Tarifas Trump
No dia 20 de janeiro de 2025, Donald Trump oficialmente tomou posse do cargo de presidente dos Estados Unidos da América. Em seu segundo mandato não-consecutivo, o político republicano conquistou a Casa Branca em uma eleição com maior apelo popular do que em sua primeira experiência.
O mandato de 2025 vem em contexto diferente do iniciado em janeiro de 2017. Dessa vez, a maioria dos órgãos federais do país conta com representantes do partido governante. A maioria republicana está na Corte Suprema, no Capitólio e na Casa Branca.
Os ares republicanos já se refletem nos posicionamentos estadunidenses, sejam domésticos ou externos. A filosofia protecionista de Trump ganhou força nos órgãos administrativos e nas Relações Internacionais do país, como bem demonstram as chamadas Tarifas Trump, oficialmente anunciadas no dia 2 de abril e que vêm ganhando os noticiários internacionais nas últimas semanas.
A onda de taxas sobre o comércio internacional afeta diretamente os parceiros comerciais dos EUA e altera o fluxo de comércio internacional.
Download
Veja mais
Plano Plurianual é recebido pelo Congresso
O Boletim Político desta semana traz mais detalhes sobre a saída dos partidos União Brasil e PP da base do governo, além do impacto na reorganização do apoio político no Congresso e na composição ministerial. Boa leitura!
Lançamento do Plano Safra 2022-2023
O Boletim Trabalhista e Sindical desta semana traz as principais novidades da legislação trabalhista. O destaque é a criação, pelo MTE, da Câmara Nacional de Acompanhamento do Emprego para monitorar a manutenção de postos de trabalho diante das tarifas dos EUA. Também abordamos o prazo para envio do Relatório de Transparência Salarial e o material do MTE sobre boas práticas em negociações coletivas. Boa leitura!