AL | No sertão alagoano, prevenção em saúde bucal é destaque na celebração do Dia C
Um sábado especial. Assim foi o último dia 6 de julho, durante a celebração do Dia de Cooperar na comunidade do Piau, cidade de Piranhas, sertão alagoano. Durante o evento foram oferecidos atendimentos odontológicos gratuitos. Uma equipe da Cooperativa de Enfermagem de Alagoas (Coopeal) também estava disponível para aferir pressão, fazer teste de glicemia e verificar o Índice de Massa Corpórea (IMC). Dentistas estavam distribuídos em quatros pontos do povoado, que tem em torno de seis mil habitantes.
Cerca de 450 procedimentos foram realizados em crianças, adolescentes, adultos e idosos. Não só moradores do Piau foram atendidos, mas também pessoas que moram perto do distrito, como a moradora, Maria Silva, que reside em um sítio próximo. “Esta ação dos dentistas apareceu na hora certa. Aqui é complicado receber certos atendimentos e eu estava precisando bastante. Só tenho que agradecer a cada voluntário que se dispôs a estar aqui hoje'', disse.
A celebração do Dia C no Piau foi realizado pelo Sistema OCB Alagoas em parceria com a Cooperativa de Produtores de Mel, Insumos e Produtos da Agricultura Familiar (Coopeapis). “Decidimos voltar a celebração deste ano para ações em saúde bucal por ser um grande problema que afeta a região. 90% da população carente no Brasil têm problemas de dentição. É preciso dar mais atenção à questão e para isso estamos trabalhando para oferecer atendimento às comunidades mais necessitadas”, declarou o presidente da OCB Alagoas, Marcos Rocha.
Ao final do evento, a sensação de todos os participantes foi de dever cumprido. “Me sinto muito bem. É gratificante atender pessoas que não têm condições financeiras para ir a um consultório particular. O trabalho que realizamos aqui e em outras épocas do ano, a partir da função do voluntário, é gratificante”, disse Layon Martins, um dos dentistas voluntários presentes na ação.