Unicred Valor Capital desenvolve desde 2006 diversas ações ambientais, sociais, educacionais e culturais contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas.
Contexto e desafios
Em 2004, iniciou-se, timidamente, uma mobilização de colaboradores na arrecadação de itens diversos para suprir as necessidades de instituições da Grande Florianópolis/SC. Como as demandas foram aumentando e não havia uma estrutura organizada para tratar as solicitações, foi criado pelos colaboradores o Projeto Somar, onde o grupo de forma voluntária se mobiliza para atender as demandas das instituições.
Durante quase dezoito anos, o projeto vem cumprindo o 7º. princípio do Cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, ajudando a construir uma sociedade mais humana, contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas.

Desenvolvimento e metodologia
Com a criação do Projeto Somar, todas as atividades realizadas nas áreas Ambiental, Cultural, Educação, Social e Doações, são desenvolvidas, obtendo assim mais engajamento e mensuração dos resultados. Ações desenhadas e organizadas, geram impactos positivos e possibilitam a cooperativa entregar desenvolvimento e benefícios à sociedade.
Em 18 anos de atividade, o Projeto Somar, através dos seus voluntários já realizou reformas, doação de alimentos, agasalhos, doces, materiais escolares, limpezas nas praias, palestras de educação financeira & cooperativismo, doação de cadeiras de rodas e demais atividades que foram sendo incluídas nas ações anuais.
O Projeto conta com duas colaboradoras e voluntários para desenvolverem mensalmente as atividades executadas pelas agências da cooperativa, com destaque para a educação financeira, meio ambiente, saúde, arte, cultura e assistência social, e as campanhas anuais de Páscoa, Agasalho, Dia da Criança e Natal que demonstram sua evolução progressiva. Com o lema “Juntos somos mais fortes”, atende instituições e elevado número de pessoas.
Em reuniões mensais, os voluntários alinham com o grupo o desenvolvimento das atividades que serão realizadas, conforme calendário anual, promovendo reuniões frequentes para o planejamento de cada atividade, execução e mensuração do resultado.
As colaboradoras desenvolvem a parte de gestão e organização das atividades e os representantes de cada agência da Unicred Valor Capital, ajudam na divulgação e arrecadação.
A coordenação é realizada pela colaboradora, Suellen Oliveira, Gerente do Projeto, com apoio da colaboradora Giselle, Auxiliar Administrativo.
Resultados e aprendizados
Mais de 60 mil pessoas já foram assistidas pelo Projeto através do apoio a 100 instituições em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Criado com o objetivo de cumprir com o 7º Princípio Cooperativista, a cada dia o projeto busca implementar ações que desenvolvam as comunidades onde as agências da UNICRED VALOR CAPITAL estão inseridas.

Os resultados apresentados abaixo se referem às áreas de atuação do Projeto Somar de 2023:
Ambiental
- Reciclagem Solidária
- Ação Limpeza das Praias
Cultural
- Projeto Somar
- Programa ARTETERAPIA
Educação
- Programa UNI.EDUCA
- Parceria Junior Achievement
Social
- Grupo Mittos
- AVOS – Associação dos Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente
- Apoio a Associação Caveiras na Luta
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Após identificar a necessidade de reestruturar o gerenciamento de suas iniciativas, a Unimed-BH estabeleceu uma dinâmica de gestão dividida em quatro etapas; e o Escritório Corporativo de Projetos da cooperativa é o responsável por realizar todas essas fases. O projeto começou em 2001 e gerou maior alinhamento das iniciativas de inovação com planejamento estratégico da cooperativa.
Com o foco em expandir os negócios, a Coopmetro decidiu investir no transporte de amostras de qualidade do leite e torná-lo ainda melhor. A cooperativa contou com a ajuda de uma Central de Cooperativas Agropecuárias e parcerias com laboratórios credenciados à Rede Brasileira de Qualidade do Leite para desenvolver a logística do transporte e capacitar cooperados.
Pensando em aumentar a taxa de envolvimento dos colaboradores e seu conhecimento sobre a cooperativa, a Sicoob Credicom desenvolveu o Encontro Estratégico, evento anual para conferir resultados do ano anterior e apresentar as metas futuras.
Os produtores rurais da Chapada Diamantina enfrentavam uma baixa autoestima e falta de motivação por conta da desvalorização de produtos regionais. Para contornar essa situação, a Cooperativa Coopric apostou na certificação de Indicação Geográfica (IG), que fortaleceu a economia local e aumentou a competitividade desse mercado.