Cooperativa Mirim Marajoara transforma vidas por meio da educação
- Artigo Secundário 2
Projeto fomenta a colaboração e oferece experiência que vai além do aprendizado tradicional
Na Ilha do Marajó, no Pará, um projeto mudou a realidade de muitas crianças e adolescentes. A Cooperativa Mirim Marajoara Santo Ezequiel Moreno (Coopsem) foi premiada com ouro na categoria Cultura Cooperativista no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano. A iniciativa, desenvolvida pelo Sicoob Cooesa com o apoio do Instituto Sicoob, tem como missão fortalecer a educação e fomentar a cooperação entre os jovens da região, além de oferecer uma experiência que vai além do aprendizado tradicional.
A cooperativa mirim surgiu como uma resposta às necessidades educacionais da comunidade ribeirinha do Marajó e propõe um modelo de ensino inovador, que combina o aprendizado teórico com a prática colaborativa. Em vez de se limitar às paredes da sala de aula, a iniciativa se expande para o cotidiano dos alunos e os envolve em projetos que possuem um impacto real tanto na escola quanto na comunidade local. A proposta cria um ambiente de aprendizado ativo e participativo, no qual os jovens são encorajados a trabalhar juntos em soluções que atendam às demandas da sua realidade.
O Programa Cooperativa Mirim tem como objetivo principal o desenvolvimento de competências sociais, morais e coletivas entre crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. A metodologia é transversal, interdisciplinar e integra conceitos do cooperativismo aos interesses da comunidade local, buscando sempre promover a responsabilidade social e coletiva, dentro e fora da escola.
O projeto é estruturado para incentivar o empreendedorismo e o espírito cooperativo. A metodologia é voltada para a formação de cooperativas dentro das escolas públicas, privadas e coops educacionais, com o apoio de um professor orientador e um objeto de aprendizagem, que deve abordar demandas sociais, culturais e ambientais da comunidade local. A ideia é que os alunos aprendam a identificar problemas e buscar soluções práticas em conjunto, ajudando uns aos outros, com o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida adulta.
Para garantir a qualidade do programa, o Instituto Sicoob também oferece uma plataforma de formação exclusiva para os educadores, como uma ferramenta adicional para apoiar os professores e proporcionar recursos, formações continuadas e o suporte necessário para que eles possam aplicar a metodologia com ainda mais eficácia.
- Para Márcia Ramos, presidente do conselho do Sicoob Cooesa, o impacto da iniciativa na Ilha do Marajó é evidente. Ela se emocionou ao receber o prêmio e destacou a importância do projeto para a região e para as comunidades mais distantes. “O objetivo do projeto é transformar a realidade da região por meio da educação e da disseminação dos valores do cooperativismo. “O que esperamos é impactar a comunidade por meio do ensino. Alcançamos crianças que, muitas vezes, nunca tiveram a oportunidade de pegar em um livro. É uma educação que transforma, que agrega valor e que impacta vidas”, afirmou.
Saiba Mais: - Melhores do Ano celebra impacto transformador do cooperativismo
- Revelados os vencedores do prêmio SomosCoop Melhores do Ano 2024
- Coops mirins e escolares: empreendedorismo e solidariedade na prática