Sistema OCB prestigia encontro de mulheres cooperativistas da Ocemg

O Sistema OCB prestigiou o 16º Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas de Minas Gerais promovido pela Ocemg. O evento, idealizado para as cooperadas, colaboradoras e dirigentes, aconteceu, em Araxá, entre os dias 25 e 27 de maio, e foi recheado de debates, diálogos e palestras com temas sobre diversidade e protagonismo feminino no universo cooperativista, além de promover momentos para formação de networking.

O papel da mulher no contexto de promoção, desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios, bem como seu protagonismo em diferentes temáticas foi explicitado no painel O Coop é Dela", que contou com contribuições da gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta. Ela compartilhou vivências de mulheres inspiradoras e foi acompanhada de Cáthia Rabelo (Fencom) e Quitéria Hamasaki (cooperativa Coomap).

Fabíola falou com orgulho das ações que a Casa do Cooperativismo vem desempenhando para fortalecer a participação feminina em cargos estratégicos. “Tenho  gratidão de estar em uma entidade na qual sou ouvida, respeitada. Em uma organização que entende a promoção das pessoas pelo mérito. Não à toa, nós mulheres somos 55% do quadro pessoal e 66% dos gestores na Unidade Nacional”, afirmou.

A abertura do evento ficou por conta do presidente da Ocemg, Ronaldo Scucato, seguido do painel Momento Coop apresentado pelo superintendente Alexandre Gatti, que apresentou os programas e resultados da organização estadual. A renomada atriz Bruna Lombardi foi a responsável pela palestra de abertura com o tema Empreendedorismo Feminino e Empoderamento Pessoal.

Luciana Balbino e Laura Martins falaram no painel Mulheres que Inspiram, Motivam e Fazem Acontecer. Luciana é historiadora e consultora de turismo de base comunitária e seu trabalho vem mudando realidades na Paraíba. Já Laura é historiadora – além de outras formações – e autora do livro e do blog Cadeira Voadora. Ela é cadeirante e inspira com suas palestras sobre acessibilidade e inclusão há mais de 20 anos.

Alessandra Canuto, em rodas de ações, realizou dinâmica para motivar uma nova consciência na tomada de decisões na vida e na carreira. As 300 participantes também foram contempladas com a palestra Se Você Soubesse Tudo Sobre o Amanhã, o que Faria de Diferente Hoje?, da futurista, pesquisadora de comportamento e caçadora de tendências, Sabina Deweik.  

A palestra de encerramento ficou a cargo de Tânia Mujica, especialista em Inteligências Intrapessoal e Interpessoal e criadora do método Diálogos que Curam. Ela é especialista em mediação de conflitos, facilitadora, consultora e especialista em Comunicação. Vitor Fagundes, acompanhado de sua banda incrementou um jantar musical.

Conteúdos Relacionados