Unimed Nordeste-RS aprimora monitoramento de pacientes internados
Contexto e desafios
Com cerca de 1.225 cooperados e 2.800 colaboradores, a Unimed Nordeste-RS atende a mais de 432 mil beneficiários. Com uma grande quantidade de clientes que, ocasionalmente, precisam de atendimento médico, a cooperativa está atenta a eventuais melhorias que podem ser colocadas em prática.
Em 2015, a Unimed Nordeste-RS sentiu necessidade de melhorar a gestão dos pacientes internados e otimizar o uso de leitos hospitalares de acordo com cada região. Além disso, a cooperativa desejava melhorar o suporte assistencial do médico cooperado.
Foi pensando nisso que a organização criou a Torre de Controle. O objetivo da prática é organizar o uso de leitos da melhor forma possível e gerenciar as informações durante o atendimento.
Desenvolvimento e metodologia
Para que a Torre de Controle atingisse os objetivos propostos, o processo de desenvolvimento foi organizado e faseado. O primeiro passo consiste em uma análise detalhada do perfil do paciente, diagnósticos no hospital, média de internações, número de clientes e avaliação de cada prestador de serviço.
A partir destas informações, equipes e fluxos de trabalho são criados para acompanhar os pacientes internados diariamente a partir de uma lista de admissões de todos os hospitais da rede. O time conta com médicos auditores, enfermeiros, assistente social, profissional do setor administrativo e psicólogo.
Com estes profissionais na torre de controle, os pacientes são monitorados e recebem altas seguras. Para isso acontecer, uma série de processos precisam ser seguidos.
Diariamente, os hospitais enviam a lista de admissão dos pacientes internados para a torre. Ao receberem a informação, os profissionais as registram no Portal de Internações, sistema utilizado para iniciar o processo de monitoramento.
O sistema de acompanhamento é dividido em três etapas, criadas para deixar o processo ainda mais organizado.
- Primeira etapa: avaliação administrativa da cobertura contratual do paciente;
- Segunda etapa: indicação do motivo da internação;
- Terceira etapa: relatórios de visita são elaborados e enviados à equipe assistencial, que consiste em enfermeiros e auditores.
No fim deste processo, a equipe de enfermagem vai aos hospitais a fim de realizar visitas aos pacientes internados. Após a visitação, ações e abordagens são determinadas considerando as condições de cada paciente, o tempo médio de internação e a indicação do médico.
Além dos processos que acontecem na internação, o programa Torre de Controle também fortaleceu as práticas de serviço de atenção domiciliar, central de curativos, pronto-atendimento e Medicina Preventiva. O foco é promover uma desospitalização segura para os pacientes.
No entanto, não é sempre que a prática implementada pela Unimed Nordeste-RS flui sem obstáculos. Desvios no planejamento feito pela torre são resolvidos por médicos reguladores, junto aos médicos assistentes. Caso o problema não seja resolvido, a equipe de auditoria pode ser acionada.
Vale ressaltar que é essa equipe que fica responsável por analisar a situação de cada paciente e tomar decisões a partir das ações e abordagens sugeridas. A partir disso, a auditoria garante que o tempo de internação de todos é adequado.
Resultados e aprendizados
Para que a Torre de Controle apresentasse resultados positivos, a cooperativa focou em incentivar os médicos cooperados e os prestadores a participarem do projeto e entenderem melhor o propósito dele. Além disso, os papéis dos profissionais foram revisados até que os idealizadores chegassem a um consenso.
- Envolvimento da equipe de auditoria, médico auditor e do médico assistente para a discussão dos casos;
- Possibilidade de integrar multiprofissionais que atuam no Hospital Unimed;
- Melhorias propostas após a análise crítica de indicadores.
Os resultados da implementação da prática Torre de Controle continuam satisfatórios. Eles são apresentados por meio da redução de custos da internação, já que os pacientes ficam apenas o tempo necessário para a recuperação.
De janeiro de 2016 a dezembro de 2017, por exemplo, a cooperativa economizou cerca de R$ 15 milhões. Já durante 2017, nenhum paciente ficou mais de cinco dias internado.
Obtendo informações em tempo real sobre a condição de cada paciente, a Unimed Nordeste-RS é capaz de melhorar o atendimento e a qualidade de vida de todos os seus clientes. Além disso, a prática aumenta a oferta de trabalho médico adequado.
CONTATO DA COOPERATIVA
Secretaria Executiva - secretaria@unimed-ners.com.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
O Sicredi implementou um sistema de Quantificação de Riscos Climáticos, utilizando 1,3 bilhão de dados para gerar um score de risco para seus associados em todo o Brasil. A ferramenta analisa 17 ameaças climáticas e projeta cenários até 2050, permitindo que a cooperativa desenvolva produtos mais resilientes, aprimore sua estratégia e lidere a transição para uma economia de baixo carbono no cooperativismo financeiro.
A Coopercitrus está transformando paisagens rurais com seu projeto de Sistematização Agrícola de Precisão. Utilizando VANTs e tecnologias digitais, a iniciativa redesenha fazendas para otimizar o uso da terra e dos recursos. O projeto já beneficiou mais de 4.000 cooperados em 750.000 hectares, resultando em até 20% de economia de combustível, ganhos de área produtiva e significativa redução na emissão de gases de efeito estufa.
O Projeto Valor em Saúde é uma solução que garante a entrega de sustentabilidade para o sistema de saúde. Por meio dela é possível entregar mais segurança e qualidade assistencial para o paciente durante sua jornada hospitalar, dar maior acesso a população aos serviços de saúde, bem como reduzir os desperdícios. Consiste no que é mais importante para os pacientes: o estado de saúde que alcançam (resultados) e o preço pago por isso (custos). Portanto, prestadores, incluindo hospitais e médicos, e operadores do sistema de saúde devem se concentrar na geração de valor máximo para seus pacientes, ajudando-os a obter os melhores resultados possíveis e de maneira econômica; avaliando/ monitorando indicadores assistenciais de valor e mérito, entregando “Valor” ao paciente e remunerando a Boa Medicina.
Pensando em melhorar os projetos internos, a Unimed Juiz de Fora criou o Programa de Sugestão, Melhorias e Inovação (PSMI). A iniciativa visa gerar melhorias dentro da cooperativa através de ideias inovadoras propostas por colaboradores.