Sistema OCB lança Qualificação para Exportação
- Artigo Principal
Solução oferece suporte técnico para ampliação de mercado e internacionalização de cooperativas do Agro e de Artesanato
O Sistema OCB lançou a Qualificação para Exportação, que tem como objetivo preparar coops brasileiras para atuação no mercado internacional com segurança, estratégia e foco em resultados concretos. Voltada ao Ramo Agro e para cooperativas de Artesanato, a qualificação, gratuita, está com as candidaturas abertas até o dia 9 de maio pelo link de inscrições do programa.
Para Débora Ingrisano, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas, oferecer a Qualificação para Exportação é uma ação estratégica para o Sistema OCB. “Sabemos que muitas cooperativas dos Ramos Agro e Artesanato possuem produtos com alto potencial competitivo no mercado internacional. Com o suporte certo, essas cooperativas podem acessar novas oportunidades, ampliar canais de comercialização e conquistar resultados concretos, como vender para o mercado externo e gerar ingressos em dólar, o que fortalece seus negócios e os benefícios ao cooperado", disse.
A iniciativa nasce do compromisso de internacionalização do cooperativismo e tem como base o potencial identificado no Mapeamento de Exportação do Coop, que ouviu 209 cooperativas de todo o país e concluiu que 75% possuem interesse em exportar, mas ainda enfrentam desafios como falta de conhecimento técnico, estrutura adequada e equipes capacitadas. A Qualificação, portanto, atua diretamente nesses pontos e oferece conteúdo prático, personalizado e alinhado à realidade do setor.
Com carga horária total de 18 horas, a solução combina mentorias individuais com capacitações coletivas e aborda temas como análise de potencial exportador, escolha de mercados e clientes-alvo, logística, precificação, aspectos legais, promoção internacional e elaboração de plano de negócios internacional. Todo o conteúdo é desenvolvido com metodologia própria do Sistema OCB, voltada à realidade das cooperativas.
Em 2023, de acordo com Débora, as cooperativas brasileiras exportaram cerca de US$ 8,4 bilhões, concentrados em poucas organizações e em produtos básicos. “Por isso, ampliar e diversificar essa pauta é um dos grandes objetivos do Sistema OCB com o programa, além de promover mais competitividade, geração de renda e desenvolvimento sustentável nos territórios”, completou.
As organizações estaduais do Sistema OCB são parceiras estratégicas nesse processo e têm papel fundamental na mobilização das cooperativas com perfil aderente. Ao apoiar a qualificação, promovem mais competitividade, geração de renda e desenvolvimento sustentável nos territórios.
A primeira turma de 2025 já está com inscrições abertas até o dia 09 de maio, por meio do link: in.coop.br/qualificacao-para-exportacao.
Saiba Mais: