Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário discute prioridades para o setor

"

Brasília (5/8) – As linhas de crédito voltadas ao produtor rural foram apresentadas, hoje, aos representantes do Conselho Consultivo do Ramo Agropecuário do Sistema OCB, pelo superintendente do BNDES, Marcelo Porteiro Cardoso, e pelo gerente executivo de Negócios com Cooperativas do Banco do Brasil (Genec), Álvaro Schwerz Tosetto, durante reunião ordinária dos conselheiros.

O encontro ocorreu na sede da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), na capital paulista, com o objetivo de deliberar sobre o andamento das ações voltadas ao setor. Estiveram presentes os diretores da OCB, Edivaldo Del Grande (presidente da Ocesp) e João Paulo Koslovski (presidente da Ocepar), além do superintendente da OCB, Renato Nobile, da gerente técnica, Clara Maffia, e do coordenador nacional do ramo, Paulo Cesar Dias do Nascimento.

Os representantes dos bancos apresentaram as linhas de financiamento disponibilizadas pelas instituições financeiras e responderam aos questionamentos dos conselheiros.

O Ramo Agropecuário, segundo dados do Sistema OCB relativos ao ano passado, é um dos que mais crescem no Brasil, em termos proporcionais. Se dividirmos o aumento do número de cooperados pelos 365 dias de 2013, teremos uma adesão de 27 pessoas, por dia, a cooperativas agropecuárias. Atualmente, o número total é de 1.015.956 cooperados.
 
“Com esse crescimento, aumenta também a nossa responsabilidade de trazer bons resultados às famílias que atuam na agropecuária nacional, e que tem papel central na produção de alimentos no país”, comenta o superintendente Renato Nobile.
 
De acordo com o diretor da OCB para o Ramo Agropecuário e presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, “a reunião foi extremamente positiva, pois foi possível perceber o importante trabalho da OCB na viabilização dos pleitos e das várias ações demandas pela base do cooperativismo agropecuário”.
 
Para o representante nacional do Ramo, Luiz Roberto Baggio, “o encontro foi uma boa oportunidade para compilar as demandas de diversos Estados por meio do Conselho, que é um corpo estratégico que auxilia a OCB nas negociações junto aos órgãos competentes”.
 
PRESTAÇÃO DE CONTAS - O Sistema OCB apresentou aos conselheiros os principais temas que estão na pauta prioritária de 2014, como o trabalho do grupo técnico instituído com o objetivo de analisar e propor ações em relação à cobrança de royalties RR2, da Monsanto; os encaminhamentos do Sistema OCB, junto ao governo federal, em relação aos planos Agrícola e Pecuário e Safra da Agricultura Familiar, além de algumas questões pontuais, como a cobrança para cadastramento de armazéns junto à Conab.
 
CÓDIGO FLORESTAL - Também foi apresentada, pelo Sistema OCB, a situação atual da execução do acordo de cooperação firmado entre OCB e Ministério do Meio Ambiente, visando à implantação do novo Código Florestal e seus instrumentos. O acordo prevê três ações.
 
- Lançamento do blog cooperação ambiental, já ocorrido;
- Realização de oficinas sobre a legislação e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que tem ocorrido pelo Brasil;
- Lançamento de uma cartilha sobre o novo código e sobre o CAR, atualmente em fase de finalização, com previsão de lançamento para as próximas semanas.
 
(Com informações do Sistema Ocesp)

"

Conteúdos Relacionados