Sistema OCB marca presença na Expoalimentaria

O Sistema OCB participa esta semana da Expoalimentaria, uma das maiores feiras de alimentos, bebidas, maquinaria, embalagens e serviços relacionados à indústria de alimentos e bebidas na América Latina, realizada em Lima no Peru. Desde terça-feira (26) e até esta sexta (29), três cooperativas brasileiras participantes do Programa de Qualificação para Exportação de Cooperativas (PeiexCoop), Cooates (PE), Coocaminas (MG) e Carmocer (MG),  viveciam sua primeira experiência em uma feira internacional.

O Sistema OCB custeou passagens e seguro viagem, além do envio das amostras dos produtos desenvolvidos pelas cooperativas para o Peru. Elas participaram do Pavilhão Brasil no Espaço da Sociobiodiversidade. “A Expoalimentaria atrai expositores e visitantes de todo o mundo e, por isso, é um importante ponto de encontro para quem deseja explorar negócios no mercado latino-americano. Ela desempenha um papel crucial na conexão de produtores, exportadores, importadores e profissionais do setor”, explicou a analista de Negócios do Sistema OCB, Layanne Vasconcellos.

Além da participação na feira, as cooperativas também estiveram presentes no Encontro Empresarial Brasil-Peru, realizado no dia 26. O evento contou com palestras que trataram de oportunidades geradas pela Rota Interoceânica, estrada binacional que liga o Atlântico ao Pacífico pelo Noroeste do Brasil até o litoral sul do Peru, a partir do Acre; as oportunidades e desafios para o comércio de alimentos brasileiros no Peru; e o porto de Chancay, que representa uma nova rota logística do Pacífico Sul.

A Cooperativa de Trabalho Agrícola, Assistência Técnica, Produção, Bens e Serviços (Cooates) foi fundada em 2000 e se destaca na produção sustentável e ética de mel extraído das floradas do Manguezal, Mata Atlântica e Caating, e própolis vermelho. A cooperativa também está envolvida na produção de mudas nativas da Mata Atlântica para ações de reflorestamento e tem um forte compromisso com a geração de emprego e renda para a comunidade local.

Fundada em 2006, a Cooperativa dos Pequenos Cafeicultores de Poço Fundo e Região (Coocaminas) tem como missão valorizar a agricultura familiar por meio de serviços de qualidade para seus cooperados. Ela se destaca por seu compromisso com os pequenos produtores e a certificação Fairtrade, sendo parte de um movimento que valoriza o pequeno produtor e promove a sustentabilidade na produção de café.

A Cooperativa dos cafeicultores de Carmos do Paranaíba (Carmocer), por sua vez, nasceu em 2001 e, desde a sua fundação, tem como propósito integrar, desenvolver e conectar pessoas, influenciando a transformação e a evolução da cultura do café. Seus cooperados prezam oelo compromisso com as boas práticas agrícolas e segurança alimentar, para produzir um produto de qualidade e seguro para nossos clientes. 

A Cooperativa Nacional de Produção e Agroindustrilização (Coopaita), de Itaberaba, na Bahia, se destaca na produção de abacaxi pérola in natura e frutas desidratadas. Seus representantes não puderam participar da feira no Peru, mas enviaram seus produtos para serem expostos no estande brasileiro.

Conteúdos Relacionados