cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sicredi Grandes Rios aposta na formação de novas lideranças

Imagem Destaque

2012
Centro-Oeste,Norte
Crédito
Não
Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM
170
900
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Educação
Por meio do Programa Crescer, as cooperativas do Sistema Sicredi focaram no desenvolvimento de lideranças cooperativistas. A Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM incrementou ainda mais a iniciativa e conseguiu aumentar o engajamento de cooperados, assim como conquistou novas lideranças.

Contexto e desafios

A partir da criação da Fundação Sicredi, em 2006, o Sistema Sicredi passou a dedicar uma atenção maior para formar pessoas conectadas ao cooperativismo e engajadas com a cooperativa. Essa mentalidade deu origem ao Programa Crescer, que olha para o futuro das cooperativas do sistema.

Desse modo, o Programa Crescer surgiu com duas principais finalidades: formar os atuais e futuros associados em assuntos relacionados ao cotidiano das cooperativas, assim como habilitá-los para que eles possam se tornar coordenadores de núcleos. Esses núcleos são grupos pequenos de associados formados a partir da proximidade geográfica dos integrantes. 

Além disso, de forma paralela ao Programa Crescer, a cooperativa criou o Programa Desenvolver, que almeja aprimorar o processo de participação dos associados na gestão e no desenvolvimento das cooperativas do Sicredi.

Devido à elaboração nos núcleos, a Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM percebeu o nascimento de uma nova demanda: formar lideranças capazes de atuar como um elo entre os associados e a cooperativa. Diante desse cenário, o Programa Crescer se mostrou um grande aliado para o surgimento de novas lideranças na instituição.

A prática se alinha aos princípios cooperativistas de gestão democrática; educação, formação e informação; interesse pela comunidade; e autonomia e independência. 

Desenvolvimento e metodologia

O Programa Crescer é desenvolvido através de dois cursos sobre cooperativismo, denominados Percursos 1 e 2. Eles são estruturados da seguinte forma:

  • Percurso 1: tem a meta de a discutir os conceitos mais básicos e cooperativismo, como cota capital, capital social, assembleias, conselhos e modelo de negócios. Essa etapa se dirige a todos associados e até mesmo para quem não é diretamente cooperado.
  • Percurso 2: visa desenvolver futuras lideranças aptas a assumir a coordenação dos núcleos e intermediar as demandas entre a comunidade e a cooperativa. Esse percurso discute os temas de mobilização, coordenação e representação. 

Com o intuito de formar novas lideranças cooperativistas, a Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM resolveu expandir os percursos e começou a fazer uma reunião semestral entre coordenadores de núcleo, presidente (ou vice-presidente) e diretor executivo, na cidade em que o coordenador atua. 

Uma outra iniciativa, o encontrão de coordenadores, acontece no município sede da cooperativa. De caráter técnico, o encontrão de coordenadores busca aprofundar o conhecimento dos coordenadores e promover o intercâmbio de práticas e ideias entre eles. 

Já nas unidades de atendimento da cooperativa, os gerentes buscam manter forte relacionamento com os coordenadores de núcleo, convidando-os, periodicamente, para reuniões com a equipe de colaboradores. Isso ocorre porque eles são peças-chave no processo de estreitamento do relacionamento com os associados.

Fomentando lideranças

Essa prática teve seu início no ano de 2012, quando a primeira geração de coordenadores foi eleita. Em 2015 o mandato dessa primeira turma de coordenadores chegou ao fim, e uma nova eleição aconteceu. 

Inquietos com a necessidade de continuidade dessa prática, a Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM elaborou uma nova etapa de formação para os coordenadores. Para isso, a cooperativa realiza três encontros modulares nos meses de setembro, outubro e novembro.

No primeiro encontro, profissionais da cooperativa falam aos coordenadores sobre os produtos e serviços do Sistema Sicredi. No segundo encontro, por sua vez, o conteúdo foca em gestão financeira e gestão de riscos. Por fim, o terceiro módulo é uma visita técnica ao Centro Administrativo Sicredi em Porto Alegre e à Sicredi Pioneira em Nova Petrópolis. A visita trata da governança e a essência do cooperativismo.

Resultados e aprendizados

O objetivo inicial da formação de novas lideranças cooperativistas era mobilizar os associados e aproximá-los à cooperativa, sobretudo em momentos cruciais, como nas assembleias. No entanto, a iniciativa revelou outras situações e benefícios. 

Por exemplo: os coordenadores de núcleo encontraram formas de inovar nas estratégias de mobilização dos associados para o processo assemblear. Tanto é que o percentual de associados presentes nas assembleias saltou de 7,30% do quadro social, em 2012 (primeiro ano de atuação dos coordenadores), para 20,59% do quadro social, no ano de 2016. Ademais, a cooperativa também notou melhora na qualidade das discussões durante as assembleias. 

A prática de formação de novas lideranças também influenciou as eleições do Conselho de Administração da Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM, já que diversos coordenadores se elegeram como conselheiros da cooperativa. 

Com o passar do tempo, o processo como um todo foi sendo aprimorado, proporcionando uma melhor qualidade de organização para os coordenadores dos núcleos. Outra melhoria importante é o crescimento do envolvimento da equipe das unidades de atendimento com o projeto. 

Contato da cooperativa

Valter Antonio de Souza, assessor de Programas Sociais - valter_souza@sicredi.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Sua cooperativa tem uma história inspiradora? Queremos conhecer! Preencha o formulário abaixo e conte como sua cooperativa está fazendo a diferença. Sua experiência pode inspirar outros e mostrar o poder do cooperativismo no Brasil. Participe e ajude a fortalecer nosso movimento!

Veja mais

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Cooperativa de cirurgiões aprimora processos para alocar vagas entre cooperados de forma transparente e igualitária. O sorteio é feito com sistema informatizado e gestão da escala acontece por meio de aplicativo, além da implantação do sistema de ponto biométrico.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

O Sicoob Credialto implementou o projeto IntenseFIC - Intensificando a Felicidade Cooperativa visando melhorar a satisfação e felicidade dos colaboradores. Reconhecendo a importância do bem-estar dos colaboradores para os resultados organizacionais, a cooperativa investiu nesse programa para fortalecer o ambiente de trabalho, impactar a performance pessoal e promover uma cultura baseada na felicidade. Utilizando a ferramenta de diagnóstico FIC (Felicidade Interna do Cooperativismo) em parceria com o Sistema Ocemg, a cooperativa identificou áreas de melhoria e oportunidades de ação. O processo incluiu quatro etapas principais: diagnóstico, análise e planejamento, intervenção, acompanhamento e melhoria contínua. Ações como palestras, atividades físicas, contato com arte e cultura, e acompanhamento psicológico foram implementadas com sucesso, resultando em um aumento significativo na satisfação dos colaboradores. Os resultados mostraram que a maioria dos colaboradores estão satisfeitos com as mudanças, destacando uma melhoria significativa nas áreas de saúde, bem-estar psicológico, cultura organizacional e resultado nos negócios. O IntenseFIC demonstrou ser um investimento assertivo e eficiente no capital humano, se mostrando essencial para o sucesso e a sustentabilidade da cooperativa.

Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Após identificar problemas na participação dos associados no processo assemblear, a Sicredi Biomas desenvolveu reuniões de núcleos, que antecedem as assembleias. Os encontros, menos burocráticos e formais, servem como uma maneira mais efetiva para que os associados apresentem propostas e participem das tomadas de decisão.

Premiado
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Em 2011, a Cooxupé firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Minas para desenvolver cursos de formação técnica para os pequenos produtores cooperados. O objetivo é levar mais conhecimento sobre gestão, produção e segurança no campo aos associados e seus trabalhadores.

Image
SISTEMA OCB © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.