Publicações representação
O documento apresenta uma análise do papel das cooperativas de crédito como agentes de inclusão financeira e desenvolvimento regional no Brasil. A publicação detalha a participação dessas cooperativas nos Fundos Constitucionais de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), do Norte (FNO) e do Nordeste (FNE), destacando seu impacto positivo na economia local e na pulverização do crédito para pequenos empreendedores e produtores rurais. Por fim, o texto propõe alterações legislativas e regulatórias para fortalecer a atuação do cooperativismo de crédito na operacionalização desses fundos, visando otimizar a alocação de recursos e promover maior democratização do acesso ao crédito.
- Link | Arquivo:
A Agenda Institucional do Cooperativismo 2025 é um documento estratégico que reúne as principais políticas públicas, projetos de lei e decisões judiciais com impactos para o setor cooperativista no Brasil. Elaborada pelo Sistema OCB, a Agenda apresenta as pautas prioritárias do cooperativismo junto aos Três Poderes, destacando temas como Reforma Tributária, acesso ao crédito, sustentabilidade e segurança jurídica. Em um ano marcado pelo Ano Internacional das Cooperativas e pela COP30, este documento reforça o papel do cooperativismo como motor de desenvolvimento econômico e social.
- Link | Arquivo:
Este guia foi escrito para ser usado por supervisores e reguladores de empresas de seguros para ajudá-los a entender as especificidades do seguro cooperativo e mútuo.
Este guia não estabelece uma metodologia para regulamentação, mas tem como objetivo fornecer uma descrição clara e abrangente da estrutura, da governança e da finalidade das empresas de seguro mútuo.
O objetivo é proporcionar uma melhor compreensão das seguradoras cooperativas e mútuas por parte dos reguladores, ajudar a garantir que a elaboração de regras não crie barreiras à concorrência efetiva e estimular um diálogo construtivo entre os supervisores e as seguradoras cooperativas e mútuas.
- Link | Arquivo:
Inspirado por experiências internacionais exitosas, como nos países da Europa e América do Norte, onde cooperativas e mútuas possuem uma participação relevante no mercado segurador, o PLP 143/2024 é resultado de um processo histórico de articulação e mobilização do Sistema OCB e demais atores estratégicos para o setor cooperativista.
- Link | Arquivo:
Quem nunca teve uma dúvida sobre como escrever corretamente? Pensando nisso, o Sistema OCB lançou um manual de redação do Sistema OCB para ajudar você a falar sobre cooperativismo de forma simples, clara e objetiva.
Esse guia não só traz dicas de português, mas também esclarece questões comuns, como a forma correta de escrever o nome do sistema e dos ramos, além de uma lista com as siglas mais usadas no nosso cotidiano. Confira!
- Link | Arquivo:
O objetivo deste material é oferecer insumos aos candidatos às prefeituras e às Câmaras Municipais nas eleições de 2024, para a elaboração de políticas públicas que contemplem as especificidades do movimento cooperativista.
Dividida em quatro eixos temáticos, a publicação apresenta as principais contribuições das atividades desenvolvidas ou planejadas pelas cooperativas em prol do desenvolvimento local e destaca as ações, projetos e normas que necessitam da ação do governo municipal para a sua continuidade, ampliação ou implementação.
- Link | Arquivo:
Em 2024, cada um de nós, eleitores, teremos o desafio de usar o nosso poder de decidir para escolher novamente quem irá assumir a gestão da prefeitura da sua cidade e os vereadores da Câmara Municipal.
Para garantir uma participação efetiva e responsável, preparamos um material especial que aborda o papel do cooperativismo nas eleições municipais.
Somos muitos, somos fortes e podemos ser protagonistas dessa transformação.
- Link | Arquivo:
propostas-do-sistema-cooperativista-ao-plano-safra-24-25-propostas-priorit-c3-a1rias-gt.pdf
Conheça as Propostas Prioritárias do Sistema Cooperativista ao Plano Safra 2024/25.
Os principais tópicos abordados:
Manutenção da arquitetura do crédito rural e garantia recursos para equalização das taxas de juros.
Elevação as fontes de recursos para o crédito rural oficial.
Dotações orçamentárias das linhas de crédito, limites de contratação e taxas de juros adequadas a atividade das cooperativas agropecuárias.
Fortalecimento da capacidade de acesso da agricultura familiar inserida no cooperativismo ao Pronaf, do cooperativismo de crédito e do BNDES.
Garantia de orçamento suficiente para os mecanismos de gestão de riscos agropecuários (PSR, Proagro, PEP e PEPRO).
- Link | Arquivo:
acesso-ao-fndct-por-cooperativas-impulsionando-o-desenvolvimento-tecnol-c3-b3gico-do-brasil.pdf
Atualmente, os órgãos gestores do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) possuem uma interpretação de um impedimento de cooperativas serem tomadoras de crédito no âmbito do fundo, sob o argumento de que os normativos que o sustentam não as incluem como beneficiárias. Nesse sentido, o Sistema OCB preparou um documento voltado a subsidiar o Governo Federal, em especial os órgãos gestores do FNDCT, nos debates acerca da possibilidade de o cooperativismo ser reconhecido como instrumento desta importante política pública de financiamento da inovação e do desenvolvimento científico e tecnológico do país.
- Link | Arquivo:
Ampliação considerável dos consentimentos, evolução na personalização da experiência dos cooperados, geração de negócios e de novos casos de uso são os destaques do ano de 2023 para as cooperativas brasileiras no Open Finance.
A OCB e a Federação das Cooperativas de Mineração do Estado de Mato Grosso (FECOMIN) elaboraram o presente guia para cooperativas que atuam na extração de pedras e metais preciosos, para esclarecer eventuais dúvidas correlatas à aplicação das medidas determinadas à Resolução ANM nº 129, de 27 de fevereiro de 2023, auxiliando suas filiadas na manutenção da regularidade
de suas operações. A referida norma estabeleceu uma série de obrigações que buscam disciplinar, com maior clareza, os deveres de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa - PLD/FTP, e deverá ser seguida por todos aqueles que atuem no mercado de pedras e metais preciosos.
- Link | Arquivo:
O Guia de Representantes do Cooperativismo é um compromisso do Sistema OCB com o movimento cooperativista, seus colaboradores, autoridades, sociedade e com demais partes interessadas. Seu objetivo principal é promover boas práticas de relacionamento entre os representantes do cooperativismo e o público interno e externo.
O objetivo é fornecer orientações, conscientização e segurança aos representantes que participam de diferentes fóruns e negociações políticas. Isso inclui atividades em conselhos consultivos, grupos de trabalho, comitês técnicos e outros fóruns.
- Link | Arquivo:
O Sistema OCB é formado por três casas que trabalham pelo cooperativismo. Juntas, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) disponibilizam uma série de iniciativas para impulsionar a sua cooperativa e fortalecer o nosso movimento. Baixe o nosso portfólio e conheça os principais serviços que o Sistema OCB oferece.
- Link | Arquivo:
2022-12-15-cartilha-20seguran-c3-a7a-20e-20sa-c3-bade-20do-20trabalho-20no-20esocial.pdf
Nesta cartilha, vamos tratar especificamente dos eventos de SST, que já estão em vigor, mas que com a necessidade de adaptação das cooperativas e empresas obrigados ao envio das informações dos eventos de SST/eSocial, as fiscalizações e eventuais autuações terão início tão somente em janeiro/2023.
“Apoio à Intercooperação” é um projeto piloto que materializa uma das diretrizes do Programa Brasil Mais Cooperativo, iniciativa que visa impulsionar estratégias de negócios, aprimorar processos e boas práticas de gestão e governança, além de facilitar e intermediar o contato entre as cooperativas, oferecendo ferramentas para promover o intercâmbio entre elas. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo – SAF/Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados – DECAM em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA). Acesse a publicação e confira os resultados desse projeto piloto.
- Link | Arquivo:
1-20programa-20de-20capacita-c3-a7-c3-a3o-20e-20treinamento-20de-20governan-c3-a7a.pdf
Neste programa, você terá a oportunidade de compreender melhor o conceito de governança e perceber como formar parcerias pode ser uma estratégia muito eficaz, capaz de gerar novos negócios. Este conteúdo foi transformado em curso, on-line e totalmente gratuito, disponível na plataforma de ensino a distância do cooperativismo brasileiro, Capacitacoop.
- Link | Arquivo:
A publicação é uma parceria entre o Sistema OCB e o Sistema Ocepar e contempla opções de crédito para o setor agrícola e dessa forma as recomendações presentes na publicação tem como objetivo auxiliar as cooperativas e cooperados na captação de novos recursos para maior prosperidade em seus negócios.
- Link | Arquivo:
Neste programa, você terá a oportunidade de compreender melhor a importância do controle ambiental na Mineração Artesanal e em Pequena Escala. Os impactos que uma mineração pode causar na comunidade ao redor de uma mina e para a própria mina podem ser muito significativos. Daí a importância de se reconhecer o controle ambiental como um conjunto de regras para minimizar os impactos negativos e maximizar os impactos positivos decorrentes das atividades de mineração no meio ambiente. Este conteúdo foi transformado em curso, on-line e totalmente gratuito, disponível na plataforma de ensino a distância do cooperativismo brasileiro, Capacitacoop.
- Link | Arquivo:
Neste programa, você terá a oportunidade de compreender melhor alguns conceitos e aprender sobre algumas ferramentas de avaliação e padrões que podem ser utilizadas na hora de elaborar um plano de saúde, segurança e gerenciamento de risco. Este conteúdo foi transformado em curso, on-line e totalmente gratuito, disponível na plataforma de ensino a distância do cooperativismo brasileiro, Capacitacoop.
- Link | Arquivo:
4-20programa-20de-20capacita-c3-a7-c3-a3o-20e-20treinamento-20equidade-20de-20g-c3-aanero.pdf
Neste programa você vai conhecer mais sobre igualdade e equidade de gênero na pequena mineração, pilares fundamentais para qualquer desenvolvimento econômico e social que se pretenda sustentável. Este conteúdo foi transformado em curso, on-line e totalmente gratuito, disponível na plataforma de ensino a distância do cooperativismo brasileiro, Capacitacoop.