Geração C apresenta balanço sobre conquistas de 2023
O Comitê Nacional de Jovens Geração C se reuniu na quinta-feira (23) para compartilhar conquistas e direcionar os próximos passos em prol do fortalecimento do cooperativismo entre os jovens. Com representantes ativos em 16 unidades federativas e seis comitês estaduais já consolidados (GO, MG, PR, RJ, AM, RS), o grupo recapitulou o engajamento da juventude cooperativista durante o ano de 2023.
A reunião foi iniciada com um panorama sobre o que foi feito, desde a elaboração de diretrizes, o foco em capacitação e a representação institucional, até o incentivo de intercooperação. Para Alana Adinaele , coordenadora do comitê, a parceria com as Organizações Estaduais (OCEs) para atuação dos jovens garante força e troca de boas práticas entre regiões. "A nossa união fortalece ainda mais o movimento e promove um ambiente de crescimento e inovação no cooperativismo", disse.
As iniciativas realizadas pelos integrantes dos comitês foram apresentadas por regiões. A região Norte possui quatro representantes que, juntos, alcançaram bons objetivos, como a constituição do primeiro núcleo de jovens em Tefé/PA e a criação do comitê estadual no Amazonas. O colegiado foi apresentado, inclusive, em encontro promovido pelo Sistema OCB/PA durante a 3ª Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense (Fencoop).
Já a representante da região Nordeste, Daniele Scopel (do Sicoob Costa do Descobrimento/BA), participou, juntamente com Larissa Zambiasi, integrante do Comitê representando o do RS, do 7º Encontro Brasileiro de Cooperativismo que teve como tema: Sustentabilidade no Cooperativismo: Competitividade, Inovação e Diversidade. Elas apresentaram o Relato de Experiência sobre o comitê Geração e a implantação do Programa Mulheres Cooperativistas na Cooperativa de Crédito Sicoob Costa do Descobrimento.
Na região Centro-Oeste, um dos destaques foi a realização do encontro de jovens cooperativistas em Goiás, com mais de 100 participantes de dez cooperativas da região. O papel do comitê foi abordado no evento, assim como a necessidade de renovação do quadro social nas cooperativas. O pós encontro prevê o mapeamento da participação e a capacitação do jovens para serem pontos focais em suas cooperativas.
Ainda no Centro-Oeste também foi evidenciada a participação de Thays Ferreira, cooperada jovem da CNTCoop no WCM2023, Congresso Internacional World Coop Management considerado o mais importante congresso de lideranças e estratégia do cooperativismo brasileiro. A jovem teve a oportunidade de falar sobre sua participação no Comitê Nacional de Jovens do Sistema OCB e também divulgar a criação do Comitê Nacional da Mulher no Ramo Transporte durante o programa Coopcafé, Realizado no palco 360.
Na Região Sudeste, o destaque foi para a contribuição dos membros do Comitê Estadual na organização do 17º Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas de Minas Gerais e a participação de Ana Paula Faria, da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas, como painelista no WCM. Sua participação foi no palco Mundo e o tema do painel Inspirando o Futuro. A constituição do Comitê Estadual do Rio de Janeiro, oficializado durante reunião do Conselho da OCB/RJ foi outro ponto salientado. Os jovens foram, inclusive, convidados para coordenar a reunião.
Os eventos assinalados pela região Sul foram o lançamento do Elas Pelo Coop na Cooperativa Vinícola Aurora; a constituição do comitê estadual de jovens no Paraná; e as participações no CooperLíder Jovem e no Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (Enca). Neste último, Larissa Zambiasi representou o Sistema OCB e participou do painel Conectando Jovens ao Modelo Cooperativista: o Desafio da Sucessão.
A analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas, Divani de Souza , expressou sua felicidade pela dinâmica do movimento e ressaltou a importância da juventude cooperativista. "Ver a ampliação da participação dos jovens e o engajamento de vocês é ter certeza de que podemos confiar em uma transformação econômica e social, assim como garantir o futuro do cooperativismo", declarou.
Divani também apresentou o lançamento da trilha Jornada de formação Jovem Liderança, disponível na Plataforma CapacitaCoop , que está organizada no tripé: liderança, cooperativismo e desenvolvimento pessoal. Esta é mais uma iniciativa do Sistema OCB para estimular cada vez mais o desenvolvimento da juventude cooperativista. A coordenação do colegiado estimulou os integrantes a percorrerem toda a trilha até março de 2024.
De acordo com Divani, o compromisso com a Jornada de formação reflete também o compromisso do comitê com o seu desenvolvimento. "Acredito que a partir do compromisso de cada integrante com o seu desenvolvimento pessoal, a juventude cooperativista continua uma estruturação de caminho promissor para o cooperativismo no Brasil", concluiu.