Unimed Goiânia controla admissão de médicos com processo seletivo de critério matricial

Contexto e desafios
A Unimed Goiânia percebeu que o excesso de médicos admitidos poderia resultar na impossibilidade de obter um bom resultado econômico e social aos próprios cooperados. Com essa preocupação em mente, a cooperativa propôs a criação de critérios de admissão de novos cooperados.
O objetivo da prática é definir a quantidade necessária de vagas para cada especialidade, sem exageros. Além disso, a iniciativa visa ao aumento da cartela de clientes e dos recursos para o desempenho dos médicos.
Desenvolvimento e metodologia
Para a admissão ser controlada e efetiva, a Unimed Goiânia usa um critério matricial que define a quantidade de vagas. O método considera a evolução da carteira de beneficiários com base nos últimos 12 meses.
Com o índice de crescimento em mãos, o critério matricial é aplicado em cinco análises:
- Quantidade de cooperados por especialidade;
- Remuneração média por cooperado dentro da especialidade;
- Participação dos médicos por especialidade no CRM-GO;
- Média de consultas da especialidade;
- Análise dos valores de exames solicitados por especialidade.
Após calcular as proporções, é necessário fazer a média das cinco análises para cada especialidade. Assim, o número de vagas de cada uma será definido.
Com a definição da quantidade de vagas, o período de inscrição é aberto. Durante 20 a 30 dias, médicos interessados em fazer parte da Unimed Goiânia podem se inscrever no processo seletivo.
A primeira etapa consiste em participar de um curso de caráter eliminatório oferecido pela cooperativa. Para ser aprovado, o candidato precisa obter uma frequência mínima de 75%.
Os aprovados passam para a segunda e última etapa. Nela, eles precisam resolver uma prova de 50 questões que vale 300 pontos. A avaliação também é de caráter eliminatório e o candidato precisa obter, no mínimo, 50% de acerto.
Ao iniciar as atividades, os novos cooperados recebem treinamentos sobre o uso dos formulários e sobre a gestão da cooperativa. Além disso, eles também aprendem sobre as regras para liberação de procedimentos e auditoria, e para a solicitação de exames.
Resultados e aprendizados
Por estar em vigor desde 2003, a prática é revisada anualmente pelo conselho de Adminstração. Nessas reuniões, a equipe propõe melhorias ao processo, visando as necessidades da cooperativa.
Para tornar a avaliação dos candidatos ainda mais democrática, a Unimed Goiânia alterou os critérios de avaliação. Ao estabelecer pontuações máximas para cada quesito avaliado, os candidatos com mais tempo de formação e os com menos tempo concorrem de forma igualitária.
Outra melhoria implantada foi uma pesquisa de satisfação do curso. Nela, os conteúdos das aulas e os palestrantes são avaliados pelos candidatos. Por fim, para facilitar a integração dos novos cooperados, a cooperativa passou a realizar uma reunião para compartilhar todas as orientações importantes.
A prática gerou um resultado significativo para a cooperativa e para as especialidades. De 2012 a 2016, em 37 especialidades, 12 cooperados ingressaram pelo processo seletivo.
A quantidade de inscritos também superou as expectativas. Em 2014, 223 médicos se inscreveram para preencher 141 vagas. Já em 2016, 314 se inscreveram para 85 vagas.
Resultados qualitativos também são observados após a implementação do programa. Com os cursos e a prova, os médicos inscritos entendem melhor o funcionamento da cooperativa e seus direitos e deveres como sócio. Além disso, a Unimed Goiânia controla a admissão exagerada e foca na qualidade do trabalho e dos atendimentos.
CONTATO DA COOPERATIVA
Diretoria - diretoria@unimedgoiania.coop.br
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Unimed Juiz de Fora cria jogo para preparar equipe para novo planejamento estratégico
Evento Play - Desafio de Estratégia teve participação de mais de cem funcionários em uma série de desafios lúdicos e gamificados, que visavam a disseminar conhecimento sobre estratégia e incentivar o engajamento da equipe. O time vencedor foi premiado e participou da elaboração do planejamento estratégico seguinte.

Cooxupé desenvolve Protocolo Gerações para produção mais sustentável
-

Mesa do Presidente leva aos líderes do Sicredi Biomas um feedback direto dos colaboradores e associados
Sicredi Biomas realiza encontros periódicos entre a presidência e os colaboradores e associados a fim de ouvir demandas e reclamações e detectar oportunidades de melhoria. A Mesa do Presidente acontece uma vez por ano em todos os municípios de atuação da cooperativa.

Sicredi Grandes Lagos exalta a importância das águas
Regiões: Sul e Sudeste Categoria: Recursos hídricos Ação: Iniciativas de proteção a corpos aquáticos, limpeza de regiões litorâneas e revitalização da vida aquática. ODS: 14 - Vida na água Resultados: Proteção de 17 nascentes no Paraná. Ações de limpeza de praias e conscientização no litoral paulista. Revitalização da biota em Rio Bonito do Iguaçu/PR.