Sistema OCB promove workshop para novas cooperativas

Encontro explorou soluções criativas para aprimorar o processo de orientação e registro cooperativo

Workshop Jornada de Novas Cooperativas considerou as necessidades de diferentes realidades regionais para constituição de novas cooperativasWorkshop Jornada de Novas Cooperativas considerou as necessidades de diferentes realidades regionais para constituição de novas cooperativasO núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB realizou, nos dias 17 e 18 de julho, o Workshop Jornada de Novas Cooperativas. O objetivo do workshop foi cocriar, junto com os representantes das OCEs convidadas, um processo de jornada que considere as necessidades das diferentes realidades regionais para a constituição e registro de novas cooperativas. 

O evento contou com a participação de representantes da unidade nacional e das Organizações das Estaduais (OCEs) do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Amazonas, Ceará. A condução foi feita pelo designer de serviços Bruno Correia, da Brux Design e Consultoria, que compartilhou sua experiência em dinamizar e inovar o processo de constituição de novas cooperativas. O processo servirá como uma base norteadora sólida e alicerçada em sugestões de pessoas que entendem o trabalho de orientação na prática para proporcionar uma melhor experiência para todos os envolvidos."

O workshop é ainda resultado da soma de meses de preparação e atividades preliminares. Inicialmente, uma pesquisa por meio de questionários foi realizada para mapear o funcionamento do processo dentro das OCEs, além de identificar desafios e oportunidades. Em seguida, entrevistas detalhadas com cooperativas e OCEs convidadas trouxeram insights valiosos que ajudaram a moldar o formato e o conteúdo do evento.

Para Eduardo Sampaio, analista de Inovação do Sistema OCB, a criação de uma jornada para a orientação e registro de novas cooperativas responde a uma demanda importante das OCEs. "Esse processo se destaca como uma alternativa moderna, acessível e competitiva, facilmente replicável e compreendida pelas potenciais cooperativas", disse. 

Para ele, o objetivo é estabelecer um padrão de alta qualidade que promova a inclusão econômica e a competitividade para os futuros cooperados, além de facilitar o trabalho dos colaboradores em todo o país. "O intuito é  adaptar as realidades regionais e, por isso, a cocriação com algumas OCEs foi fundamental para garantir que o novo processo apresentado durante o workshop respeite e valorize as particularidades locais", explicou.

Durante os encontros, Bruno aplicou metodologias e dinâmicas que permitiram aos participantes exercitarem a criatividade e, também, colaborarem na elaboração de propostas para melhorar o processo de orientação na constituição de cooperativas. Uma das atividades principais foi a construção de um mapa de constituição de novas cooperativas, que será refinado pelo Núcleo para uma entrega final que facilite o trabalho das OCEs.

O workshop começou com uma dinâmica de esperanças e medos, onde os participantes mapearam suas expectativas em relação ao projeto, que foi seguida por um brainstorming para a busca de soluções. Os convidados também discutiram e analisaram casos reais compartilhados pelos colegas das OCEs presentes. 

 

Saiba Mais:

Conteúdos Relacionados