Agenda Política: perspectivas para o coop em 2026
As atividades políticas em Brasília foram oficialmente retomadas nesta semana, com a abertura do ano legislativo. Em 2026, contudo, o calendário será fortemente condicionado pelo contexto eleitoral, com expectativa de um primeiro semestre mais intenso e concentrado em votações, seguido de um segundo semestre naturalmente mais lento, à medida que o foco do Congresso se desloca para as campanhas.
Os primeiros movimentos do Parlamento já sinalizam essa dinâmica, com a Câmara acelerando o início dos trabalhos e antecipando a instalação das comissões, em um esforço para imprimir ritmo às deliberações. Nesse cenário, a tendência é de priorização de pautas com grande repercussão nacional e alto apelo junto ao eleitorado.
Para o cooperativismo, o contexto reforça a necessidade de atuação estratégica e articulada, conectando as pautas estruturais do setor às prioridades que ganham centralidade no debate público, evidenciando a contribuição das cooperativas para geração de renda, inclusão produtiva e prestação de serviços essenciais em todo o país.
Boa leitura!
Download
Veja mais
Semana de conquistas para o cooperativismo
A análise econômica especial do mês de julho é fruto da parceria firmada entre OCB e APEX-Brasil. Construída de forma conjunta, a edição ilustra o desempenho do comércio exterior brasileiro e traz como nossas cooperativas estão se posicionando frente ao mercado internacional. No acumulado do primeiro semestre 2021, as exportações brasileiras cresceram 35% e somaram US$ 135,9 bilhões, enquanto as importações subiram 26,5% e totalizaram US$ 99,2 bilhões. E o cooperativismo também faz parte desses números: em 2020, nossas cooperativas foram responsáveis por 100% das exportações de 74 municípios brasileiros. Confira, nessa edição, as informações mais atualizadas para estimular a inserção do modelo de negócio cooperativista nos mercados exteriores.
112ª Conferência Internacional do Trabalho
É preciso inovar para acelerar o crescimento dos negócios! Esse é o tema da análise econômica nº 66. Apresentamos o conceito coopetir, que representa a união da cooperação entre concorrentes, e as vantagens de aplicá-la na sua coop. Você também vai saber como desenvolver uma habilidade inovadora, a importância das startups na inovação aberta e de que forma o coop está se conectando com elas. Boa leitura!
