Curso de inovação é concluído no Rio Grande do Sul

As cooperativas gaúchas Cotrijal e Cotripal concluíram, na sexta-feira (27), o primeiro curso de Formação de Instrutor para Treinamento, realizado pelo Sescoop/RS e pelo Grupo Méliès (das cooperativas) sobre inovações no movimento. O desenvolvimento do projeto foi realizado de forma on-line, com carga horária de 16 horas e contemplou 15 participantes nesta primeira edição. 

A analista técnica do Sescoop/RS, Rafaela Comerlato, destacou a importância do fomento à cultura da inovação dentro do cooperativismo. “Esse é nosso primeiro evento com as cooperativas participantes do Projeto Méliès. O projeto tem como objetivo auxiliar as cooperativas em seu desenvolvimento sustentável, cujas necessidades são demonstradas e acompanhadas por indicadores. Além das necessidades individuais das cooperativas, também levantamos as necessidades que as cooperativas têm em comum, fomentando a intercooperação”, afirmou. 

Aprendizados 

Entre os principais objetivos do aprendizado estão a capacitação dos participantes para elaborar, planejar e desenvolver treinamentos e palestras, utilizando comunicação eficaz na apresentação; preparar os participantes na condução de treinamentos no formato online;  apresentar aos participantes modernas técnicas de levantamento de necessidades para as ações de treinamento;  demonstrar dicas de como lidar com situações adversas utilizando técnicas de inteligência emocional; aprimorar a habilidade de comunicação interpessoal; orientar os participantes para maior flexibilidade na apresentação e fluidez de ideias; e fornecer dicas sobre avaliação dos resultados dos esforços investidos nos treinamentos, entre outros 

Grupo Méliès 
O Grupo Méliès faz parte de um projeto de inovação que teve início junto às cooperativas Cotrijal e Cotripal, com o objetivo de agregar valor à parceria formada pelo Sescoop/RS e cooperativas. Para isso, foi criado o Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativista (PEDC) por meio de uma metodologia para aplicação de recursos que se baseia nos diagnósticos gerados pelos eixos de atuação do Sescoop e dos programas que as cooperativas participam. 

O projeto Méliès quer alcançar outras cooperativas em uma segunda fase do projeto. Para inscrever-se, basta enviar um e-mail para a coordenadora do projeto, Ana Bülow: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Conteúdos Relacionados