Seminário destaca cooperativismo e energia renovável

  • Nenhum

Evento reforçou o papel do modelo de negócios no uso de fontes de energia limpa e ODS

Seminário  sobre energias renováveis reúne cooperativistas para troca de conhecimento e debatesSeminário sobre energias renováveis reúne cooperativistas para troca de conhecimento e debatesEm uma era em que as mudanças climáticas e a sustentabilidade estão no centro das discussões globais, o Sistema Ocemg, em parceria com o Movimento SomosCoop, realizou o IV Seminário de Energias Renováveis. O evento reuniu mais de 300 cooperativistas e foi um espaço para o compartilhamento de conhecimento e debates sobre as perspectivas e desafios da matriz energética no Brasil e no mundo. O foco principal foi a promoção do uso de fontes de energia sustentável e a importância do cooperativismo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante o seminário, especialistas renomados como Amyr Klink, aventureiro e defensor da sustentabilidade; Leonardo Munhoz, advogado e pesquisador da Fundação Getulio Vargas; e Andrew Allimadi, representante das cooperativas nas Nações Unidas, trouxeram reflexões valiosas sobre o papel das cooperativas no cenário global de energia. 

 Para Thayná Côrtes Pereira, analista técnica do Sistema OCB, os dados coletados pela entidade são essenciais para a defesa institucional, que demonstram o enorme potencial que o cooperativismo possui no setor de energia. "O Sistema OCB  está empenhado em fortalecer e expandir o desenvolvimento das cooperativas na área de geração de energia sustentável", disse. 

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, ressaltou o protagonismo do Brasil na produção de energia limpa. "A Ocemg foi a primeira entidade cooperativista a assinar o Pacto Global da ONU. O Brasil tem tudo para ser um líder na transição energética, e o cooperativismo tem um papel essencial nesse processo", disse.

Um dos grandes destaques do evento foi a apresentação dos resultados do projeto MinasCoop Energia, que conta com 41 cooperativas e 83 usinas em operação, que beneficia 65 instituições sociais e impacta diretamente mais de 4 milhões de pessoas por ano com doação de energia.  Além dos resultados, foram apresentados os dados do Energia Cooperativa Mineiro que demonstrou que 22,8% das cooperativa de Minas já geram sua própria energia, contabilizando 179 cooperativas com um total de 405 empreendimentos de geração. Estes dados apresentados têm como base estudos realizados pelo Sistema OCB Nacional. 

Alexandre Gatti, superintendente do Sistema Ocemg, afirmou que o MinasCoop Energia comprovou que as cooperativas estão na vanguarda da transição energética em Minas Gerais, não apenas promovendo energia limpa, mas também ajudando entidades filantrópicas em todo o estado.

O seminário proporcionou ainda uma agenda de relacionamentos em que 14 fornecedores apresentaram soluções de energia limpa para as cooperativas mineiras, reconhecendo que elas demonstram o compromisso do setor em investir em um futuro mais sustentável.

 

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados