COOPERATIVISMO DE PLATAFORMA: INOVAÇÃO E INCLUSÃO NA NOVA ECONOMIA

No boletim econômico deste mês, vamos abordar ocooperativismo de plataforma, um modelo que tem ganhado relevância no cenário digital ao propor uma alternativa mais justa e colaborativa em relação às grandes plataformas de tecnologia. Exploraremos desde a evolução histórica e as diferenças em relação às cooperativas tradicionais até os desafios regulatórios, culturais e tecnológicos que essas organizações enfrentam. Interessado em aprofundar essa temática, oSistema OCB, com apoio da empresa parceiraIlegra, que traz sua experiência em pesquisa, estratégia e conhecimento do ecossistema cooperativista, conduziu uma investigação detalhada, com o objetivo de entender e fomentar o desenvolvimento das cooperativas de plataforma. Não perca a oportunidade de entender melhor esse fenômeno e como ele pode transformar o cenário econômico global e nacional. Boa leitura!
Download
Veja mais
O Fórum Econômico Mundial de Davos 2024 destacou a importância de temas como segurança, sustentabilidade, inteligência artificial e estratégias inovadoras para o crescimento econômico e a geração de empregos. Com o mundo enfrentando desafios e oportunidades únicas, a adaptabilidade e a inovação emergem como pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável e a prosperidade econômica. Neste boletim, apresentamos um panorama das discussões conduzidas no evento, a fim de informar estrategicamente as decisões do cooperativismo brasileiro frente às tendências globais. Boa leitura!
O Anuário é o grande destaque do Panorama Coop de hoje. Analisamos os dados socioeconômicos que indicam a relevância do nosso movimento para o Brasil avançar. Somos 4.880 cooperativas, reunimos 18,8 milhões de cooperados, geramos mais de 490 mil empregos somamos mais de R$ 700 bilhões em ativos totais. Acesse a análise econômica e saiba mais! Boa leitura!
Cenário Político para o Cooperativismo – Boletim especial 2022
O boletim econômico de junho traz um panorama das análises realizadas até então, incluindo transformações econômicas globais, o avanço das finanças sustentáveis e nas novas dinâmicas do marketing digital impulsionado pela inteligência artificial. A publicação destaca ainda os impactos geopolíticos sobre o comércio internacional, a regulamentação histórica do cooperativismo de seguros no Brasil e o papel estratégico das cooperativas no Ano Internacional das Cooperativas. Acesse o material completo e fique por dentro dos principais desafios e oportunidades que moldam o futuro do cooperativismo!