectivas de investimentos, e compartilhar práticas de gestão que têm fortalecido a atuação no setor de infraestrutura. 

“Essa agenda nos permitiu ouvir de perto as demandas dos dirigentes, compreender os desafios regulatórios e operacionaisVisita a cooperativas de eletrificação fortalece atuação em SC e, sobretudo, fortalecer a integração com o Sistema OCB para construir soluções conjuntas. Nosso papel é apoiar essas cooperativas na modernização da gestão, na qualificação técnica e na ampliação de investimentos, garantindo que continuem sendo protagonistas no desenvolvimento regional e na transição para uma matriz energética cada vez mais sustentável”, afirmou Hugo Andrade, coordenador de Ramos do Sistema OCB. 

Fundadas majoritariamente na década de 1960, muitas dessas cooperativas desempenham papel essencial na vida de moradores e produtores rurais. A Federação reúne cooperativas que, juntas, atendem mais de 1 milhão de pessoas em 82 municípios e operam mais de 22 mil quilômetros de redes elétricas, além de engajar iniciativas de geração distribuída e uso de fontes renováveis.  

 

Estratégias 

Durante as conversas, também foram debatidas pautas estratégicas que impactam o setor, como os efeitos de políticas públicas recentes; benefícios fiscais que incentivam investimentos em redes e subestações; e a crescente necessidade de qualificação técnica e gestão moderna. Em Santa Catarina, a atualização da Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica permitiu a liberação de recursos estaduais, fruto da articulação conjunta entre cooperativas e governo, para fortalecer a infraestrutura energética e ampliar a capacidade de atendimento das comunidades.  

Os cooperativistas destacaram que a aproximação com o Sistema OCB é uma oportunidade para ampliar a troca de experiências com outros ramos e sistemas cooperativos, além de captar soluções que podem ser adaptadas às necessidades locais.  

A agenda integrou uma série de visitas presenciais que a área de Gestão Técnica do Sistema OCB vem realizando pelo país para ouvir as demandas dos cooperativistas, mapear desafios operacionais, identificar oportunidades de negócios e apresentar soluções que o cooperativismo nacional tem desenvolvido em conjunto com seus pares regionais. Antes de chegar a Santa Catarina, a equipe esteve, em anos anteriores, em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. 

 

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.