Cooperativas cearenses debatem inclusão, diversidade e equidade
- Nenhum
Workshop promovido pelo Sistema OCB reuniu colaboradores, dirigentes e gestores
Na quarta-feira (2) foi a vez do Sistema OCB/CE receber o workshop Inclusão, Diversidade e Equidade no Cooperativismo: Uma Liderança Transformadora, promovido pelo Sistema OCB Nacional. Colaboradores, dirigentes e gestores de cooperativas do estado se reuniram para um dia de descobertas e trocas importantes. O objetivo do encontro foi sensibilizar e capacitar os participantes a partir do letramento sobre o tema e oferecer orientações práticas sobre como implementar estratégias voltadas a eles.
A CEO da Parônima, Gisele Gomes, consultoria especializada em culturas inclusivas, conduziu o workshop. Os participantes exploraram temas como a influência positiva da diversidade na performance organizacional, o papel da empatia no ambiente de trabalho, além de discutir questões relacionadas a raça, gênero e orientação sexual. O evento também abordou o impacto da diversidade na sustentabilidade e no desenvolvimento responsável.
O evento também contou com a participação de Divani Ferreira, analista da Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, que destacou a importância das ações desenvolvidas para garantir que a diversidade, inclusão e equidade estejam sempre em pauta. “Programas de diversidade, inclusão e equidade são essenciais para criar ambientes organizacionais mais justos, inovadores e produtivos. Ao valorizar diferentes perspectivas e experiências, essas iniciativas fortalecem a cultura interna e impulsionam a criatividade e a resolução de problemas, promovendo o crescimento sustentável das organizações”, afirmou.
Além disso, explicou Divani, “a inclusão e a equidade garantem que todos os colaboradores tenham oportunidades iguais para crescer e contribuir, independentemente de sua origem, gênero, raça ou orientação sexual, o que reforça o compromisso com a justiça social e o desenvolvimento responsável. Esses programas, portanto, não são apenas uma questão de responsabilidade corporativa, mas também um fator estratégico para o sucesso a longo prazo”.
Para o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/CE, Oswaldo Vieira, o workshop foi altamente assertivo ao destacar, para as lideranças e demais envolvidos na construção cotidiana das cooperativas, a importância de integrar essas temáticas em todos os aspectos da vida organizacional. “Os debates fortaleceram a nossa visão de um negócio cooperativista alinhado com as demandas urgentes do século XXI, sempre centrado nas pessoas, respeitando a diversidade de suas formações, atendendo às novas exigências do mercado e conectadas aos valores e princípios cooperativistas”, declarou.
Selene Caracas, coordenadora do comitê Elas Pelo Coop/CE , cooperada fundadora da Uniodonto Fortaleza e membra do Conselho Fiscal do Sescoop/CE, também elogiou o workshop. “Constato que muitas vezes falamos de inclusão, diversidade e equidade, mas não damos condições de acesso às minorias. É preciso incentivar o respeito às diferenças, à empatia e explicar sobre o direito à igualdade e à oportunidade. O Workshop me levou a avaliar se nossas cooperativas são inclusivas e se estamos no caminho de diminuir as desigualdades”, relatou.
Saiba Mais: