Sicoob Coopemata lança sua Agenda de Neutralização de CO2

Contexto e desafios
O Comitê de Sustentabilidade recebeu o desafio, no seu surgimento, de buscar ferramentas de neutralização de CO2 nas atividades fins da cooperativa, tendo como referência o PA (Ponto de Atendimento) Senador Firmino que havia sido inaugurado naquela época. Desta forma, as pesquisas iniciaram para identificar como a neutralização se iniciaria. A primeira ideia do comitê foi realizar a neutralização apenas da utilização de papel A4 dos PAs (Pontos de Atendimento). Buscando informações com parceiros já efetivos do comitê, ocorreu o convite para sermos piloto em um projeto que estava nascendo na ABAN - Associação Beneficente e Cultural Amigos do Noivo, que era a criação do Santuário, local que é destinado à recuperação do solo, fauna e flora. O Santuário é um centro de pesquisa e ensino com foco numa mudança na relação com meio ambiente e conta com uma reserva ecológica permanente do bioma Mata Atlântica (70% da área total preservada), e pretende ser um espaço de recepção de animais silvestres resgatados na região.
Foram inúmeros os desafios para que fosse possível realizar a construção da agenda de neutralização e sua implementação. Os primeiros desafios foram encontrar parceiros e definir a metodologia adequada para realizar o cálculo da emissão de CO2 da cooperativa, e, consequentemente a quantidade de árvores a serem plantadas, para assim neutralizar a emissão. Após encontrarmos e definirmos a forma de realizar o inventário, o desafio foi definir como seria a execução do projeto, tais como o local para o plantio, o custo de implementação e a manutenção das árvores, uma vez que não basta plantar as árvores, é necessário a escolha correta de um local, que deverá ser cuidado e, por consequência, ajudará na recuperação de solo, vegetação e reflorestamento. Através da parceria com Minaguas e Santuário - Aban, foi possível superar os desafios e elaborar o cronograma de inventário de Gases de Efeito Estufa - GEE, suas revisões e o de plantio das árvores.
Após o desafio veio a oportunidade de colocar em prática a missão da cooperativa que é: "Promover soluções e experiências inovadoras e sustentáveis por meio da cooperação", por meio da neutralização de CO2 emitidos por consequência das atividades operacionais e de negócios da cooperativa.
A neutralização de CO2 está totalmente alinhada com as COP's 26 e 27, além de ser um assunto de grande relevância e interesse em âmbito geral. Através dessa ação, a cooperativa está compactuando com as ODS: (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, 13 - Ação do Clima e 17 - Parceria para os objetivos, além de estar alinhada com o 7º princípio cooperativista, que é o interesse pela comunidade, exercendo assim sua missão.
Desenvolvimento e metodologia
O levantamento de dados, para o inventário, é de responsabilidade do Comitê de Sustentabilidade da cooperativa. O inventário é realizado pela Minaguas. O plantio e acompanhamento das árvores é realizado pelo Santuário (ABAN).
E o acompanhamento de todos os passos é feito pelo Comitê de Sustentabilidade que realiza o repasse das informações à diretoria e conselho através das informações imputadas no planejamento estratégico.
Metas da primeira agenda de neutralização de CO2 da Cooperativa:
Neutralizar o CO2 emitido de 21 PA's (Postos de Atendimento), até o ano 2024, esse é o número de PA's existentes até a data da aprovação da primeira agenda de neutralização CO2 do Sicoob Coopemata.
Cronograma:
2021 - PA Senador Firmino.
2022 - PA Floresta, UAD (Unidade Administrativa), Barbacena e Ubá.
2023 - PA VRB, Cataguases, Muriaé, Leopoldina, Benfica, SJN, Contagem e Petrópolis.
2024 - PA Teresópolis, Conselheiro Lafaiete, Sion, Viçosa, BH, Cascatinha, Juiz de Fora e Betim.
Além disso esse projeto permite a adoção de processos produtivos com eficiência energética e mais economia.
Resultados e aprendizados
Implementar uma agenda de neutralização de CO2 pode trazer uma série de benefícios para uma cooperativa de crédito, tanto em termos de responsabilidade ambiental quanto em termos de vantagens competitivas e reputacionais. Seguem alguns benefícios após a implementação da primeira agenda de neutralização de CO2:
Demonstração de Responsabilidade Ambiental: A neutralização de CO2 demonstra o compromisso da cooperativa com a proteção do meio ambiente e a redução da emissão de gases de efeito estufa. Melhorando a imagem da cooperativa perante seus membros, comunidade e parceiros comerciais, resultando em maior confiança e reputação positiva.
Diferenciação Competitiva: Em um mercado cada vez mais consciente do meio ambiente, a adoção de práticas sustentáveis mostra o diferencial competitivo da cooperativa. Atraindo novos membros que valorizam empresas comprometidas com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
Atração e Retenção de Talentos: Muitos funcionários e clientes valorizam trabalhar para e com empresas que se preocupam com questões ambientais. Uma agenda de neutralização de CO2 ajuda a atrair e reter talentos, melhorando a satisfação dos funcionários e reduzindo os custos associados à rotatividade de pessoal.
Redução de Custos: Embora a implementação inicial de medidas de neutralização de CO2 possa exigir investimentos, a longo prazo, essas ações podem resultar em economias significativas de custos. Por exemplo, a eficiência energética reduz os gastos com energia.
Resiliência a Riscos Ambientais: Ao adotar medidas para neutralizar suas emissões de CO2, a cooperativa de crédito se torna mais resiliente a regulamentações futuras relacionadas às mudanças climáticas e a riscos ambientais associados, como eventos climáticos extremos.
Fortalecimento da Marca e Reputação: Uma agenda de neutralização de CO2 fortalece a imagem da cooperativa de crédito como uma líder em sustentabilidade, o que resulta em uma reputação positiva e lealdade por parte dos clientes e da comunidade.
Acesso a Financiamento Sustentável: À medida que os investidores e instituições financeiras priorizam cada vez mais empresas sustentáveis, uma cooperativa de crédito que demonstre um compromisso sério com a neutralização de CO2 tem condições de oferecer financiamentos e linhas de crédito com taxas mais favoráveis.
Inovação e Desenvolvimento de Produtos: A busca pela neutralização de CO2 inspira a inovação dentro da cooperativa, levando ao desenvolvimento de produtos financeiros e serviços que promovam a sustentabilidade e atraiam um público consciente do meio ambiente. Prova disso é a participação dos cooperados no Adote Uma Árvore. Eles se percebem pertencentes e atuantes com os projetos da cooperativa em prol das comunidades.
Em resumo, implementar uma agenda de neutralização de CO2 não apenas contribui para a proteção do meio ambiente, mas também pode trazer uma série de benefícios tangíveis e intangíveis, incluindo melhor reputação, redução de custos e acesso a oportunidades de negócios sustentáveis.
Apuração quantitativa:
13 PA's já inventariados;
2.228 árvores já plantadas;
2.121 árvores adotas pelos nossos cooperados (através do adote uma árvore);
R$ 413.400,00 incrementado na carteira de conta capital (através do adote uma árvore).
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais

Cocamar efetua doações de sistemas fotovoltaicos para instituições de sua região, contribuindo com práticas sociais e ambientais da cooperativa
O projeto "Solidariedade é a nossa energia" tem como objetivo efetuar doações de sistemas de produção de energia fotovoltaica para as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) seguindo uma metodologia que consiste na seleção da organização, realização do laudo estrutural e comunicação do benefício.

Cooperalfa diminui geração de resíduos com gestão ecológica de pneus
-

Sicoob Sarom transforma a educação em sua região de atuação e aproxima a sociedade da cooperativa, com resultados positivos a todos
O Movimento CoopEducação, iniciado em 2013 pelo Sicoob Sarom em colaboração com órgãos públicos e Superintendências Regionais de Ensino, tem como objetivo transformar a educação dos municípios de atuação da cooperativa. Focado na educação cooperativista, empreendedora e financeira, o programa capacita professores e emprega metodologias ativas. O processo inclui etapas como sensibilização, mobilização, capacitação, implantação, monitoramento e avaliação. Desde sua concepção, já impactou mais de 37 mil alunos e capacitou mais de 2 mil professores. Essa iniciativa tem influenciado a composição do quadro de colaboradores do Sicoob Sarom, com um terço dos colaboradores em São Roque de Minas participando do programa, o que traz benefícios em termos de integração e pertencimento. Além disso, tem contribuído para a sucessão do quadro social, com mais de 2.500 crianças e jovens tornando-se cooperados e acumulando mais de dez milhões de reais (R$ 10 milhões) em poupança na cooperativa.

Com sistema de pontos e benefícios, Unimed Poços de Caldas aumenta participação de cooperados
Com o propósito de aumentar a participação dos médicos cooperados, a Unimed Poços de Caldas desenvolveu o Programa de Desenvolvimento Cooperativista (PDC). Com ele, os associados são pontuados a cada iniciativa ou ação que participam, sendo premiados com benefícios.