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Unimed Federação Minas completa 40 anos

Belo Horizonte (13/03/17) – Criada em 19 de março de 1977, a Unimed Federação Minas nasceu com o objetivo de representar política e institucionalmente as Unimeds mineiras e orientá-las quanto à gestão e ao desenvolvimento de suas equipes, promovendo a difusão do cooperativismo médico e o fortalecimento do Sistema mineiro.

Por isso, a instituição trabalha com foco na elaboração e implantação das melhores práticas de gestão e modelos gerenciais inovadores que contribuem para a sustentabilidade das cooperativas médicas do estado, por meio da intercooperação.

Hoje, a instituição representa um universo de 68 cooperativas, cerca de 17 mil cooperados, mais de 2,9 milhões de clientes e 58,62% de participação de mercado em dezembro/2016, de acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). As cooperativas do Sistema Unimed mineiro estão presentes em 97% do território estadual, contando com mais de quatro mil serviços credenciados na rede de atendimento e 207 serviços próprios, como laboratórios, clínicas, hospitais e núcleos de promoção à saúde.​

“Estes números representam os investimentos que temos feito no estado e contribuem para tornar o Sistema Unimed mineiro líder no segmento de Saúde Suplementar. Além disso, reforçam a sustentabilidade das cooperativas mineiras que em 2016, entre janeiro e setembro, pagaram mais de 800 milhões em impostos, e empregaram diretamente mais de 7 mil pessoas”, afirma Marcelo Mergh Monteiro, presidente Executivo da Unimed Federação Minas.

REFERÊNCIA EM QUALIDADE

Em 2015, a Unimed Federação Minas foi certificada na norma ISO 9001:2008, buscando a excelência de suas operações, com a construção de processos bem-definidos e direcionados à melhoria contínua dos serviços prestados às Unimeds. No ano seguinte, a instituição foi aprovada na primeira auditoria de manutenção.

RECONHECIMENTO

A Unimed Federação Minas foi destaque no Great Place To Work, em 2016, alcançando a 5ª colocação no ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar em Minas Gerais, categoria pequeno porte, levando-se em conta todos os setores e a 2ª segunda colocação no ranking, no segmento planos de saúde, entre as melhores empresas de saúde para se trabalhar no Brasil.

INVESTIMENTOS QUE TRAZEM INOVAÇÕES

Há 20 anos, a Unimed Federação Minas apostou em um novo segmento de negócio: a Unimed Aeromédica, uma unidade de negócios da instituição. Considerada referência em serviço de transporte médico de urgência no Brasil, a empresa conta com uma carteira de 2,6 milhões de clientes.

Outro produto de destaque desenvolvido pela Unimed Federação Minas é o Painel de Risco do Negócio com foco na Governança Cooperativa (Pring). Por meio dessa metodologia inovadora, é possível acompanhar os riscos do negócio das cooperativas, avaliando as dimensões: Regulatória, Trabalhista, Tributária, Institucional, Assistencial e Econômico-financeira, através do cruzamento de dados. Dessa forma, a ferramenta permite que as Unimeds trabalhem de forma preventiva, promovendo maior transparência, minimizando os riscos, auxiliando na tomada de decisão gerencial e estratégica, promovendo maior transparência. 


NÚMEROS

Sistema Unimed em Minas Gerais

  • 97% de presença no território mineiro
  • + de 2,9 milhões de clientes
  • + de 7 mil empregos diretos
  • + de 17 mil cooperados
  • 68 cooperativas

 

Rede de atendimento

  • 3 pronto-atendimentos
  • 5 hospitais-dia
  • 417 centros de diagnóstico
  • 429 hospitais
  • 1.094 laboratórios
  • 2.249 clínicas
  • Rede própria
  • 13 laboratórios
  • 13 hospitais
  • 14 clínicas
  • 17 farmácias
  • 21 pronto-atendimentos
  • 43 núcleos de promoção à saúde
  • 86 ambulâncias


(Fonte: Unimed Federação Minas)

Cooperativas agropecuárias serão premiadas por revistas nacionais

Brasília (13/3/17) – Quem tira seu sustento da terra sabe bem como é a luta diária para produzir grãos, carnes, legumes e frutas. Por isso, a rotina do homem do campo é foco do prêmio “Quem é Quem: As Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos”. O objetivo é valorizar o trabalho e a luta das famílias que lidam diariamente com a produção de alimentos no país.

A iniciativa é das revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial e conta com o apoio do Sistema OCB, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Gessulli Agribusiness. Ao todo, o prêmio conta com quatro categorias: Desempenho Financeiro, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 

SAIBA MAIS

AveSui 2017
Data: 25,26 e 27 de abril de 2017
Local: CentroSul, Florianópolis (SC)
Informações: www.avesui.com
E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Realização: Gessulli Agribusiness 

(Com informações da organização do prêmio)


Desenvolvimento de cooperativas é discutido com BNDES

Brasília (10/3/17) – O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, se reuniram nesta sexta-feira (10/3), no Rio de Janeiro, com a diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (BNDES), Cláudia Trindade Prates. A intenção foi tratar de linhas de crédito que potencializem, ainda mais, o desenvolvimento das cooperativas brasileiras. 

A reunião também contou com a participação do chefe de Operações Indiretas, Carlos Alberto Vianna Costa, e da gerente de Agroindústria, Gisele Ferreira do Amaral, ambos do BNDES. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente Técnica e Econômica, Clara Maffia, também acompanharam a reunião.

PAUTA

O presidente Márcio Freitas fez questão de agradecer aos executivos pelas linhas de financiamento, atualmente voltadas aos ramos Crédito e Agropecuário e o relevante papel do BNDES no desenvolvimento das cooperativas. Ele aproveitou para solicitar que o Banco, considerando o cenário econômico do país, mantivesse tais linhas com os mesmos volumes de recursos e redução nas taxas de juros. 

Em relação aos ramos Infraestrutura e Saúde, os representantes do cooperativismo discutiram a possibilidade de implementar outras duas linhas de financiamento: o Prodecoop Infra e o Prodecoop Saúde, voltados ao investimento de cooperativas destes setores. Também foi discutida a possibilidade de realização de programas que contemplem outros ramos do cooperativismo, como é o caso do Ramo Transporte.

PROPOSTAS

Na oportunidade, o presidente do Sistema OCB entregou o documento Propostas do Sistema OCB ao BNDES, à diretora do Banco, Cláudia Trindade Prates. O material, que leva em consideração a nova política de financiamento da instituição financeira, tem por objetivo fornecer informações sobre a capilaridade e a atuação do cooperativismo no Brasil, bem como as possibilidades de parcerias voltadas ao fortalecimento da economia brasileira tanto no campo quanto na cidade.​

Marcio Freitas ressaltou, ainda, a relevância do Acordo de Cooperação entre as duas instituições, sugerindo que ela seja ampliado com vistas ao atendimento a todos os ramos do cooperativismo. Como resultado da reunião, será definido um cronograma de encontros técnicos para avançar no debate em torno das propostas apresentadas.​

Programa Cooperativa Mirim deve ser lançado até o fim deste ano

Brasília (10/3/17) – Visando fortalecer e disseminar a metodologia do Programa Cooperativa Mirim em todo o país, o Instituto Sicoob firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), para o lançamento da linha editorial da coleção “Trajetórias Cooperativas”. O conjunto pedagógico tem por objetivo divulgar os valores e os princípios do cooperativismo entre as crianças, jovens, professores e pais que terão a oportunidade de vivenciar tanto a teoria quanto a prática do Programa.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop, Geâne Nazaré Ferreira, essa é uma oportunidade de identificar novas lideranças e favorecer a sustentabilidade e a ampliação do sistema cooperativista.

“Sendo um programa estratégico do ponto de vista social e econômico, as Cooperativas Mirins possibilitam vislumbrar a perenidade do Sistema Cooperativista incentivando a formação de possíveis sucessores das lideranças que atualmente são primordiais ao desenvolvimento qualitativo do cooperativismo”, explica Geâne.

O acervo conta com a produção de quatro livros:

  1. Guia Metodológico;
  2. Livro do Professor Orientador;
  3. Livro do Associado - 08 a 12 anos;
  4. Livro do Associado - 13 a 17 anos.


LANÇAMENTO

Segundo a gerente do Instituto Sicoob, Emanuelle Moraes, está previsto o lançamento da coleção completa até o final deste ano. “A proposta pedagógica deste material está focada no exercício da cooperação e do empreendedorismo dos alunos em conjunto com a comunidade que estão inseridos”, aponta Moraes.

SAIBA MAIS

O Programa Cooperativa Mirim fomenta a formação de cooperativas nas escolas e instituições que atendam a crianças e adolescentes. Essas cooperativas fundadas são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos e tem por finalidade o desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica disseminando os princípios do cooperativismo.

Em 2016, o programa foi premiado pela Confebras, contemplado com o segundo lugar na categoria Harmonia Social. “É engrandecedor, contribuir com uma ação educativa que refletirá em âmbito nacional no comportamento e profissionalismo dos associados mirins”, conclui Geâne Ferreira.

(Fonte: Instituto Sicoob)

Piauí investe na educação cooperativista

Brasília (08/03/17) – A melhoria da gestão e da governança é foco constante das cooperativas brasileiras e, com a intenção de possibilitar o aperfeiçoamento dos profissionais que lidam com essas empresas, o Sistema OCB/PI acaba de iniciar o primeiro MBA em Gestão de Cooperativas do estado. A aula inaugural ocorreu na sexta-feira, dia 3/3, em Teresina e contou com a presença do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

“O Piauí é um estado com inúmeras possibilidades de desenvolvimento econômico por meio do cooperativismo. Acredito que o movimento cooperativista piauiense tem percebido isso e aproveitado as oportunidades que vão surgindo. Uma delas é exatamente do aperfeiçoamento profissional. Investir em educação traz resultados sociais e econômicos incomparáveis. E é por isso que estamos aqui: para estimular que uma nova história de sucesso seja escrita no Piauí”, destacou a liderança.

Emocionado, o presidente do Sistema OCB/PI, Leonardo Eulálio, se comprometeu a continuar empenhado no desenvolvimento de ações que fortaleçam a gestão das cooperativas piauienses. Ele disse que, só assim, investindo em pessoas – o principal capital de uma cooperativa – será possível crescer com solidez e sustentabilidade.

SAIBA MAIS

O MBA em Gestão de Cooperativas visa proporcionar conhecimentos abrangentes por meio da profissionalização da gestão dessas organizações. Além disso, visa abrir um leque de conhecimentos que possibilitem a implantação das ferramentas de governança empresarial. As aulas ocorrerão de março a dezembro, distribuídas em nove disciplinas e um intercâmbio técnico. O curso é realizado em parceria com o Instituto de Estudos Empresariais (IEMP) é mais um projeto estruturador do Sistema OCB/PI, que espera formar 150 novos líderes até 2020.

(Com informações do Sistema OCB/PI) 

Entrevista: Monique F. Leroux

Seminário ACI - O Cooperativismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Crédito: Iago Carvalho


São Paulo (8/3/17) – Durante sua participação no seminário internacional O cooperativismo e os objetivos de desenvolvimento sustentável, promovido pela OCB e pela Unimed do Brasil, na segunda-feira, dia 6/3, em São Paulo, a presidente da Aliança Cooperativa Internacional, Monique F. Leroux, disse que a troca de experiências entre os movimentos cooperativistas dos diversos países constitui a grande riqueza e, também, o maior desafio do cooperativismo internacional. Segundo ela, o Brasil tem muito a contribuir com o movimento global das cooperativas.

Citando a Unimed como grande exemplo de sucesso internacional, a líder global, afirma que as cooperativas precisam inovar sem medo e ampliar a participação feminina nos cargos de liderança. Ela também deixou uma mensagem de estímulo às mulheres cooperadas brasileiras, em função do Dia Internacional da Mulher. Confira abaixo a entrevista com Monique F. Leroux. 


Na sua opinião, quais são os maiores desafios do cooperativismo global?

Monique F. Leroux – Esta é uma questão muito interessante porque o movimento cooperativista internacional é extremamente relevante, devido sua presença em vários países ao redor do mundo. Entretanto, esse mesmo cooperativismo possui muitas peculiaridades e, às vezes, isso cria um grande desafio de proporcionar uma voz forte e unificada para o movimento cooperativo internacional. Sabemos que temos uma força enorme que vem da nossa diversidade e isso também envolve a intercooperação entre cooperativas.

Vamos pegar, por exemplo, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Arrisco-me a dizer que as cooperativas são o grupo econômico envolvido com esta causa mais importante e com uma força incrível de atingir os ODS, mas, para que isso ocorra, é necessário desenvolvermos ações como um grupo, realizando, juntos, as iniciativas que ocorrem no Brasil, no Japão, na Índia e no Canadá, por exemplo. O objetivo disso é muito simples: tornar essas ações mais fortes e eficazes por meio do compartilhamento das nossas melhores ideias.

Na minha visão, é preciso trabalhar com muita eficiência para mantermos o ritmo de crescimento do movimento cooperativo, seja local, regional ou nacionalmente. Precisamos estar conectados. Só assim poderemos passar a mensagem que nos move de uma forma impactante, como um movimento global extremamente forte e conectado. E é por isso que estou muito feliz por participar deste seminário aqui no Brasil, organizado pela OCB e pela Unimed, pois, assim, podemos compartilhar nossos aprendizados e realidades, fortalecendo os nossos laços.

Gostaria, ainda, de enfatizar que apesar de as cooperativas ao redor do mundo terem uma histórica rica, é preciso estarmos confortáveis com a ideia da mudança. É preciso usar as mídias sociais, as novas tecnologias e sermos capazes de inovar! Precisamos ter cuidado e evitar ser tão protetor, às vezes, com o status quo. Precisamos abraçar a inovação, para melhor os serviços às pessoas e às comunidades.

Inovações e performances são necessárias e manterão as cooperativas fortes. Temos um exemplo bem aqui: a Unimed, a cooperativa médica mais importante do mundo! Quem me dera se tivéssemos uma organização como a Unimed no Canadá. Um fenômeno! Muitos canadenses gostariam de ter um sistema médico forte assim. Embora tenhamos grandes e bons sistemas de saúde, uma cooperativa como a Unimed seria a solução para diversos problemas. 

Então, para concluir, acho que o maior desafio de todos é, sem dúvida, o compartilhamento global do conhecimento e das formas de se vivenciar o cooperativismo ao redor do mundo. É ser capaz de aumentar a intercooperação para melhor desenvolver o movimento cooperativo global.

Como a ACI vê o movimento cooperativismo brasileiro?

Monique F. Leroux – A ACI é uma associação de organizações cooperativas. Não é uma empresa ou uma entidade para apoio financeiro ou prestação de serviços. Apoia iniciativas de representação cooperativa em todo o mundo. É por isso que é tão importante para os membros da Diretoria da ACI que os representantes dos países da Junta da ACI participem em eventos organizados por nossos membros em todo o mundo, que ocorrem fora de nossa sede. É crucial ver na prática como o sistema cooperativo tem sido operado e como os desafios foram superados em cada país. Nós sempre tentamos nos encontrar em diferentes lugares para aprender mais sobre suas realidades e aprender com as experiências. E é por isso que eu e os membros do Conselho da ACI estamos muito felizes por estar aqui no Brasil, um país que tem muito a contribuir para o movimento cooperativo internacional.

Em relação às Metas de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas, qual a importância de as ações do movimento cooperativista internacional estarem alinhadas à ONU?

Se compararmos esse conjunto de características com os ODS, veremos que elas têm muitas coisas em comum. As cooperativas são acessíveis e inclusivas. Por esta razão, as organizações cooperativas, em minha opinião, estão muito mais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. É preciso trabalhar para um mundo melhor e isso demanda, necessariamente, o sucesso dos ODS; Se conseguirmos, o mundo também conseguirá e será um lugar muito melhor para viver.

A senhora é a segunda mulher a presidir a ACI. Considerando a participação feminina em cargos de liderança, como a ACI tem encorajado as mulheres a assumirem posições de destaque no cooperativismo?

Monique F. Leroux – É preciso destacar que a ACI está completamente alinhada à ONU quando o assunto é promover o empoderamento feminino. Em segundo lugar, afirmo que a participação feminina no cooperativismo, em diversos países, tem aumentado ao longo dos anos. O Canadá e países europeus são exemplos disso. De fato, em ramos como o Crédito, Trabalho, Saúde e Educação, a participação da mulher tem ocorrido com maior destaque nos papéis de liderança. Estou muito feliz em perceber que, desde que ingressei no cooperativismo, mais mulheres têm assumido posições de liderança e cargos de alta chefia nas organizações cooperativas. E esta é uma tendência.

E, finalmente, neste 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Que mensagem a senhora deixaria para as mulheres brasileiras?

Monique F. Leroux – Envolva-se! Certifique-se de ter a confiança necessária em si mesma, como uma mulher, e de ser comprometida, proativa em seu papel sociedade e na cooperativa em que se está envolvida. Auto-motivação e solidariedade são necessárias para assumir as tarefas de gestão da vida ou em uma cooperativa. Envolva-se!

Programas de Compras Governamentais melhoram a vida de cooperados e das comunidades

O PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) está presente em um dos municípios mais distantes do estado do Amazonas, que é Tonantins. E em 2016, foram doados mais de 30 toneladas de pirarucu de manejo, através da COOPERATIVA JUTAI COOP (Cooperativa Mista de Desenvolvimento Sustentável de Jutaí Coop).

Sobre a Cooperativa:

O presidente, Marcos Paulo Martins da Costa, faz um relato da formação da cooperativa: “Até meados de 2009, somente em nosso município, já existiam várias associações, mas mesmo assim, os produtores e agricultores extrativistas conseguiram negociar sua produção, eles tinham uma certa dificuldade em relação a esse assunto. Na época, ainda não sabíamos muita coisa em relação a cooperativa, mas já tínhamos noção básica do que era. Então nos juntamos em um grupo de 26 pessoas e fundaram a Cooperativa Jutaí Coop”, descreveu Marcos.

Ele ainda destacou: “Com a fundação dessa cooperativa que teve o apoio total da organização do Sistema OCB/AM, foi possível acessar créditos, programas federais, estaduais, municipais e então conseguimos melhorar a vida do produtor, do pescador e dos extrativistas”.

Em relação ao PAA:

Atualmente, a cooperativa trabalha com o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e com o PREME (Programa de Regionalização da Merenda Escolar) do estado e com os 30#$-$#destinados ao agicultor. No ano passado, trabalhou com o pirarucu de manejo, com 30 toneladas, já incluindo os produtos agrícolas, como o peixe branco, o qual girou em torno de umas 70 toneladas e toda essa alimentação foi destinada a escolas, instituições, igrejas, ao CRAS e para as pessoas de baixa renda.

A Jutaí Coop trabalhou o PAA em dois municípios e esse ano, irão chegar até Santo Antônio do Içá.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Sistema OCB/Sescoop/AM

Foto: Divulgação

Sistema OCB/AM realiza Curso sobre Qualidade no Atendimento para Cooperativas

O Sistema OCB/AM realizou nessa última sexta-feira, 17, um Curso sobre Qualidade no Atendimento para Cooperativas. A instrutora convidada foi Daniela Menezes, Pós-graduada em Planejamento Estratégico e Graduada em Administração e tem seu trabalho focado no desenvolvimento humano aplicando ferramentas que transformam vidas.

“O curso Qualidade no Atendimento, teve como objetivo prover as competências e ações para alcançar resultados extraordinários na qualidade do atendimento. A carga horária foi de 8h e nós percorremos o mapeamento das competências do estado atual identificando as competências pro estado desejado.

Nós definimos com clareza uma meta e trabalhamos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que poderiam prejudicar no alcance de resultados. Realizamos visualização guiada onde conseguimos visualizar a meta alcançada e com isso, empoderar e motivar cada vez mais, retornando passo a passo até o estado atual e assim finalizamos com uma pirâmide do sucesso, onde foi estabelecido a meta, as ações e as atitudes para alcançar o seu resultado. Eu acredito que foi gratificante poder aplicar o curso e me surpreender com a participação do púbico”, relatou com entusiamo, a instrutora.

A participante do curso, Aline de Jesus, destacou sua participação: “Aprendi a enfrentar meus obstáculos com meus defeitos e qualidades , colocando em união para melhorar meu relacionamentos com os fornecedores e meus colegas de trabalho. Para isso, precisei estabelecer uma meta na minha vida profissional e um prazo para cumprir. Com isso, tive que enfrentar meu desafios para poder atender com atendimento de qualidade a todos”, relatou a participante.

Fonte e Foto: Assessoria de Comunicação – Sistema OCB/Sescoop/AM

Dia Internacional do Cooperativismo 2017 celebrará inclusão

Brasília (20/02/17) – Cooperativas garantem que ninguém fique para trás. Este é o tema do 95º Dia Internacional do Cooperativismo que acaba de ser definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI). A data é celebrada, mundialmente, sempre no primeiro sábado do mês de julho. Neste ano, portanto, a celebração ocorrerá em 1º/7.

O tema foi escolhido pelos integrantes da Comissão para a Promoção e Progresso das Cooperativas (COPAC), atualmente presidida pela Aliança. O grupo votou unanimemente, considerando a convergência do tema com, pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, adotados pela Organização das Nações Unidas (ONU). São eles:

  • Erradicação da pobreza;
  • Fome zero e agricultura sustentável;
  • Saúde e bem-estar;
  • Igualdade de gênero;
  • Indústria, Inovação e Infraestrutura;
  • Vida na água;
  • Parcerias e meios de Implementação.

COMPLEMENTO

De acordo com o COPAC o tema inclusão abrange os princípios cooperativistas de adesão democrática e aberta, gestão democrática e participação econômica dos membros. Além disso, complementa o mote prioritário do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável de 2017: "Erradicar a pobreza e promover a prosperidade num mundo em mudança", evento previsto para ocorrer entre os dias 10 e 17 de julho.

CONTRIBUIÇÃO

Ao falar de inclusão, a ACI remete ao fato de as cooperativas proporcionarem um espaço de construção de comunidades melhores, que atendam às necessidades de todas as pessoas, independente de raça, sexo, cultura, origem social ou situação econômica.

Notas 20/02/2017

Coopeal visita sede da Cooprel e entrega cestas básicas

A intercooperação é um dos princípios mais valiosos do cooperativismo. Por isso, estimulada por este princípio, a Cooperativa de Enfermagem de Alagoas (Coopeal) entregou 15 cestas básicas às famílias cooperadas a Cooperativa de Recicladores de Maceió (Cooprel). No início do mês, a Cooprel foi invadida por indivíduos armados que renderam os cooperados, enquanto roubavam todo o valor disponível no caixa da cooperativa. O valor era destinado ao pagamento mensal dos cooperados. Para a presidente da cooperativa de recicladores, Maria José Lins, esse é um momento difícil. “Temos contas a pagar, famílias a sustentar e tantas outras obrigações. Cada doação nos emociona e nos fortalece para enfrentarmos as dificuldades”, disse. A superintendente da Coopeal, Léa Calheiros, explicou que ela e seus colegas ficaram sensibilizados com o crime e, por isso, se propuseram a amenizar um pouco a dificuldade dos cooperados da Cooprel. “Abraçar nossos co-irmãos é o mínimo que podemos fazer, pois a solidariedade faz parte do cooperativismo”, declarou. (Com informações do Sistema OCB/AL)

Cooperativistas do MT conhecem trabalho da Cooperativa Santa Clara

A Cooperativa Santa Clara, localizada na cidade gaúcha Carlos Barbosa, foi à terceira cooperativa agropecuária do Sul do país a ser visitada pelas cooperativas focadas na produção de leite no estado do Mato Grosso. A visita faz parte da Missão de Estudos do Ramo Agropecuário, segmento leite, promovida pelo Sistema OCB/MT. A iniciativa ocorreu entre os dias 13 e 18/2. Além da Santa Clara, o grupo também conheceu as cooperativas Castrolanda, Coopernova, Aurora e Piá. Atualmente, Mato Grosso possui oito cooperativas especializadas na produção leiteira, com quase seis mil cooperados. Juntas, elas geram mais de 500 empregos diretos e respondem por cerca de 30% da produção do estado, ou seja, aproximadamente 200 milhões de litros por ano. (Com informações do Sistema OCB/MT)

Programa GDA é apresentado a cooperativas pernambucanas

Na última semana, representantes do Sistema OCB/PE conheceram um pouco mais sobre a forma de utilização do Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA), um sistema de informações e dados que possibilitam a amostragem de indicadores. O treinamento foi realizado pelo Sistema OCB. O principal objetivo do GDA é contribuir com o fornecimento de dados, visando uma tomada de decisão mais ágil. Além da parte econômica, o GDA auxilia na profissionalização da gestão e da governança do movimento cooperativista brasileiro. Em Pernambuco, a Coana e a Coopexvale, duas cooperativas que trabalham com uvas na cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano já aderiram ao programa. Elas receberão a visita dos técnicos da OCB/PE, que repassarão o modo de utilização do software, que permite, ainda, o acompanhamento da gestão em tempo real. (Com informações do Sistema OCB/PE)

Cooperativismo: vencendo a crise

Brasília (17/2/17) – As cooperativas brasileiras, mais uma vez, mostram ao país sua capacidade ímpar de, mesmo em um cenário de crise econômica, gerar emprego, renda e de garantir mais qualidade de vida às pessoas e riquezas às regiões onde estão instaladas. Uma das provas deste excelente desempenho foi destaque, ontem e hoje, nos telejornais da RPC Curitiba, afiliada da Rede Globo, no Paraná.

Segundo as reportagens, as cooperativas agroindustriais paranaenses, contrariando a tendência de demissões, dispensaram menos de 1% do total de baixas nos postos de trabalho em 2016 e, neste ano, se preparam para ampliar seu número de funcionários, já que devem, também, aumentar a produção.

A explicação para isso, segundo o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, é que as cooperativas investiram muito em planejamento. Atualmente, elas são responsáveis por uma movimentação econômica de R$ 70 bilhões, mas a expectativa é de que, em três anos, este valor alcance a casa dos R$ 100 bi.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, creditou o desempenho das cooperativas brasileiras, à gestão democrática, um dos diferenciais do cooperativismo, em relação aos demais modelos econômicos.

As cooperativas, como comprovado na última crise global, entre 2008 e 2009, se destacaram justamente por essa formação diferenciada presente em seu DNA, que tem sua força no capital humano. Nos momentos bons, de resultados positivos, assim como nas situações adversas, tudo é compartilhado entre os cooperados. Isso confere uma legitimidade maior às decisões da diretoria da cooperativa”, explicou a liderança.

Assista às duas reportagens, clicando nos links abaixo:

- Agroindústrias foram as que menos fecharam vagas de trabalho em 2016

- Agroindústria abre vagas na região oeste do Paraná

Notas

Aurora promove ação de cuidados com a saúde durante o carnaval

O carnaval é conhecido como a tradicional festa brasileira. Sem uma data definida no calendário sempre antecede o período da quaresma. Em 2017 ocorrerá no dia 28 de fevereiro. Cada região do País comemora o carnaval de uma maneira diferente. Seja na rua, em sambódromos ou em clubes o certo é que essa é uma data em que os brasileiros dão lugar à diversão. Pensando nos cuidados com a saúde durante o período de festas, o Frigorífico Aurora Chapecó (FACH I) promoverá no dia 24 de fevereiro (sexta-feira), das 12 às 14 horas, uma atividade de conscientização na escadaria da recepção administrativa.  A ação será desenvolvida por meio do programa Vivendo Saúde da Fundação Aury Luiz Bodanese e consistirá na apresentação de uma mini escola de samba formada por trabalhadores da Aurora Alimentos. Um enredo-paródia está sendo preparado para levar orientações de maneira lúdica e atrativa. “Teremos a presença da rainha de bateria e de uma ala da escola de samba carregando plaquinhas com frases de orientação”, conta a assistente administrativa do setor de benefícios do FACH I, Thieni Medeiros de Paula. (Fonte: Aurora)


Em clima de otimismo, 18ª Expodireto cotrijal é lançada em Porto Alegre

O lançamento oficial da Expodireto Cotrijal 2017 ocorreu nesta terça-feira (14), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença de lideranças políticas, representantes de entidades ligadas ao agronegócio, patrocinadores, imprensa e colaboradores. O governador do Estado, José Ivo Sartori, mais uma vez marcou presença no lançamento e adiantou que também deverá participar da abertura oficial da Expodireto. "A feira é um patrimônio do Rio Grande do Sul. Estou aqui para dar o exemplo de como o Estado acredita na Cotrijal e na Expodireto que é uma das maiores vitrines do setor, em inovação e tecnologia”, acrescentou. Ao lançar oficialmente a feira, o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou os objetivos da edição de 2017 da Expodireto. “Queremos uma feira com a cara do nosso produtor. Com foco em tecnologia e informação. Serão cinco dias destinados para a nossa agricultura”, pontuou. (Fonte: Agrolink)



C.VALE: Mais 50 jovens aprendizes serão contratados

A C. Vale vai abrir mais 50 vagas para o Programa Jovem Aprendiz Cooperativo. Os interessados, com idade entre 14 anos completos e 24 anos incompletos, poderão se inscrever entre os dias 20 de fevereiro e 15 de março, na Agência do Trabalhador, de Palotina, Oeste do Paraná. As vagas poderão ser preenchidas por candidatos que estiverem matriculados e frequentando o ensino fundamental, ensino médio, curso técnico de nível médio ou superior com média no histórico escolar no ano anterior superior a 6. A idade máxima (24 anos), não se aplica as pessoas com deficiência. Os candidatos deverão cadastrar o currículo no site da cooperativa www.cvale.com.br - “Trabalhe na C.Vale” - Informações sobre o Programa Jovem Aprendiz. Os inscritos passarão por três etapas de seleção eliminatórias que consistem em prova de conhecimentos gerais, dinâmica de grupo e entrevista individual. Os selecionados serão contratados por 21 meses para desenvolver tarefas administrativas, com uma carga horária semanal de 20 horas (4 horas diárias de terça-feira a sábado), com remuneração mensal pelo salário mínimo hora, mais vale alimentação e plano odontológico com custeio de 70% pela cooperativa. O trabalho será sempre no contraturno escolar (8h às 12h ou das 13h30 às 17h30). O programa é mantido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). (Fonte: Imprensa C.Vale)


BRDE libera R$ 11 milhões para cooperativas e empresas do Paraná

Dirigentes do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) assinaram em Cascavel durante a reunião do Codesul no Show Rural, contratos de financiamentos com a Frimesa – Central de Cooperativas e para empresas da Região Oeste do Paraná dos setores de agronegócio, gastronomia, laticínios, máquinas e equipamentos agrícolas. O aporte financeiro foi de R$ 11 milhões. A Região Oeste tem participação significativa nas operações do BRDE. De 2011 a 2016, o banco assinou perto de 4 mil contratos na região, que concentra 44 municípios, totalizando R$ 1,76 bilhão em financiamentos. Somente na microrregião de Cascavel, por exemplo, foram liberados R$ 628,5 milhões. (Fonte: BRDE)


Inscrições abertas para curso de Direito Cooperativo na OAB/SP

De 9 de março a 4 de agosto, a Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB SP e o Sescoop/SP promovem mais um curso de capacitação em Direito Cooperativo. Com 66 horas-aula, o conteúdo programático abordará as questões jurídicas que envolvem a doutrina cooperativista, atendendo a uma demanda específica por parte dos advogados e outros profissionais que atuam nas cooperativas paulistas. Para os interessados que comprovarem vínculo com cooperativas do Sistema Ocesp, o curso será oferecido gratuitamente. É necessário apresentar declaração da cooperativa e assinar um termo de adesão. Além disso, será exigida frequência mínima de 70% nas aulas do curso, que acontecerão semanalmente: às quintas-feiras (das 19h às 22h) e às sextas-feiras (das 9h às 12h). As inscrições estão abertas até o dia 3 de março no site do Sescoop/SP. Nas 22 aulas previstas no programa, serão abordados temas relacionados ao direito cooperativo, que contribuam para o desenvolvimento de soluções das questões jurídicas que envolvem as sociedades cooperativas em seus ramos de atuação. Para isso, serão realizadas aulas expositivas e estudos de caso. Entre os professores, a presidente da Comissão Especial de Cooperativismo da OAB/SP, Gislaine Caresia e o superintendente do Sistema Ocesp, Aramis Moutinho Junior. Inscrições e informações: http://bit.ly/2lJdhx8. (Fonte: Sescoop/SP)

Artigo: O desafio de controlar o orçamento

Por Vivien Aucar de Tolla, Especialista de Investimentos e Previdência da Unicred SC/PR

O início do ano é sempre o momento de colocar os objetivos em ordem, definir prioridades e planejar os meses que estão por vir. Porém, ao passar dos dias, é comum deixar os planos de lado e permitir que a rotina ganhe espaço novamente. Com a vida financeira a história não é diferente.

Em 2016 uma pesquisa revelou que 72% dos brasileiros planejavam usar o 13º salário para pagar dívidas. Em 2015 a situação foi bastante semelhante, cerca de 70% aproveitaram o dinheiro extra para quitar débitos pendentes. Isso mostra que apesar do desejo de organizar o orçamento, colocar essas resoluções em prática ainda é um desafio.

Logo nos primeiros meses diversas contas precisam caber no planejamento. O IPTU, material escolar, matrículas e uniforme são algumas das mais comuns, mas há ainda resquícios das compras feitas para as festas de final de ano e outros imprevistos. Para ajustas as despesas ao salário é preciso colocar tudo na ponta do lápis, avaliar o que pode ser excluído e enxugado, pelo menos até que tudo esteja em ordem.

A tranquilidade financeira é possível somente com alguma reserva. Por isso, ao adequar o que é ganho com o que pode ser gasto é fundamental reservar uma quantia. No mais, se bem investido, é possível ainda fazer o dinheiro crescer.

Bancos e cooperativas oferecem opções com diferentes estratégias de investimento. Aplicações de renda fixa atreladas ao CDI, por exemplo, foram as mais procuradas de 2016. Isso porque a alta taxa de juros da economia brasileira beneficiou os investidores proporcionando rendimentos bastante atrativos.

A diferença entre essas opções é o retorno obtido. Dados do Banco Central mostram que a rentabilidade média paga aos investidores no Sistema Financeiro Nacional (SFN) foi de 11,8%, enquanto na Unicred SC/PR, cooperativa financeira com abrangência nesses dois Estados e mais de 65 mil cooperados, a média de remuneração foi de 13,7%, no mesmo período.

Essa diferença ocorre, pois a cooperativa não visa lucros, conseguindo oferecer taxas melhores. Avaliar as opções de investimento e não comprometer todo o salário em dívidas são dicas preciosas para quem busca a tranquilidade de garantir um orçamento folgado em 2017.

Elos da cadeia de aves e suínos se encontram na AveSui 2017

Brasília (16/2/17) – Entre os dias 25 e 27 de abril, a cidade de Florianópolis (SC) será novamente palco da principal feira de negócios dos setores avícola e suinícola da América Latina, a AveSui. Focada em um público qualificado e que busca na feira inovações e realização de negócios o evento terá como tema central One Health - Uma só saúde, que tem como principal objetivo a redução dos riscos de emergência e disseminação de doenças infecciosas resultantes da interface entre animais, humanos e ecossistemas.

A feira pretende debater a integração entre saúde humana, saúde animal, ambiente e adoção de políticas públicas efetivas na prevenção e controle de enfermidades, por meio de painéis e palestras técnicas que reunirão representantes de empresas e pesquisadores, além da exposição de produtos e serviços relacionados ao tema principal da feira.

Feira de Negócios

A AveSui tem como característica a oportunidade de representantes de diversos setores se encontrarem e, em apenas três dias conseguirem realizar contatos com empresas nacionais e internacionais, além de conhecer as novidades e tendências de diferentes lugares do mundo sem precisar sair do Brasil.

Outro ponto forte é a grande presença internacional, não só de expositores, mas também de compradores. Enquanto empresas de diversos países escolhem a AveSui para buscar oportunidades no mercado brasileiro - seja com instalação de fábricas ou fazendo parcerias com empreendedores locais - visitantes da América Latina se destacaram nos negócios gerados na feira. Entre os expositores internacionais, a grande presença das empresas chinesas consolidou novamente a parceria comercial Ásia-Brasil na cadeia de aves e suínos.

A feira também oferece dois espaços de destaque para visitação, a granja modelo e a vitrine tecnológica. Nesse espaço os visitantes possuem a oportunidade de conhecer as tecnologias in loco, já que um modelo de granja é montada com os equipamentos expostos na feira, para que simulem o dia a dia do espaço. Já a vitrine tecnológica reúne em seu espaço start ups e pequenas empresas de tecnologia voltadas ao setor.

Fechando os destaques da feira, a AveSui em parceria com a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) promove um Concurso Gastronômico e Cultural, que irá valorizar a qualidade da carne suína e incentivar o aumento do consumo dessa proteína animal.

Tendências e Inovações

A feira ainda oferece aos seus participantes a oportunidade de participar de debates e palestras com o Auditório de Tendências e Inovações, onde serão realizados dois painéis com os temas "One Health - Uma só saúde" e "Biosseguridade em Aves e Suínos". Os painéis reúnem em sua programação grandes empresas do setor, instituições ligadas ao agronegócio e pesquisadores de renomadas universidades, e tem suas palestras abertas ao público visitante da feira gratuitamente.

Seminário Técnico 

Além da feira de negócios, o evento ainda abriga nos dias 25 e 26 de abril o XVI Seminário Técnico de Aves e Suínos onde será realizada uma extensa grade de palestras técnicas ligadas à nutrição, saúde e bem-estar animal através da formulação correta de rações, do uso de medicamentos veterinários, de epidemiologia aliada ao melhoramento genético e outros temas que são tendências em todo o mundo no setor produtivo de proteína animal.

Serão quatro painéis técnicos que reunirão pesquisadores e especialistas de todo o mundo focados em debater e apresentar estudos que buscam oferecer melhorias na produção de aves e suínos no Brasil.

A programação completa pode ser consultada no www.avesui.com.

Zootecnia de Precisão 

A Zootecnia de Precisão pode ser definida como a gestão da produção animal que se baseia nos princípios e na tecnologia da Engenharia de Processos. Para difundir a discussão sobre as vertentes desse processo de tecnologia no sistema produtivo, o Instituto Oswaldo Gessulli (IOG) irá realizar no dia 25 de abril de 2017 o II Congresso de Zootecnia de Precisão - A engenharia a favor da produção animal. 

Coordenado pela Prof. Dra. Ibiara C. L. Almeida Paz, da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (UNESP), juntamente com Prof. Dra. Fabiana Ribeiro Caldara da Universidade Federal da Grande Dourados - Faculdade de Ciências Agrárias o Congresso reunirá renomados palestrantes nacionais e internacionais atendendo aos interesses de empresas, entidades do setor e estudantes, não só do Brasil, mas de todo o mundo.

A programação completa do II Congresso de Precisão já está disponível no http://www.zootecniaprecisao.com.br/.

Apoio à pesquisa

Dentro do Seminário Técnico e do Congresso haverá a apresentação e premiação de trabalhos científicos para divulgação de pesquisas para fomentar e compartilhar ainda mais conhecimento, o que amplia a qualidade e abrangência dos eventos. Os trabalhos podem ser inscritos por pesquisadores, estudantes e profissionais dos setores envolvidos. 

A premiação dos trabalhos científicos é um incentivo do Instituto Osvaldo Gessulli ao desenvolvimento de novas pesquisas e tecnologias que auxiliem no crescimento do agronegócio brasileiro. Os trabalhos serão avaliados por um Comitê Científico, que apoiam a iniciativa do Instituto viabilizando o suporte na análise dos materiais enviados. 

O Comitê é formado por:  Prof. Dra. Ibiara C. L. Almeida Paz, da Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (UNESP), Prof. Dra. Fabiana Ribeiro Caldara da Universidade Federal da Grande Dourados - Faculdade de Ciências Agrárias, Prof. Dra. Angélica Signor Mendes professora dos cursos de graduação em Zootecnia e Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Adriano Olnei Mallmann - Aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da UFSM e pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves. 

Prêmio Quem é Quem

Visando dar ênfase e valorizar o trabalho e a luta diária do homem do campo, as revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial promovem no primeiro dia da feira a entrega do prêmio "Quem é Quem: As Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos". 

O prêmio é promovido pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), e conta com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Gessulli Agribusiness e, será composta por quatro categorias: Desempenho Financeiro, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. 

Na área econômica, a equipe da FGV fará uma análise dos balanços patrimoniais e sociais de cada cooperativa elencada, tendo como base o ano de 2016. Já os rankings ambiental e social serão desenvolvidos em consonância com a OCB, que patrocina esta edição do Prêmio. 

As informações coletadas e dados analisados servirão de base para a formação dos índices dentro dos indicadores específicos em cada uma das três categorias. O cálculo final, que contará com os resultados de todos os indicadores propostos resultará no ranking de Desenvolvimento Sustentável.
 

Serviço

AveSui 2017

Data: 25,26 e 27 de 2017

Local: CentroSul, Florianópolis (SC)

Informações: www.avesui.com

E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Realização: Gessulli Agribusiness

Confebras divulga calendário de intercâmbios fora do Brasil

Brasília (16/2/17) – Há profissionais que já absorveram praticamente todas as referências cooperativistas em terras brasileiras. Embora seja um processo gradual, chega um momento da vida executiva que é necessário abastecer a mente corporativa com conteúdo internacional. Este tempo chegou.

Há 14 anos, a Confebras desenvolve e organiza intercâmbios de curta duração, para que líderes e colaboradores das cooperativas de crédito brasileiras, mergulhem no cooperativismo das nações donas de sistemas maduros, já bastante enraizados como tradição econômica e social. Durante este período a Confebras ampliou os horizontes e agregou outros novos parceiros, o que acarretou na criação de novos roteiros. 

A proposta da Confebras é impactar e ampliar as mentes dos líderes e gestores cooperativistas brasileiros, principalmente do ramo financeiro. Em 2017, a Confederação oferece sete oportunidades de viagens internacionais para estudos e visitação técnica, organizadas com a expertise de quem aglutinou bagagem educacional fora do Brasil.

Uma boa opção é a contagiante viagem ao Canadá, para estudar na HEC-Montréal, Escola de Gestão e formação de lideranças para o Sistema Desjardins.

Caso seu desejo seja a Europa, poderá ter o País Basco/Espanha como referência cooperativista no que concerne funcionamento dos diferentes ramos do movimento cooperativo Basco/Espanhol, gerido pela Corporação Mondragon, maior grupo cooperativo do mundo que, certamente, será um exemplo impactante às suas percepções.

Em território Alemão, a Confebras leva você à ADG – Akademie Deutscher Genossenschaften, em Montabaur, com imersão num castelo, que é berço de formação dos grandes líderes cooperativistas da Alemanha.

Se o destino preferido é a Inglaterra, nascente primordial do primeiro movimento cooperativo, o curso acontece na The Co-operative College, escola de formação de lideranças do setor e grande impulsionadora do movimento no Reino Unido. Além disso, há também visitas técnicas em Amsterdam, na Holanda.

Partindo para a Áustria, há a oportunidade de participar da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito de 2017, realizada pelo WOCCU – World Council of Credit Unions (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito). Após o evento, haverá visita técnica ao Rabobank, o 29º maior banco do mundo em volume de ativos, e a 5ª maior instituição financeira cooperativa, classificada no World Co-operative Monitor (Monitor Cooperativo Mundial), painel elaborado pela ACI – Aliança Cooperativa Internacional.

Ao buscar experiências internacionais com a Confebras, você expandirá a sua capacidade de reter mais conhecimento de fontes renomadas da cultura cooperativista mundial, e assim a tendência é que aprimore não somente as competências profissionais, mas abranja a consciência de unidade cooperativista em consonância com sua inteligência corporativa.

É hora de ir além das suas fronteiras. Embarque com a Equipe da Confebras, para elevar as suas experiências a um novo patamar, afinal, o seu know-how corporativo será mais valorizado com os itinerários que temos reservados para você.

Para obter as informações completas sobre cada destino, acesse o site: http://confebras.coop.br/calendario2017/.

(Fonte: Confebras)

Intercooperação: OCB do Amapá visita organização do Pará

Belém (16/2/17) – O cooperativismo está ampliando sua área de atuação na região Norte do Brasil e a parceria entre as unidades estaduais é fundamental para dar prosseguimento à expansão. Durante esta semana, a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Amapá (OCB/AP) realizou intercâmbio com o Sistema OCB/PA. Integrantes da Diretoria Executiva da unidade amapaense visitaram a sede do Pará e trocaram informações relacionadas à área de superintendência, gerência de desenvolvimento de cooperativas, operações e assessoria jurídica.

O Pará representa 43% do total das cooperativas da Região Norte, 41% dos cooperados e 39% dos empregados, números significativos que motivaram o intercâmbio. “Sentimos a necessidade de ajustar alguns procedimentos internos e avaliamos quais unidades são referência em gestão e que poderiam nos auxiliar. Minas, Pará e São Paulo foram os nomes mais cotados. Optamos pelo Pará em virtude da proximidade, logística, comunicação, parceria, pela estrutura e, acima de tudo, pela possibilidade de fortalecer os laços cooperativistas”, afirma a superintendente do Sescoop/AP, Patrícia Sousa.

Na visita, discutiu-se sobre os mecanismos de atuação e gestão junto às áreas internas e Conselhos, assim como boas práticas de gestão, articulação política em prol das cooperativas. Na Área Finalística, trocou-se informações sobre banco de consultores e instrutores, programas de monitoramento, promoção social, controle documental de atividades para atendimento dos órgãos de fiscalização, cursos de capacitação, distribuição de funções por técnico e estudo de viabilidade econômica no processo de constituição de cooperativas. Na Área Meio, analisou-se processos de compras, licitação, procedimentos financeiros, contrato de gestão, relatório de contingências e outros.

Ainda se tratou sobre assuntos ligados à OCB Nacional e CNCoop. “O objetivo para 2017 é fortalecer as parcerias e trabalhar a Gestão interna. Verificamos que existem muitos posicionamentos que podemos levar e adaptar à nossa realidade. Queremos andar juntos para obtermos bons resultados neste ano. A tendência é que o cooperativismo no Amapá cresça”, completa a superintendente.

Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, a intercooperação deve ser ampliada. “Este é um princípio que estimulamos nossas cooperativas a cumprirem, mas nós, os gestores das cooperativas, também devemos cultivá-lo, pois são medidas estratégicas no alinhamento regional e consequente ampliação da competitividade. Não existe outra saída para crescermos. Juntos somos mais fortes e podemos fortalecer não somente os estados do Pará e do Amapá, mas todo o país”.

(Fonte: Sistema OCB/PA)

Sistema Ocemg lança PDGC 2017/2018


Belo Horizonte (15/2/17) – Foi dada a largada para o 5º Ciclo do PDGC em Minas Gerais. O Sistema Ocemg promoveu nesta quarta-feira (15) o lançamento do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Com a presença do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, de representantes de unidades estaduais, além de presidentes e diretores de cooperativas, o evento reuniu cerca de 300 pessoas no Espaço de Eventos da Unimed Belo Horizonte.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, abriu o dia chamando a atenção para o desempenho das cooperativas mineiras no PDGC. “Os dirigentes mineiros estão preocupados com gestão, com liderança, com gente. Dou meus parabéns a vocês e digo que o cooperativismo mineiro tem que continuar sendo referência para o cooperativismo nacional e para a sociedade brasileira. Existimos para fazer o bem”, observou.

A percepção foi ratificada por Márcio Freitas, ao dizer que Minas tem sido referência para o restante do Brasil nos programas propostos pelo Sistema OCB, como o PDGC – o Índice Sescoop de Sustentabilidade Cooperativista (ISSC) das cooperativas mineiras é de 67,23%, frente a 59,61% da média nacional.

“As cooperativas não podem se esquecer nunca de focar no seu grande capital, que são as pessoas. Essa é a nossa diferença, o nosso brilho. E é nessa linha que a Unidade Nacional está disponibilizando várias ferramentas de capacitação”, ponderou o presidente do Sistema OCB.

Reflexões

O evento foi um ponto de partida para a adesão ao PDGC, que terá prazo de inscrição de 1º de fevereiro a 28 de abril. Para promover o pensamento sobre estratégias de gestão e governança, o Sistema Ocemg contou com a contribuição de quatro palestrantes.

O médico e professor Eugênio Mussak, colunista das revistas Vida Simples e Você S.A e da Rádio Estadão, conduziu palestra sobre pensamento estratégico em tempos de mudança. Seu alerta foi para a falta na atualidade de líderes que reúnam o tripé “competência, caráter e causa”. “O mundo vive uma crise de lideranças. Estamos precisando de direcionamento, não sabemos para onde vamos. Esse direcionamento quem nos dá é o líder”, disse.

Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech e um dos dez jovens mais inovadores do país pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), deu um olhar sobre novos modelos e soluções para empreender com sucesso. O palestrante falou sobre os desafios das empresas tradicionais frente às constantes mudanças trazidas pelo mercado digital. “Não importa o tamanho do seu negócio, não há a garantia de perpetuidade. O que garante a sobrevivência é a capacidade de se reinventar. É preciso estar aberto à inovação”, destacou.

Ricardo Voltolini, um dos primeiros consultores especializados em sustentabilidade empresarial no Brasil, abordou como o cooperativismo favorece que o negócio seja sustentável. “Quando olho os princípios cooperativistas, vejo a ideia de sustentabilidade. Cooperativas são laboratórios de novos líderes para a sustentabilidade. Criem espaço para que surja esse tipo de líder que fará a diferença para melhor”, comentou.

Por fim, José Jansen de Melo, filósofo e doutor pela Universidade Gregoriana de Roma, apresentou o cooperativismo como um legado de prosperidade. Com um discurso provocativo, o palestrante levou a uma reflexão sobre o que é importante que dure, em um mundo que muda tão rapidamente. “Precisamos de líderes e organizações que tenham coragem de ousar. Só assim podemos construir um legado positivo”, observou.

(Fonte: Sistema Ocemg)

Tem início a terceira turma do Lidercoop em Belo Horizonte

Brasília (13/2/17) – O grande desafio do cooperativismo para 2017 é continuar com sua busca por um trabalho solidário, sensibilizando todos para um objetivo comum que é contribuir para que o país retome o rumo do seu desenvolvimento, crescimento, prosperidade e inclusão social. E a formação de líderes e gestores é fundamental para isso".

Com esta declaração, Paulo Paiva, professor da Fundação Dom Cabral (FDC) e ex-ministro do Trabalho (1995 - 1998) do Governo Fernando Henrique Cardoso, iniciou o primeiro módulo do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), "Cenário Político Econômico e Gestão Estratégica de Cooperativas", realizado nos dias 1º e 2 de fevereiro, na Casa do Cooperativismo Mineiro, para 34 gestores e dirigentes de 30 cooperativas.

Implantado em 2015, o Lidercoop é uma parceria do Sistema Ocemg com a FDC. Em seu terceiro ano consecutivo, o programa desenvolve competências de gestão, visão e conhecimento nos participantes, com vistas às várias funções empresariais e de negócios com aplicação nas cooperativas.

Abordando o tema "Gestão Estratégica de Cooperativas", Carlos Bonato, professor de Estratégia e Performance da FDC, explanou sobre a necessidade de renovação da gestão dos empreendimentos. "É preciso acordar para as mudanças de mercado e não acreditar que o modelo que sua empresa ou cooperativa segue é eterno", afirmou.

Na mesma linha, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, lembrou que formação profissional e a capacitação dos cooperativistas é o melhor caminho para o segmento se destacar. "O cooperativismo tem que ser reinventado diariamente. Por isso é importante capacitar as pessoas", frisou.

Integrante da terceira turma do Lidercoop, o superintendente geral de Gestão Empresarial da Unimed-BH, Alexandre Flores de Almeida, lembrou que a preocupação com a gestão e a formação de lideranças é uma prioridade da cooperativa. "Buscamos sempre um diferencial, e, com certeza, essa parte de treinamento e troca de experiências, é um deles", destacou.

Para a diretoria de Negócios do Sicoob Credivag, Cristiana Silveira, "temos que caminhar para ter cada vez mais alinhamento e produtividade, porque nós temos que dar resultado para os nossos cooperados", comentou. A cada dois meses é realizado um módulo do Programa e o segundo está agendado para os dias 25 e 26 de abril, na sede do Sistema Ocemg. Até o final do ano, serão abordados 12 temas estratégicos, divididos em seis módulos de 16 horas, resultando em um treinamento de 96 horas.

(Fonte: Sistema Ocemg)

OPINIÃO: A cooperativa inclui e a globalização exclui



Brasília (10/2/17) – Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas e Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo, foi o entrevistado do portal Conexão Seguros Unimed. Com propriedade, ele discorreu sobre o impacto que o modelo de governança do cooperativismo vem causando ao redor do mundo. Falou ainda sobre os números do setor, profissionalização, liderança e a importância de se ampliar a participação dos jovens no ambiente cooperativo. Clique aqui para ler a íntegra da entrevista.

Cooperativas do AP têm resultados após participar de programa de gestão

Macapá (8/2/17) – O Sistema OCB/AP têm investido em iniciativas como o Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC) que integra a Diretriz Nacional de Monitoramento e tem foco nos aspectos legal e societário da cooperativa. Em 2016, cinco delas se destacaram:

- Cooperativa Odontológica do Estado do Amapá (Uniodonto/AP);

- Cooperativa de Condutores de Veículos Rodoviários de Macapá (Covem);

- Cooperativa dos Taxistas Independentes de Rádio Táxi de Macapá (Coopitaxi);

- Cooperativa dos Mototaxistas Autônomos de Macapá (Coopmoto);

- Cooperativa de Trabalho e Bombeiro Civil do Estado do Amapá (Cobomceap).

RESULTADO

A aplicação do PAGC ocorreu por meio de questionário próprio do programa, focando na análise criteriosa do Estatuto Social, do Registro de Matrícula, dos Livros de Atas da Assembleia Geral, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal, além de alguns aspectos relativos aos Fundos Obrigatórios e à Contabilidade.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/AP, Naiane Videira, participando do PAGC, a cooperativa tem calculado, automaticamente, seu Índice Geral de Conformidade Cooperativista, que mede o percentual de todos os aspectos avaliados, foram considerados em conformidade com a lei. 

“As oportunidades de melhoria identificadas no PAGC ajudam a cooperativa a tornar suas práticas de governança mais eficazes e a aumentar sua segurança jurídica, isso foi observado em todo processo”, destacou Naiane. 

Para Rodrigo da Silva, presidente da Coopmoto, o resultado positivo significa acima de tudo maturidade administrativa. “Estamos organizados e em pleno crescimento. O Sistema OCB foi fundamental neste processo”. 

Dentre os principais benefícios trazidos pelo PAGC para as cooperativas está a conformidade legal estatutária, segurança jurídica dos atos junto dos órgãos fiscalizadores e Sistema OCB/AP, e ainda, a captação de demandas de treinamentos para desenvolvimento e fortalecimento da cooperativa. (Fonte: Sistema OCB/AP)