Comitê Gestor do IBS

O Projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no final de 2024, seguindo para deliberação pelo Senado Federal. Espera-se que o Projeto seja aprovado pelo Senado ainda em 2025, isso porque a Lei Complementar (LC) nº 214/2025 apenas estabeleceu a instituição temporária do Comitê Gestor até 31 de dezembro de 2025.
Contudo, nesta edição, apresentamos o cenário que envolve a instituição temporária do Comitê Gestor, atualmente suspensa em razão de disputa envolvendo associações de representação dos Municípios, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento do processo eleitoral para instituição temporária do Comitê, nos termos do art. 481 da LC nº 214/2025.
O Sistema OCB segue atento em relação à evolução da regulamentação da reforma tributária para que haja segurança jurídica ao cooperativismo. Boa leitura!
Download
Veja mais
No dia 10 de abril, Sistema OCB e o BNDES promoveram o seminário "O impacto do cooperativismo no desenvolvimento do Brasil e o apoio do BNDES", na sede do Banco, no Rio de Janeiro. O evento reuniu autoridades e especialistas para debater como o cooperativismo impulsiona a inclusão social, o desenvolvimento econômico sustentável e a democratização do crédito no país.
O Boletim Trabalhista e Sindical dessa semana vai tratar das últimas atualizações das relações de trabalho no Brasil.
Hoje é dia de análise política no Panorama do Coop. Na edição, detalhamos as perspectivas para as eleições 2024. Analisamos as mudanças na legislação eleitoral e os impactos nas eleições municipais. Também destacamos o papel do nosso Programa de Educação Política e a nossa atuação para ampliar a representatividade política do coop. Confira tudo e faça a sua parte! Boa leitura!
O destaque desta edição é o Decreto 12.174/2024 que estabelece as garantias trabalhistas na execução dos contratos administrativos no âmbito da administração pública federal. Também analisamos os normativos do MTE que visam regulamentar a lei de igualdade salarial entre homens e mulheres e o Cadastro de Empregadores que tenham submetido trabalhadores a condições análogas à de escravo. Boa leitura!