Quando a sustentabilidade é um propósito

DE OLHO NO FUTURO
No âmbito da pesquisa, a Fundação Coopercitrus Credicitrus desenvolve com empresas parceiras experimentos de campo, permitindo aos agropecuaristas e estudantes conhecerem diferentes protocolos para a condução sustentável de lavouras. A instituição se responsabiliza pela estrutura para o funcionamento dos espaços, o que inclui sistema de irrigação automatizado, máquinas e implementos para preparo do solo, plantio, condução e colheita, tratores com módulos georreferenciados para piloto automático, plantadora com sistema hidráulico e pneumático para distribuição de sementes e adubos, pulverizadores de barra e outros implementos para atender da melhor maneira possível as solicitações das empresas. Além disso, fornece mão-de-obra para aplicação dos protocolos, o que é supervisionado por dois engenheiros agrônomos especialistas em mecanização, tratos, experimentação agrícola e coordenação de atividades de campoPara completar, a Fundação mantém um Laboratório de Solo e Tecidos Vegetais, recentemente modernizado, com capacidade para analisar 20 mil amostras por ano. A análise de solo permite ao produtor rural otimizar sua produtividade ao identificar a concentração de nutrientes e avaliar a fertilidade da terra, contribuindo com um melhor planejamento do manejo agrícola. As análises de folhas atuam como complemento e auxiliam na avaliação do estado nutricional das plantas, destacando eventuais deficiências e dificuldades em seu desenvolvimento. Por fim, a Fundação oferece uma série de cursos de extensão e graduação para os produtores associados. Entre os cursos desenvolvidos, destaca-se o Big- Data em Agronegócio, de nível superior, lançado em 2021 em parceria com a Faculdade de Tecnologia (Fatec). Após a conclusão do curso, os 40 alunos da primeira turma terão capacidade para desenvolver softwares dedicados ao agronegócio; instalar e gerenciar dispositivos de Internet das Coisas (Iota) e produzir relatórios para a tomada de decisão de gestores de agronegócios. Tudo isso, alinhado à missão original da Coopercitrus de entregar resultados sustentáveis aos cooperados e sociedadeISO 14001Em 2021, a Fundação Coopercitrus Credicitrus e outras 10 unidades de negócios da Coopercitrus receberam a certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com base na ISO 14001, que especifica ações para proteção do meio ambiente, controle dos impactos e melhoria contínua de processos. Elas serviram como piloto para a cooperativa estender a ISO 14001 às demais filiais a partir de 2022.Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
A Unimed-BH criou um Centro de Inovação para fomentar o desenvolvimento e a implementação de práticas inovadoras, além de disseminar a cultura da inovação. Com uma divisão de áreas, a cooperativa organizou e centralizou as propostas sugeridas.
Projeto qualifica estagiários da cooperativa para interagir com associados e não associados que visitam agências, identificando problemas e soluções de forma proativa. A iniciativa resultou em 30% de conversão de novos associados e ampliou as oportunidades de efetivação dos estagiários.
Objetivo: Recuperação de nascentes e preservação dos cursos de água das sub-bacias que deságuam nos grandes rios que são afluentes da capital mato-grossense. Resultados: Nascentes recuperadas: 12 Conscientização ambiental de associados Plantio de centenas de mudas nativas
Regiões: Sul e Nordeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação/projeto: O Batalhão do Bem emprega a economia circular para reutilizar resíduos têxteis oriundos de fardas e vestimentas militares. Além do meio ambiente, o projeto atua, ainda, em prol da educação e geração de renda. ODSs: 1 - Erradicação da pobreza 4 - Educação de qualidade 5 - Igualdade de gênero 12 - Consumo e produção responsáveis 17 - Parceria e meios de implementação Resultados: Mais de 2 mil peças e 600 pares de calçados foram doados. Outras 500 peças passaram pelo processo de descaracterização e reaproveitamento. A iniciativa realiza cursos de customização, microempreendedorismo e reciclagem profissional, com participação feminina majoritária.