Papel do cooperativismo na sustentabilidade agrícola será tema na COP29
- Artigo Secundário 1
Painel do ITC com participação brasileira abordará ações voltadas para a produção de baixo carbono
O Sistema OCB estará presente em mais um painel da COP29, que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão, até o dia 22 de novembro. A participação acontece no dia 19, a convite do Centro de Comércio Internacional (ITC). Com o tema O campo em ação: cooperativas no avanço das ações contra mudanças climáticas, a apresentação vai compartilhar as contribuições do movimento para a produção agrícola sustentável, a partir de práticas inovadoras que promovem um modelo mais responsável e ambientalmente amigável, com destaque para a capacidade do setor em gerar impacto local e global.
Eduardo Queiroz, coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB, estará ao lado de Natalia Carr, gerente ESG da Cooxupé, e Matheus Kfouri Marino, presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus, para detalhar as iniciativas de sustentabilidade e as ações desenvolvidas pelas cooperativas, com conexão aos recursos financeiros e o apoio oferecido pelas cooperativas de crédito, importantes aliados no fortalecimento da economia verde.
Eduardo terá a oportunidade de reforçar o papel das cooperativas na produção de alimentos essenciais e na promoção de uma agropecuária de baixo carbono. Além disso, ele irá dar destaque ao modelo de negócios, que é feito por pessoas, para pessoas. “O cooperativismo sustenta as comunidades, fomenta a inovação e a transferência de tecnologia no campo e, ainda, contribui diretamente para a redução do impacto ambiental”, disse.
Para ele, as cooperativas possuem uma contribuição essencial para entregar ao mundo, não só pela segurança alimentar, mas também pela capacidade de tornar a produção mais sustentável. “Nosso papel na COP29 será defender o movimento como forma de organizar as comunidades e as conectá-las, diretamente, à sustentabilidade”, afirmou.
As iniciativas discutidas no painel pretendem exemplificar o impacto positivo das cooperativas Agro no avanço de práticas ambientais responsáveis, seja no mercado local, com foco em inovação e preservação ou, também, na arena global, em que essas práticas contribuem diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre os tópicos a serem abordados estão o aumento da competitividade internacional e a promoção de práticas inovadoras para o uso eficiente dos recursos naturais, que colaboram para a redução de emissões e a preservação do solo.
Finanças verdes
O Sistema OCB contará com um painel exclusivo sobre o cooperativismo também no dia 19, no Pavilhão Brasil, organizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O coordenador de Meio Ambiente, Alex Macedo, coordenará as apresentações dos sistemas Sicoob, Sicredi e Cresol, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável (BNDES), com foco no tema Cooperativismo e Finanças Sustentáveis, em que serão destacados projetos que promovem a inclusão produtiva, a organização de comunidades locais e o desenvolvimento sustentável, especialmente na região Amazônica. O painel irá discutir como o cooperativismo brasileiro atua na vanguarda das finanças verdes, com destaque para o potencial de suas iniciativas em apoio aos ODS e no fortalecimento do compromisso do Brasil com o Acordo de Paris.
Saiba Mais: