Sistema OCB reafirma força do cooperativismo na Cúpula B20
- Artigo Secundário 3
Fórum busca consolidar contribuições do setor privado para o G20
O Sistema OCB marcou presença na Cúpula do B20, realizada em São Paulo na última semana, em que representantes de diversas entidades e líderes de vários países do G20 e de organizações internacionais se reuniram para debater soluções e apresentar recomendações sobre desafios econômicos globais. Com o tema Crescimento Inclusivo para um Futuro Sustentável, a Cúpula destacou a importância da colaboração e da inovação para alcançar um desenvolvimento econômico que combata desigualdades e promova a sustentabilidade. O cooperativismo foi reafirmado como um caminho seguro para esse propósito.
O B20, fórum de diálogo entre o setor privado e o G20, busca consolidar recomendações do mundo empresarial para inclusão nas discussões dos líderes de governo. O evento anual gera a Declaração do B20, documento que sintetiza as principais diretrizes discutidas e que, posteriormente, é entregue para subsidiar a Declaração dos Líderes do G20.
Para Pâmella Jerônimo, coordenadora de Negócios do Sistema OCB, a participação ativa na Cúpula do B20 é uma oportunidade de ressaltar a relevância do cooperativismo como um modelo de negócios que alia o crescimento econômico à inclusão social e à sustentabilidade. “Conseguimos mostrar ao mundo que o cooperativismo é uma força estratégica para enfrentar os desafios globais, como a insegurança alimentar, a desigualdade e a transição energética. Nosso modelo traz soluções que equilibram desenvolvimento econômico e impacto social positivo, além de beneficiar as comunidades e os mercados em que as cooperativas atuam”, destacou.
O Sistema OCB contou com representantes em quatro forças-tarefa da Cúpula e contribuiu nas áreas de sistemas alimentares, educação e emprego, transição energética e clima, além de comércio e investimentos. Os representantes da OCB incluíram João Prieto, coordenador do Ramo Agro, e Rodolfo Jordão, analista técnico institucional, na FT de Sistemas Alimentares Sustentáveis; Priscilla Coelho, analista de Relações Institucionais e Governamentais, na FT de Emprego e Educação; Laís Nara, analista de Sustentabilidade, e Enzo Ramos, trainee em Relações Internacionais, na FT de Transição Energética e Clima; e Pâmella Jerônimo e Jéssica Dias, analista de Negócios, na FT de Comércio e Investimentos. desafios globais.
Em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela presidência do B20 Brasil, o Sistema OCB levou produtos de cooperativas brasileiras como brindes para os participantes do evento. Os kits incluíram itens produzidos por cooperativas nacionais, o que reforçou a importância do movimento na economia e destacou a diversidade e qualidade dos produtos no país. O vice-presidente da República e ministro de Indústria, Comércio e Desenvolvimento (MDIC), Geraldo Alckmin, esteve presente para receber a Declaração do B20 em nome do governo brasileiro. A entrega do documento simbolizou o compromisso do setor privado com os princípios abordados ao longo da Cúpula, como inclusão econômica, inovação e sustentabilidade.