O DIA C E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

A partir deste ano, as cooperativas brasileiras abraçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para realizar as ações de transformação social em todo o país. Esses ODS, como são conhecidos, foram assinados pelos líderes mundiais de 193 países na sede da ONU, em Nova Iorque. Até 2030 esses objetivos devem ser implementados por todos os países do mundo e as cooperativas, por meio do trabalho voluntário, também estão convidadas a apoiar essa corrente. Durante os próximos 17 dias, estes objetivos serão apresentados em uma série de matérias em nosso site, para que todos possam conhecê-los e vincular as ações do Dia C a estes objetivos. Com isso, o Dia de Cooperar segue uma tendência mundial de agir em consonância com o desenvolvimento sustentável.

“O poder de agir para um futuro sustentável” é o slogan que celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado, este ano no dia 2 de julho. Este tema foi escolhido pelo Comitê de Promoção e Progresso das Cooperativas (Copac), constituído pela ACI e a Organização das Nações Unidas (ONU) e vai ao encontro da agenda dos ODS. Estes objetivos são baseados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), idealizados em setembro de 200 e expandidos para os ODS, no intuito de completar o trabalho e responder os novos desafios.

#ODS8: Empregos dignos e crescimento econômico

          O oitavo tópico é empenhado em promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos. Objetivo é promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro e pequenas e empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros.

        Neste aspecto, a Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí (Viacredi), localizado em Blumenau - SC, promove ações que podem proporcionar e desenvolver a oportunidade de geração de renda e a ampliação dos negócios locais da comunidade em que trabalha, através do Dia de Cooperar. Outra cooperativa que trabalha neste objetivo é a Copamart, em Manaus, que capacita pessoas através de oficinas de artesanato para possibilitar que essas tenham uma renda extra através da venda dos produtos fabricados (pulseiras, blusas, bolsa e outros ). 

Conteúdos Relacionados