cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Cerrado GO implementa centralização de seu processo de consórcio na busca de eficiência e melhores resultados

Imagem Destaque

2022
Centro-Oeste
Crédito
Não
Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento do Cerrado de Goiás - Sicredi Cerrado GO
41799
307
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
A centralização do processo de consócio teve como finalidade trazer mais eficiência, além de liberar os colaboradores para realizarem relacionamento com os associados, proporcionando maior agilidade após a contemplação para o associado, maior satisfação com o produto e novas de oportunidades de colocação de outros produtos da cooperativa.

Contexto e desafios:

A cooperativa, atenta aos movimentos de inovação e devido à expansão da organização, olhando sempre pela satisfação dos associados, preparou uma série de estudos. Um deles apresentou uma oportunidade para a centralização de alguns processos, pois era o modelo mais adequado para o consócio. A ideia se desenvolveu também devido aos questionamentos de atrasos e dúvidas trazidas pelos colaboradores e associados.

A centralização, portanto, deveria trazer mais eficiência além de liberar os colaboradores para realizarem relacionamento com os associados. Devido a isso, foi criada a centralização dos processos de consórcio.

Isso resultou em maior agilidade após a contemplação para o associado, gerando maior satisfação com o produto e criando oportunidades com outros produtos da cooperativa.

Desenvolvimento e metodologia

O processo operacional do consórcio era descentralizado nas agências. Não existiam colaboradores com conhecimento profundo no produto, gerando perdas de prazo, informações incorretas e insatisfação dos associados, trazendo morosidade para todo o fluxo.

Com a implantação do novo processo centralizado, foi contratado um colaborador e foram realizadas as capacitações internas. Para obter maior credibilidade e segurança, foi realizado também a formação na ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

Para a criação desse novo processo, houve o envolvimento do time de processos que desenvolveu o fluxograma e a automação necessária. A área de comunicação e marketing produziu as peças de divulgação e a formação de todo o roteiro de comunicação.

A centralização apresentou ganhos de eficiência, celeridade, segurança e satisfação dos associados e empresas parceiras, quanto ao recebimento do recurso. Outro ganho importante foi o prazo da SLA de 15 dias para 3 dias – exceto imóveis. Foi implementado um canal oficial centralizado para atendimento dos associados e fornecedores, sendo usado o WhatsApp Enterprise para isso, além disso, um sistema foi criado dentro da Ferramenta de Workflow SESuite.

Quando há interesse na contratação de um consórcio, os colaboradores situados nas agências seguem 5 etapas até a conclusão desse negócio:

1.            O associado é contemplado e a agência confirma o lance via sistema de Consórcio. Após o pagamento ser realizado, a agência abre uma demanda no SESUITE, onde o Gerente de Agência ou Gerente Administrativo Financeiro analisam o perfil/capacidade de pagamento e libera para formalizar o consórcio.

2.            Assim que é recepcionado, o responsável da área entra em contato com o associado via WhatsApp, felicitando-o pela contemplação e ao mesmo tempo perguntando qual é o sonho a se realizar com a carta.

3.            Após a definição, o associado recebe o checklist e encaminha os documentos solicitados para elaboração do contrato e liberação de Faturamento, assim que efetivado, o contrato é encaminhado para assinatura (Digital ou Física).

4.            A partir do contrato assinado, é encaminhado para solicitação de pagamento. Neste momento de análise e liberação são encontradas oportunidades de se ofertar outros produtos, sem a necessidade do associado procurar seu gerente. Como exemplo, vale citar a contemplação da carta de Móvel, que gera a oportunidade de se ofertar diversos tipos de seguros e tags de passagem.

5.            Após o pagamento, é encaminhado para o associado o comprovante da liberação do crédito e fim do Processo de Contemplação de Consórcios.

Resultados e aprendizados

Os benefícios trazidos após a implantação foram, após a implantação da formalística de consórcio, uma maior disponibilidade dos gerentes para fazer novos negócios.

Com isso, houve uma melhora no tempo da liberação do crédito para os associados contemplados. Uma evidência clara é a redução de 15 dias no modelo antigo (todo o processo de contemplação na agência) para 4 dias no modelo novo (centralizado na sede).

Além disso, houve também um aumento na adesão às vendas e contemplações:

Em resumo, houve ganhos satisfatórios, conforme segue:

  • 2022 X 2023: Crescimento nas receitas de consórcio de 26%
  • 2023 X 2024 considerando até junho, crescimento de 36%.

Contato da Cooperativa

edmilson_oliveira@sicredi.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

ESGCOOP

Nome do projeto: Emissão de Green Bonds para investimentos de cooperados em energia renovável e eficiência energética. Investimento no projeto: R$ 550 milhões (Sicredi). Resultados: A carteira de crédito do Sicredi para financiamento de projetos para uso de energia solar no Brasil totalizou R$ 4,5 bilhões ao final de 2021, com aumento de 93% em relação ao mesmo período de 2020. Do saldo atingido, R$ 2,4 bilhões foram destinados a associados Pessoa Jurídica (PJ), R$ 1,1 bilhão para Pessoa Física (PF) e R$ 940 milhões para associados do campo (agricultura familiar, médios e grandes produtores). Os recursos obtidos com a emissão dos Green Bonds permitirão ampliar a competitividade de cooperados e cooperativas por meio da gestão dos recursos energéticos, com acesso a linhas de crédito mais competitivas que possibilitam o investimento em produção de energia renovável e a adoção de projetos de eficiência energética. Gerando, assim, um impacto positivo que contempla o tripé: econômico, social e ambiental, agregando valor as atividades da cooperativa e fortalecendo a parceria de longo prazo do Sicredi com as comunidades em que está presente.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Pensando em aumentar a taxa de envolvimento dos colaboradores e seu conhecimento sobre a cooperativa, a Sicoob Credicom desenvolveu o Encontro Estratégico, evento anual para conferir resultados do ano anterior e apresentar as metas futuras.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Competição promovida anualmente pela cooperativa de crédito mineira permite que jovens apresentem novas ideias de negócios e formem times para, durante um fim de semana, tirar as ideias do papel, com mentoria e orientação. Ação promove o empreendedorismo e ajuda o Sicoob Centro-Oeste a prospectar novos clientes para suas contas digitais.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Para lidar com o baixo grau de engajamento dos colaboradores, o Sicoob Cofal começou um movimento para valorizar as ideias propostas por seus funcionários. Por meio de uma estratégia de gestão integrada, os colaboradores começaram a se reunir para gerar e apresentar ideias para posterior avaliação da gestão. Algumas dessas ideias, como um projeto sobre consumo consciente de energia, foram implementados. Além disso, o Sicoob Cofal registrou melhoria nos dados de satisfação dos colaboradores na pesquisa anual de clima organizacional.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.