Featured

Dia C: cooperativas promovem solidariedade em todo o Brasil

Ações sociais renovam compromisso do movimento com a construção de um mundo melhor

Dia C: cooperativas promovem solidariedade em todo o BrasilNeste sábado, 6 de julho, cooperativas de todo o Brasil realizam as ações de celebração do Dia de Cooperar ou Dia C. A data reúne atividades solidárias, voluntárias e gratuitas nas principais cidades do país, com iniciativas nas áreas de saúde, educação, trabalho, lazer e cultura. Para este ano, o tema escolhido foi Atitudes simples movem o mundo e busca demonstrar como pequenas ações podem fazer grande diferença na vida das pessoas. 

O Dia C é a demonstração do sétimo princípio do coop sendo aplicado: o interesse pela comunidade. Os festejos realizados simultaneamente em todas as regiões são realizados a partir de ações de responsabilidade social que contribuem para promover cidadania entre os beneficiados e são organizadas pelas cooperativas e Organizações Estaduais (OCEs) do Sistema OCB. 

“Essa é uma data muito especial para o nosso movimento porque representa o momento em que nos unimos para incentivar ações solidárias e confirmar nosso comprometimento com a construção de um mundo melhor para todos. É também uma oportunidade única para demonstrar à sociedade um pouco do que o cooperativismo faz, na prática, para transformar e garantir mais prosperidade para as pessoas”, destaca o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. 

Confira como serão as comemorações coordenadas pelas Organizações Estaduais do Sistema OCB:  

Amazonas: Em Manaus haverá distribuição de alimentos, serviços como corte de cabelo, aulas de maquiagem, atendimento médico e vacinação, testagem para doenças, vagas de emprego, consultoria financeira, oficina de artesanato, lazer infantil com zumba, brinquedoteca, pintura e prática de esportes. 

Bahia: as atividades serão realizadas em Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana e Porto Seguro.  Contação de histórias, doação de sangue, vacinação, exames médicos, orientações jurídicas, cortes de cabelo, e diversão para crianças com algodão-doce, pula-pula, pipoca e picolé estão na programação. Também haverá ações de solidariedade, musicoterapia e cuidados com saúde física e emocional. 

Ceará: a Praça dos Mártires, no Centro de Fortaleza, terá um espaço especial dedicado à saúde bucal, com um Odontomóvel da Uniodonto para oferercer orientações de higiene bucal, aplicação de flúor e distribuição de kits dentais e brindes. Haverá ainda apresentações culturais, distribuição de lanches e frutas, sorteio de cestas básicas, e distribuição de mudas de plantas medicinais. Serviços de saúde, vacinação, teste de glicemia, orientação psicológica, cinema para crianças e atividades recreativas também serão oferecidos. 

Distrito Federal: a celebração do Dia C acontece na região administrativa de São Sebastião, na praça em frente à sede administrativa da cidade. Estão programados atendimentos em educação financeira, ambiental, saúde, tecnologia, entretenimento e cultura.

Espírito Santo: a programação prevê a realização de ações principalmente em Cariacica e Mimoso do Sul. Serão oferecidos serviços de saúde, como vacinação humana e antirrábica para cães e gatos, consultas médicas e testes de HIV/Aids. Serviços de cidadania, como emissão de carteiras de identidade, cadastro de vagas de emprego e cortes de cabelo também estarão disponíveis, além de atividades de educação financeira, lazer com música ao vivo, mágica e teatro, e distribuição de alimentos. 

Goiás: as atividades acontecem em diversos muncípios do estado como Goiânia, Morrinhos, Rio Verde, Cristalina, Aparecida de Goiânia, Quirinopolis, Itumbiara, Piracanjuba, Campinorte, Uruaçu, Ceres, Goianésia, Porangatu, Bela Vista, Mineiros e Ceres. As ações incluem doação de sangue, educação financeira, arrecadação de alimentos, doação de leite e fraldas, cuidados com a saúde, atividades de lazer, oficinas e workshops, teatro a céu aberto, doação de óculos e mudas, feira de adoção de animais, shows com artistas locais e exposição de produtos reciclados. 

Maranhão: Imperatriz, Açailândia, São Luís e Barreirinhas são as principais cidades contempladas pelas ações do Dia C deste ano. Serão realizadas visitas a centros de apoio com doações, consultas, atividades recreativas, cursos profissionalizantes, cuidado com idosos e deficientes, além de fomento à abertura de novas cooperativas. 

Mato Grosso: haverá vacinação, aferição de pressão e glicemia, testes sanguíneos, atendimento odontológico, orientações sobre habitação, dúvidas jurídicas e cadastro para empregos. As cidades de Sinop, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste foram as escolhidas para a realização das atividades. 

Mato Grosso do Sul: a revitalização de locais em Campo Grande incluirá pintura de paredes, quadras e vestiários, recreação para crianças, educação financeira, boas práticas de higiene, campeonato de futsal, doação de mudas frutíferas, cortes de cabelo, doação de livros, escovação bucal e alimentação. Também vai acontecer arrecadação de doações para o Rio Grande do Sul, corrida, torneio de futebol, revitalização da APAE e trilha ecológica. Além de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Maracaju, Novo Horizonte do Sul, Deodápolis, Angélica, Batayporã, São Gabriel do Oeste, Corumbá também recebem ações do Dia C. 

Paraíba e Piauí: a Sicredi Evolução irá coordenar as ações sociais em 18 cidades dos dois estados. Um dos destaques é a realização do Pedal Cooperativo, corrida de bicicletas que promete agitar as cidades. 

Rio de Janeiro: a capital do estado terá atividades como  educação financeira para crianças, oficinas de música e tecnologia, aferição de pressão arterial, vacinação contra gripe, higiene bucal, aula de fitdance, recreação infantil, massoterapia e serviços de beleza. 

Rio Grande do Sul: A Cooperlíquidos receberá as ações do estado que incluem a prestação de contas da campanha Coopera RS para auxiliar vítimas das enchentes com cobertura midiática, presença de micro influenciadores, reconhecimento aos voluntários, apresentação musical e painéis com doadores e entidades beneficiadas. 

Rondônia: a programação em Porto Velho conta com campanha de doação de sangue, corrida intercooperativa, ação solidária Dia S, atendimentos médicos e odontológicos, assistência financeira, passeio ciclístico, atividades físicas e recreação com idosos e crianças, campanhas contra dengue e arrecadação de brinquedos, além do Dia de Autocuidado para a comunidade. 

 

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados