Sicoob Cofal promove Concurso Criativo para aumentar engajamento do quadro social

Contexto e desafios
O Sicoob Cofal identificou a necessidade de criar uma ação para promover o engajamento dos cooperados e seus familiares com a cooperativa e, ao mesmo tempo, criar um marco comemorativo do aniversário da cooperativa mineira.
Assim, foi lançado em 2016 o Concurso Criativo, que convoca os cooperados e familiares a enviarem trabalhos artísticos com temas relacionados à educação cooperativa e à sustentabilidade socioambiental.
A ideia era desenvolver maior senso de pertencimento do quadro social. Embora a cooperativa tivesse meios de engajamento com os diferentes stakeholders, não havia uma oportunidade clara para os familiares dos cooperados se envolverem com a organização.
Diante disso, o Concurso Criativo abre uma via para a inclusão e o engajamento de cônjuges, filhos e netos de cooperados no sistema cooperativista e para iniciá-los no conhecimento da filosofia do cooperativismo.
Desenvolvimento e metodologia
A cada edição, é definido o tipo de material que será avaliado no concurso. Em 2016 e 2019, o material avaliado foi um desenho; em 2017, fotografias; em 2018, frases. Podem participar do Concurso Criativo todos os cooperados do Sicoob Cofal, seus cônjuges, filhos e netos com idade igual ou superior a seis anos, com exceção dos integrantes da comissão julgadora e seus familiares.
Com o intuito de abranger todo o quadro social e engajar os participantes, os trabalhos são divididos nas seguintes categorias:
- Categoria A: participantes com idade entre 6 e 9 anos;
- Categoria B: participantes com idade entre 10 e 13 anos;
- Categoria C: participantes com idade entre 14 e 17 anos;
- Categoria D: participantes com idade a partir de 18 anos;
- Categoria E: exclusiva para diretores, conselheiros, membros dos Comitês Consultivo e de Ética e funcionários do Sicoob Cofal.
O Concurso Criativo possui um regulamento próprio, que determina suas etapas, cronograma e formas de avaliação. O regulamento e a ficha de inscrição ficam disponíveis impressos nos postos de atendimento e no site do Sicoob Cofal.
Sob a coordenação de um diretor e com acompanhamento do setor de Marketing, é selecionada a comissão julgadora, geralmente composta por conselheiros e cooperados, que são os responsáveis por definir a frase-tema do concurso e os critérios de avaliação. Uma vez definidos esses itens, o setor de Marketing providencia o regulamento e a campanha de divulgação.
Como o concurso visa à preservação socioambiental, após as primeiras edições a cooperativa passou a optar por temas ligados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas. “Confiantes no engajamento e inspirados no Sistema Ocemg, em 2019 adotamos os 17 ODS e nos comprometemos a divulgá-los, incentivando a reflexão de cada um desses objetivos ano após ano”, explicou o presidente da cooperativa, Cristiano Felix.
Uma vez encerrado o período de inscrições, um profissional de marketing verifica se os trabalhos enviados são de cooperados ativos ou de seus familiares, categoriza os trabalhos inscritos e os organiza, impedindo qualquer identificação do autor pelos membros da comissão julgadora. Cada membro recebe uma cópia eletrônica dos trabalhos e uma planilha de avaliação. Posteriormente, a comissão se reúne para conhecer os vencedores ou resolver qualquer questão de empate em uma ou mais categorias.
Premiação
Os resultados são divulgados na página do concurso e os vencedores são comunicados por telefone. Além de receberem uma premiação em conta-poupança, os vencedores têm seus trabalhos inseridos nos principais itens de comunicação institucional da cooperativa – calendários e agendas.
Para o Sicoob Cofal essa é uma forma de reconhecer o talento e incentivar o engajamento do quadro social com a cooperativa e com a reflexão proposta. A cooperativa também realiza uma premiação ao vivo no evento de assistência social “Feijoada solidária”, promovendo integração entre dirigentes, cooperados e seus familiares.
Ao final, o programa é avaliado pela Diretoria Executiva e pelo Conselho de Administração, a partir das variáveis de engajamento de cada categoria e do fluxo de comunicação gerado a cada edição. Além disso, o Sicoob Cofal acompanha a efetividade da divulgação do concurso em sua pesquisa de satisfação anual.
Resultados e aprendizados
O Concurso Criativo promove várias formas de relacionamento com a comunidade dentro de um mesmo programa e conversa com a prática de engajamento do cooperado com os dirigentes; com a educação cooperativista, colocando em destaque o senso de pertencimento; e com a prática de interação com a comunidade, quando promove a discussão de assuntos de interesse para a sociedade e para a preservação do meio ambiente.
A cooperativa observou que, por meio da iniciativa, os familiares e os cooperados passaram a ter mais informação e melhor compreensão sobre os princípios cooperativistas. O número de participantes do concurso subiu de 49 em 2016, durante a primeira edição, para 89 no ano seguinte, 122 em 2018 e 96 em 2019.
A adoção da prática tornou-se uma forma de entender como a organização impacta a sociedade e como pode promover o seu desenvolvimento. Isso fortalece a reputação e a imagem da cooperativa, aumenta sua credibilidade e conquista confiança.
CONTATO DA COOPERATIVA
Cristiane Melo, supervisora administrativa - (31) 3516-4805
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Objetivo: Promoção da producão sustentável da soja por meio da certificação de pequenos agricultores em critérios de sustentabilidade. Resultados: Repasse de R$ 889 mil em prêmios pela certificão RTRS (Round Table on Responsible Soy). Incremento médio anual de R$ 13.443,27 na renda das famílias cooperadas. 29.111 toneladas de soja certificada 100% nos padrões RTRS, com base nos critérios de sustentabilidade do bioma cerrado. 24 famílias certificadas e comprometidas, em uma área produtiva total de 9.758,10 hectares. Aumento de 24,5% nas operacões de crédito e promocão de assistência técnica e extensão rural para 259 famílias na área de atuacão da Cresol Goiás.
Com nova Central de Relacionamento, Unicred Central SC/PR aumenta rapidez e qualidade do atendimento
Central da Unicred em Santa Catarina e Paraná cria estrutura única para atendimento a clientes das filiadas. Centralização otimiza os processos e alivia a carga de trabalho das agências, que podem se concentrar na assessoria financeira aos cooperados.
A Viacredi criou o processo de avaliação de competências, em 2007, e o passaporte profissional, em 2010. O objetivo de ambas as iniciativas é manter a qualidade de trabalho, incentivar os colaboradores a se desenvolverem dentro da cooperativa, e aumentar a comunicação entre os líderes e trabalhadores.
Região: Brasil Categoria: Inclusão e Diversidade Ação: Sicredi desenvolve projeto "Elas Cooperam" para fomentar o empreendedorismo feminino, com linhas de crédito específicas e educação financeira. ODS: 1 - Erradicação da Pobreza 5 - Igualdade de Gênero 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico 10 - Redução das Desigualdades Resultados: Definição de duas linhas de crédito específicas para apoiar o empreendedorismo feminino: Microcrédito e PRONAMPE. Acompanhamento das mulheres por meio de programas de educação financeira e parcerias com instituições de ensino.