LAC Flavors impulsiona negócios de cooperativas

Evento resultou em mais de 1,4 milhões em expectativas de negócios para as participantes

 

A maior conferência de negócios do setor de alimentos e bebidas da América Latina e Caribe, LAC Flavors, realizada entre os dias 4 e 6 de junho, em Manaus, destacou a diversidade gastronômica da região como um atrativo para compradores internacionais. Em sua 12ª edição, o evento ofereceu um ambiente propício para o crescimento e o desenvolvimento das Pequenas e Micro Empresas (PMEs) do setor

O evento, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o apoio da ApexBrasil, contou com a participação do Sistema OCB e de diversas cooperativas brasileiras dos estados do Amazonas, Amapá, Espírito Santo e Minas Gerais, que  tiveram a oportunidade de participar das rodadas de negócios. Os produtos comercializados incluíram mel, café, guaraná e cacau, que despertaram grande interesse. O resultado somou  US$ 1.446.500,00 em expectativa de negócios.

Agrofruit, Coopfam, Coopemapi, Lacoop, Amazonbai e Natercoop foram as cooperativas participantes. Elas destacaram a força e a qualidade dos produtos brasileiros no mercado internacional, sublinhando a importância de feiras que promovem o comércio e a exportação. O evento atraiu mais de 120 compradores internacionais e 350 fornecedores da região, que participaram de reuniões de negócios individuais e workshops de capacitação. Segundo a organização da LAC Flavors, aproximadamente 3 mil reuniões de negócios foram realizadas durante o evento.

Jessica Dias, analista de Negócios do Sistema OCB, ressaltou o sucesso da participação das cooperativas no evento. Para ela, a presença amplia as oportunidades de mercado e também fortalece a imagem do cooperativismo brasileiro no cenário global. "A participação das coops na LAC Flavors foi muito positiva. O excelente resultado obtido demonstra a importância da participação em eventos de promoção comercial, sobretudo em rodadas de negócios internacionais. Essas oportunidades são cruciais para a diversificação de mercados e maior rentabilidade para as cooperativas, pois possibilitam alcançar melhores preços de venda e, consequentemente, maior retorno financeiro para o cooperado," afirmou.

Para o presidente da Agrofrut, Antonio Carlos Monteiro Fonseca, a participação na LAC Flavors foi extremamente positiva. “Nos reunimos com seis empresas e três delas geraram conversas que devem gerar negócios a Bolívia, Colombia, Guatemala e Alemanha. A perspectiva com o país europeu, por exemplo, é muito boa em termos de volume. As tratativas já estão bastante avançadas. Falta apenas verificar questões de logística. Com outras três empresas, conseguimos a promessa de ter nossos produtos inseridos em seus catálogos, o que pode gerar outras negociações futuras”, declarou. 

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados