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Cooperlimão estreia no mercado canadense com apoio do Sistema OCB

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 A cooperativa conquistou seu primeiro negócio no Canadá após participação em feira internacional 

A Cooperativa de Produtores de Limão de Urupês (Cooperlimão), localizada no interior de São Paulo, acaba de dar um passo importante rumo à consolidação internacional: a abertura do mercado canadense. O resultado é fruto da participação da cooperativa na SIAL Canadá 2025 — uma das maiores feiras de alimentos eCooperlimão estreia no mercado canadense com apoio do Sistema OCB bebidas da América do Norte — viabilizada pelo Sistema OCB, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC)

A seleção das seis cooperativas brasileiras que compuseram o Pavilhão Brasil foi conduzida pelo Sistema OCB, que ofereceu apoio técnico, logístico e institucional. Além da Cooperlimão, participaram da missão as cooperativas Suinco, Cooabriel, Cafesul, Carpec e Coopfam. A estrutura no evento incluiu recepcionistas bilíngues, espaço para reuniões e suporte para promoção dos produtos. 

Para Anselmo Spadão, gestor da Cooperlimão, a experiência da cooperativa na Sial Canadá foi marcante e estratégica. “Levamos cerca de 15 kg de limão como amostra, folders, cartões e até refrigerante de limão para fazer degustações. Servíamos sucos variados todos os dias, apresentando nosso limão de forma criativa e atrativa. Isso chamou muito a atenção do público”, relata. Além das bebidas, Anselmo criou um livrinho com 30 receitas usando limão, traduzidas para o inglês, além de apresentar a missão, visão e valores da cooperativa. 

O resultado foi imediato. Anselmo trocou contatos com cerca de 50 potenciais compradores, fez reuniões com seis e visitou duas empresas fora da feira. Uma delas, um atacadista local, concretizou a compra de um contêiner de limões, cuja entrega está prevista para o início do próximo mês. “Foi uma negociação olho no olho, com visita à empresa, apresentação do nosso processo produtivo e detalhamento da logística. Saímos de lá com definições importantes como tipo de embalagem e forma de pagamento”, explica. 

Segundo Jéssica Dias, analista de Negócios Internacionais do Sistema OCB, a conquista da Cooperlimão é um exemplo claro do impacto gerado por essa estratégia. “ O suporte para participação de cooperativas na SIAL faz parte da nossa solução de promoção internacional, pensada para abrir caminhos concretos para que cooperativas brasileiras conquistem novos mercados. A abertura do mercado canadense pela Cooperlimão mostra o potencial de transformar oportunidades em resultados reais para os cooperados. Nesse processo, a atuação proativa da cooperativa — que se preparou antecipadamente r participou ativamente da feira buscando os contatos certos — foi determinante para alcançar esse resultado”, afirma. 

Com apenas oito anos de fundação, 30 cooperados e quatro certificações internacionais (GlobalG.A.P., GRASP, Fair Trade e SMETA), a Cooperlimão já exporta para países como França, Alemanha, Holanda e Portugal. Agora, a abertura do mercado canadense inaugura uma nova etapaque promete maior rentabilidade aos seus produtores. 

“Nosso principal desafio ainda é a logística. O México é nosso maior concorrente no mercado canadense pela proximidade geográfica. Mas acreditamos que, com qualidade, segurança e certificações, podemos conquistar um espaço permanente nesse mercado”, conclui Spadão. 

A Cooperlimão, que já movimenta cerca de 500 mil caixas de limão-tahiti por ano, sendo 35% voltadas à exportação, agora inicia sua jornada na América do Norte com otimismo e confiança — impulsionada pela força do cooperativismo brasileiro. 

 

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