cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Cooperativas paulistas participam de workshop sobre eventos sustentáveis no II Encontro de Desenvolvimento Social

Propostas para produção de eventos sustentáveis poderão ser utilizadas em ações do Dia C

 O Curso prático “Gestão Sustentável de Eventos” com Fernando Beltrame, foi oferecido às cooperativas participantes do II Encontro de Desenvolvimento Social, organizado pelo Sescoop/SP.

O segundo dia do encontro começou com uma palestra de Beltrame, que é fundador e presidente da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, e conta com dez anos dedicados a projetos ambientais e sociais. O palestrante apresentou a maneira pela qual eventos como os corporativos, feiras, congressos e shows impactam de alguma forma o meio ambiente. “Existem normas e padrões internacionais cuja aplicação permite a identificação de potenciais impactos negativos que podem ser minimizados, além dos positivos, que devem ser aprimorados”, explicou Beltrame.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para iniciar o workshop baseado na metodologia “Dragon Dreaming”, uma filosofia de desenvolvimento de projetos que utiliza a inteligência coletiva. De acordo com a metodologia, projetos de sucesso têm quatro fases: Sonhar, planejar, realizar e celebrar. As quatro fases se fecham num ciclo contínuo. “É muito importante que se faça uma celebração para incentivar o projeto e permitir sua continuidade”, ressaltou Fernando Beltrame.

Representando a Coopermota, Bruna Reis contou que a cooperativa tem uma agenda de eventos, como as festas juninas que levam alegria, cultura e conhecimento aos beneficiados. “O número dessas festas mais que dobrou no último ano, chegando a 13 festas em 13 cidades da região. Já temos a preocupação de gerir corretamente os resíduos dos eventos, e com as informações da palestra somadas às trocas no workshop, já temos novas ideias para melhorar ainda mais a sustentabilidade dos nossos eventos”, comemorou Bruna.

Conteúdos Relacionados