AuroraCoop conquista Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024
- Artigo Secundário 2
Iniciativa da ApexBrasil-Exame reconhece líderes que projetam país no cenário global
A cerimônia do Prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024, realizada pela ApexBrasil-Exame, nesta segunda-feira (09), celebrou os modelos de negócio que projetaram o Brasil no cenário global. Entre os premiados, a AuroraCoop conquistou o título de Destaque Agro na categoria Performance Exportadora. A cooperativa lidera as exportações de carne suína para o Japão, sendo responsável por mais de 50% das vendas brasileiras para esse mercado estratégico.
Durante o evento, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (MDIC), destacou os resultados históricos do comércio exterior brasileiro. "Entre janeiro e novembro, batemos recordes que ultrapassaram US$ 312 bilhões em exportações. Nosso foco agora é avançar com novos acordos, como os com a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) e os Emirados Árabes, para ampliar ainda mais a integração da nossa economia global", declarou.
Leandro Merlin, coordenador de Marketing Internacional da AuroraCoop declarou que o reconhecimento veio pelo projeto de desenvolvimento de carne suína in natura para o país asiático, que consolidou a cooperativa como a maior fornecedora brasileira para o Japão. "Esse projeto exigiu muito trabalho, pesquisa e inovação, e resultou em um mix de cortes de altíssima qualidade, alinhado às rigorosas exigências do mercado japonês. Ser premiado em um evento tão importante, que reconhece desde grandes indústrias até micro e pequenas empresas, é um marco para a AuroraCoop e para o setor como um todo. Ele reforça a robustez do Brasil em soluções inteligentes e sustentáveis", descreveu.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a conquista do prêmio é um exemplo claro de como o movimento tem sido um motor de excelência no mercado global. “Esse reconhecimento celebra o trabalho e a visão estratégica da Aurora, mas também destaca o papel das cooperativas brasileiras na promoção de produtos de alta qualidade que atendem aos padrões mais exigentes do mundo, consolidando posições como referência internacional", afirmou.
Apoio e incentivo
A conquista da AuroraCoop é um exemplo da força das cooperativas brasileiras e do impacto das parcerias estratégicas lideradas pelo Sistema OCB. Por meio do Programa NegóciosCoop - Mercado Internacional, a entidade oferece um amplo suporte às cooperativas interessadas em expandir sua atuação no mercado externo.
O programa se estrutura em duas frentes principais: qualificação para exportação, com sensibilização e capacitação individualizada, e promoção internacional, com ações que incluem a participação em feiras, missões comerciais e rodadas de negócios.
Esse suporte é potencializado por uma parceria com a ApexBrasil, que permite a participação em feiras, missões e outras ações da agência para qualificar as cooperativas e contribuir para o alcance de novos mercados.
Os resultados vão além do aumento da competitividade exportadora, com acesso a novos mercados, ampliação da base de clientes e redução na dependência de um único destino comercial, o que contribui diretamente para o fortalecimento do movimento brasileiro no cenário global, e reafirma que o mercado internacional é viável para o crescimento sustentável do setor.
O Brasil no cenário global
De acordo com Fernando Henrique Iglesias, coordenador de Pecuária, Setor de Carnes e Rendering da Safras e Mercado, uma consultoria líder do agronegócio brasileiro, o Brasil possui potencial para se tornar o maior exportador de carne suína do mundo até o final da década, devido a uma trajetória consistente de crescimento, ampliada por investimentos estratégicos e pela diversificação dos mercados de destino.