MS recebe workshop Inclusão, diversidade e equidade

  • Nenhum

Iniciativa reforça compromisso do cooperativismo com um mundo mais justo e sustentável

 

Gisele Gomes, consultora especializada Gisele Gomes, consultora especializada O Sistema OCB/MS foi a primeira Organização Estadual a realizar e receber o workshop Inclusão, Diversidade e Equidade (ID&E) no Cooperativismo – uma liderança transformadora, que aconteceu nesta quarta-feira (28), coordenado pelo Sistema OCB, como parte integrante da Agenda ESG, que busca reafirmar o compromisso do cooperativismo com a promoção de práticas inclusivas e equitativas. O evento, teve a duração de três horas e foi conduzido por Gisele Gomes, consultora especializada, expert no tema no contexto do cooperativismo, embaixadora da rede global de Mulheres Líderes com formação acadêmica no assunto.  Contou ainda com a presença de gestores de pessoas das cooperativas, coordenadores e gerentes, além de mulheres integrantes do comitê estadual Elas Pelo Coop.  

O objetivo dessa iniciativa foi sensibilizar e capacitar os participantes em relação às questões de ID&E, com letramento sobre o tema e sugestões práticas de como atuar nessa pauta nas cooperativas. Além disso, também foi lançado o Guia Prático de Implantação de Estratégias em Inclusão, Diversidade e Equidade, uma publicação que busca estimular a valorização de pessoas, com respeito à pluralidade de ideias, personalidades e vivências. O documento explora conceitos, sugere modelos e apresenta estudos de caso, que servem como uma ferramenta essencial para as cooperativas que desejam implementar essas práticas.

O gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/MS, Juarez Pereira, abriu o evento e explicou a importância do tema abordado. Ele destacou que o cooperativismo sul-mato-grossense já vem trabalhando na questão da inclusão há alguns anos. "Essa experiência funciona como um momento estratégico para ampliar, ainda mais, a atuação das cooperativas, especialmente na criação de novas maneiras de aplicar a inclusão e no enfrentamento do desafio de atrair e reter talentos", afirmou. 

Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCBDébora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCBDébora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, ressaltou que o workshop tem como objetivo  atrair cooperados e reter talentos. Para ela, essa ação reflete as diretrizes estratégicas sugeridas pelos estados no 15º CBC e retratam a crescente atenção das cooperativas para as questões de inclusão e diversidade dentro da pauta ESG. "Falar de diversidade e inclusão, além de ser um imperativo ético e moral é também falar de mercado e negócios”", disse. 

Já a superintendente do Sistema OCB/MS, Dalva Garcia Caramalac, reiterou o compromisso do cooperativismo sul-mato-grossense com a promoção de um ambiente mais inclusivo e diverso. “A diversidade é um pilar essencial no cooperativismo, pois fortalece nossa capacidade de inovar, solucionar problemas e crescer de forma sustentável. No Sistema OCB/MS, reconhecemos que a pluralidade nos une e potencializa nosso impacto social e econômico. Por isso, agradecemos o Sistema OCB Nacional pelo apoio na realização deste workshop”. 

 

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados