"Os Desafios dos Jovens na Escolha da Profissão" - Esse é o projeto do Dia C da COOPERFRENTE
27/04/2016 - A Cooperativa de Profissionais Atuantes em Consultoria, Instrutória e Educação – COOPERFRENTE - realizou oficialmente, no dia 25 de abril, a inscrição para participar do Programa Dia de Cooperar (Dia C), organizado pela OCB Nacional e que abrange todos os Estados do Brasil.
O Projeto intitulado "Os Desafios dos Jovens na Escolha da Profissão", contará com a participação de voluntários e associados da COOPERFRENTE e será executado em Instituições de Ensino da rede pública e privada de Cuiabá.
Considerando as diversas influências (Familiar, Escolar, Comunidade, Empresas, Meios de comunicação) na escolha da profissão e, também, as oportunidades demandadas no Estado de Mato Grosso, especialmente no Agronegócio, a iniciativa visa contribuir na orientação de jovens e adolescentes na escolha vocacional através de palestras e debates.
O SENAR-MT aceitou nosso convite e irá participar como parceiro nesta ação que vai beneficiar centenas de jovens de diferentes instituições de ensino. A ideia é dar continuidade ao projeto para que nos próximos anos possamos ampliá-lo para outros temas, segmentos e regiões do estado.
Lançamento do Dia C em MT
Ao todo mais de 60 representantes de cooperativas mato-grossenses participaram do lançamento oficial neste ano, realizado no dia 05 de abril, na Sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá.
Todos vieram com o propósito de levar adiante os objetivos do Programa, que é o de estimular a intercooperação para fortalecer resultados, unir pessoas para fazer o bem e proporcionar a transformação social das comunidades onde as cooperativas estão inseridas.
“Este ano esperamos um aumento de até 20% de adesão das nossas cooperativas, em relação ao ano passado. Afinal, já ficou comprovado, que esse programa contribuiu para o crescimento da cidadania em nosso Estado e em todo Brasil”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.
Para o presidente, o Dia C é uma ação do cooperativismo, que diminui a distância entre as cooperativas e a comunidade. “O movimento cooperativista é um movimento que manifesta diante da sociedade um exemplo a ser seguido. Digo que o cooperativismo se resume em uma frase: é um privilégio ser as mãos de quem dá”, enfatizou.
Este é o quarto ano que Mato Grosso participa do programa Dia C. Em 2015 contou com 44 cooperativas participantes, mais de 4 mil voluntários, que beneficiaram quase 60 mil pessoas com projetos que transformaram vidas. A proposta é que em 2016 esses números sejam ainda maiores e com ações contínuas nas comunidades onde as cooperativas estão inseridas.