Cooperativistas discutem a criação da Central do Ramo Agropecuário

"

Manaus (06/12) - Representantes de cooperativas do ramo agropecuário se reuniram ontem de manhã, na sede do Sistema OCB/AM, para tratar do Projeto de Alinhamento Estratégico do Ramo Agropecuária, objetivando a criação da primeira Central no Amazonas. A central teria como foco a comercialização, o consumo e a prestação de assessoria técnica, abrangendo as cooperativas do segmento.

O presidente do Sistema OCB, Petrucio Magalhães Júnior deu sua contribuição durante a reunião, afirmando que, unidos no molde de Central, as cooperativas têm maior poder de barganha. “Vocês, organizados, podem ampliar o leque de atuação de suas cooperativas e, assim, garantir custos menores de produção, além de muitas outras vantagens e benefícios”, frisou o presidente.

Segundo o superintendente do Sescoop/AM, Adriano Trentin Fassini, uma série de encontros, a partir de abril de 2014, servirá como ferramenta para estruturar a Central do Ramo Agropecuária do Amazonas. Segundo ele, a Central deve contribuir com o fortalecimento do setor diante do mercado, levando em consideração as potencialidades de cada uma das cooperativas amazonenses.

“Afunilando nosso Plano de Ação, estabelecemos os passos a serem seguidos, como desenvolver estudos de viabilidade e elaboração de diagnóstico das potencialidades com foco nos seus principais produtos e demandas de insumos, além das demandas técnicas voltadas à gestão, ou seja, a administração financeira, societária, tributária e contábil”, explicou o superintendente.

Do escopo do projeto constam, ainda, a cooperação de consultores para ajudar a preparar o grupo no que se refere ao Programa de Acompanhamento de Gestão Cooperativista (PAGC) e visitas, in loco, a centrais ou modelos similares bem sucedidos.

Estiveram presentes à reunião, o coordenador do projeto e também presidente da Cooperativa Agrofrutíferas dos Produtores de Urucará (Agrofrut), Antônio Carlos, o vice-coordenador e presidente da Coopmel (Cooperativa dos Criadores de Abelhas Indígenas da Amazônia em Boa Vista do Ramo), Jair Rodrigues Arruda, a secretária e também presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Coomapem), Eliana Medeiro, o presidente da Cooperativa Agropecuária do Novo Remanso (Coopanore), Marinaldo Oliveira da Silva, a presidente da Cooperjuta da Amazônia, Verônica Mesquita da Silva, Katsuo Yamaguchi e, Maria Auxiliadora Yamaguchi, da Cooperativa Agrícola da Estrada Coari (Caeci), Eliane Praia, representante da Cooperativa de Fruticultura do Município de Manacapuru (Coopfamma) e Franciani Sobreira da Silva, da Cooperativa de Açaí de Codajás. (Assimp do Sistema OCB/AM)

"

Conteúdos Relacionados