Unicred Valor Capital desenvolve desde 2006 diversas ações ambientais, sociais, educacionais e culturais contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas.

Contexto e desafios
Em 2004, iniciou-se, timidamente, uma mobilização de colaboradores na arrecadação de itens diversos para suprir as necessidades de instituições da Grande Florianópolis/SC. Como as demandas foram aumentando e não havia uma estrutura organizada para tratar as solicitações, foi criado pelos colaboradores o Projeto Somar, onde o grupo de forma voluntária se mobiliza para atender as demandas das instituições.
Durante quase dezoito anos, o projeto vem cumprindo o 7º. princípio do Cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, ajudando a construir uma sociedade mais humana, contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas.
Desenvolvimento e metodologia
Com a criação do Projeto Somar, todas as atividades realizadas nas áreas Ambiental, Cultural, Educação, Social e Doações, são desenvolvidas, obtendo assim mais engajamento e mensuração dos resultados. Ações desenhadas e organizadas, geram impactos positivos e possibilitam a cooperativa entregar desenvolvimento e benefícios à sociedade.
Em 18 anos de atividade, o Projeto Somar, através dos seus voluntários já realizou reformas, doação de alimentos, agasalhos, doces, materiais escolares, limpezas nas praias, palestras de educação financeira & cooperativismo, doação de cadeiras de rodas e demais atividades que foram sendo incluídas nas ações anuais.
O Projeto conta com duas colaboradoras e voluntários para desenvolverem mensalmente as atividades executadas pelas agências da cooperativa, com destaque para a educação financeira, meio ambiente, saúde, arte, cultura e assistência social, e as campanhas anuais de Páscoa, Agasalho, Dia da Criança e Natal que demonstram sua evolução progressiva. Com o lema “Juntos somos mais fortes”, atende instituições e elevado número de pessoas.
Em reuniões mensais, os voluntários alinham com o grupo o desenvolvimento das atividades que serão realizadas, conforme calendário anual, promovendo reuniões frequentes para o planejamento de cada atividade, execução e mensuração do resultado.
As colaboradoras desenvolvem a parte de gestão e organização das atividades e os representantes de cada agência da Unicred Valor Capital, ajudam na divulgação e arrecadação.
A coordenação é realizada pela colaboradora, Suellen Oliveira, Gerente do Projeto, com apoio da colaboradora Giselle, Auxiliar Administrativo.
Resultados e aprendizados
Mais de 60 mil pessoas já foram assistidas pelo Projeto através do apoio a 100 instituições em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Criado com o objetivo de cumprir com o 7º Princípio Cooperativista, a cada dia o projeto busca implementar ações que desenvolvam as comunidades onde as agências da UNICRED VALOR CAPITAL estão inseridas.
Os resultados apresentados abaixo se referem às áreas de atuação do Projeto Somar de 2023:
Ambiental
- Reciclagem Solidária
- Ação Limpeza das Praias
Cultural
- Projeto Somar
- Programa ARTETERAPIA
Educação
- Programa UNI.EDUCA
- Parceria Junior Achievement
Social
- Grupo Mittos
- AVOS – Associação dos Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente
- Apoio a Associação Caveiras na Luta
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Cooperativa adota metodologia mais participativa e abre espaços para a troca de informações e experiências com seus associados. Cursos são divididos por público e abordam desde temas de gestão corporativa até histórias para crianças.
Região: Sudeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação: Integração da cafeicultura à economia circular, com base no reuso, reciclagem e destinação adequada dos resíduos decorrentes da atividade agrícola. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 11 - Cidades e comunidades sustentáveis 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Os resíduos orgânicos gerados na indústria cafeeira da Coopfam são usados pelos produtores cooperados no processo de adubação de suas terras. Materiais recicláveis são coletados e destinados à usina local de reciclagem. Resíduos que não podem ser reutilizados ou apresentam risco de contaminação ao ambiente têm a destinação adequada. Lixo eletrônico é comercializado para empresas especializadas, gerando recursos para outras aplicações ambientais.
Competição promovida anualmente pela cooperativa de crédito mineira permite que jovens apresentem novas ideias de negócios e formem times para, durante um fim de semana, tirar as ideias do papel, com mentoria e orientação. Ação promove o empreendedorismo e ajuda o Sicoob Centro-Oeste a prospectar novos clientes para suas contas digitais.