Boletim Informativo - Plano de Ação Cooperativas de Seguros

O Boletim Informativo sobre Cooperativas de Seguros nasce com o propósito de consolidar e divulgar, de forma periódica e acessível, as ações, marcos regulatórios, eventos e iniciativas estratégicas que envolvem o desenvolvimento do 8º ramo do cooperativismo brasileiro – o cooperativismo de seguros.
Esse canal será uma ferramenta essencial para informar, orientar e engajar o público cooperativista, sobre o avanço desse novo setor, que passou a contar com respaldo legal por meio da Lei Complementar nº 213/2025.
Finalidades Específicas:
-
Divulgar os avanços regulatórios, incluindo a regulamentação da LC 213/2025 e a interlocução com órgãos como a Susep;
-
Apresentar eventos estratégicos, como o Seminário das Cooperativas de Seguros e outras iniciativas relevantes do Sistema OCB;
-
Fortalecer a comunicação institucional, promovendo campanhas como o “Se Liga” e materiais educativos sobre seguros cooperativos;
-
Compartilhar experiências e boas práticas nacionais e internacionais do setor cooperativista de seguros;
-
Fomentar a capacitação e a formação técnica, destacando parcerias como o memorando de intenções firmado com a ENS;
-
Atualizar o ecossistema cooperativista com os próximos passos, documentos técnicos, publicações e o trabalho dos Grupos de Trabalho em andamento;
-
Dar visibilidade às cooperativas atuantes e aos projetos de intercooperação em curso no Brasil e na América Latina.
Download
Veja mais
O mercado de seguros desempenha um papel essencial na economia, oferecendo proteção e segurança financeira. Em diversos países, o modelo cooperativista tem se consolidado como uma alternativa eficiente, promovendo inclusão e acessibilidade. Este material apresenta a estrutura do setor no Brasil, o impacto das cooperativas de seguros no mundo e os avanços regulatórios nacionais. Explore as perspectivas e oportunidades que essa regulamentação traz para o futuro do cooperativismo no país!
A China é, atualmente, o maior exportador global, é também o principal parceiro comercial do Brasil. Mas não é só isso, o país asiático é também o principal destino das exportações das cooperativas brasileiras. Ao mesmo tempo, esse grande gigante vem passando por profundas transformações, a queda no seu PIB, que pode ter dificuldades para chegar a 3% em 2022, o envelhecimento da população, o que deve afetar o padrão de consumo do país nos próximos anos. Nessa edição da análise econômica você vai conhecer um pouco mais sobre nossa parceria comercial e as oportunidades na China, além de ficar por dentro da participação do na missão empresarial que aconteceu no país em março de 2023.
A ONU indicou que 2025 é o Ano Internacional das Cooperativas, reforçando sua importância e relevância para a economia global. Neste boletim, trazemos uma análise econômica do que esperar para o ano, as principais tendências tecnológicas e como o cooperativismo se consolida como um modelo de negócios do futuro. Clique no botão abaixo e baixe a análise!
Os avanços das pautas do MTE e os impactos no cooperativismo