PB | O cooperativismo transforma

Parecia um dia de aula ou até mesmo uma festividade escolar, com tantas crianças correndo e adultos passeando pelos corredores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alice Carneiro, localizada no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Mas o encontro era para algo diferente. Na manhã do último sábado, 30, a escola abriu as portas para apresentar o cooperativismo à centenas de pessoas que circulavam pelas salas de aula e para, junto do povo, celebrar o movimento Dia de Cooperar.

Uma dessas, foi a dona de casa Maria Aparecida Rodrigues, que ficou sabendo da celebração pela TV e levou as três filhas para elas pudessem usufruir dos serviços odontológicos. ‘‘Trouxe as meninas para que elas fizessem as limpezas necessárias e também aproveitei. Muito bacana um evento como esse, onde consegui ser atendida por um serviço excelente, gratuito e nada burocrático’’, comemorou.

Para o presidente da OCB-PB, André Pacelli, um dia como esse é uma oportunidade de mostrar a pujança do cooperativismo. "Já são mais de 60 mil associados em cooperativas, com isso, geramos quase 8 mil empregos no estado. Isso demonstra a força econômica do cooperativismo no estado e como devemos devolver em serviços à sociedade", reforçou.

Depois de vários anos acontecendo no Centro da cidade, a celebração do Dia C migrou para um dos bairros da capital. Segundo o superintendente do Sescoop/PB, Pedro D'Albuquerque, o local foi escolhido para que as cooperativas pudessem estar mais próximas à comunidade. ‘‘Viemos para Manaíra para atingir melhor nosso público alvo que, esse ano, são as comunidades do São José, Mandacaru e Bairro dos Ipês. São para esses que iremos desenvolver projetos estruturados até o final desse ano".

A celebração do Dia C foi uma realização do Sistema OCB-PB em parceria com 18 entidades, entre cooperativas e órgãos públicos. 

Conteúdos Relacionados