‘‘O Dia C faz parte da nossa agenda estratégica’’, diz Renato Nobile em lançamento na Bahia

Nesta quinta-feira, 23, foi o dia das cooperativas baianas acompanharem o lançamento do Dia de Cooperar 2017. Na ocasião, os participantes ficaram por dentro, também, da importância de buscar a excelência da gestão, com foco no PDCG (Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas). Tudo isso durante a Assembleia Geral Ordinária da OCEB, que reuniu as lideranças das cooperativas do estado.

Recebido por todos com a certeza de que já se consolidou como um forte programa do sistema cooperativista, o Dia C passa por mudanças desde o ano passado. O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, lembrou que quando o programa estreou nacionalmente, todos puderam ver a força dos princípios e valores cooperativistas sendo colocados em prática. ‘‘O Dia C é mais que ação voluntária. Já faz parte da nossa agenda estratégica e o engajamento das unidades estaduais estabelece relações firmes e importantes com as comunidades em que estamos e ainda muda a vida da população para melhor’’, comentou Nobile.

A Cooperativa de Ensino da Região de Irecê (Coperil) participa do Dia C há 4 anos e a diretora pedagógica Jorgina Dourado deixou o convite para que as cooperativas realizem o programa também este ano. ‘‘O cooperativismo já fazia com que tivéssemos ações sociais segmentadas mesmo antes do início do programa. Mas, desde que o Dia C começou, demos um direcionamento aos projetos e então foi a vez de entendermos que atender melhor a comunidade através dos serviços cooperativistas nos torna empresas com um enorme diferencial e só faz com que cresçamos’’.

Jorgina também comentou sobre os planos para o futuro do programa no estado baiano. ‘‘O próximo passo que queremos dar é que a Coperil assuma um espaço fixo na Abae (Associação Baiana de Equoterapia), para que tenhamos um programa correndo ao longo de todo o ano. É um desafio, mas se eu puder falar algo, eu digo: cooperativas, participem do Dia C’’, finalizou Jorgina.

Já a presidente do Sicoob Coopere, Maria Vandalva, afirmou que as cooperativas realizam projetos incríveis, mas precisam divulgar mais o que fazem. ‘‘Às vezes interiorizamos muito o que fazemos e então só quem participa é que fica sabendo o que fazemos. Com a força do Dia C, precisamos divulgar mais o lado social que ofertamos para as pessoas. A partir de então, vamos aumentar o interesse da comunidade em conhecer, não só nossos projetos sociais, como também nossos trabalhos como empresas’’, reforçou a presidente.

Com o lançamento na Bahia, já são 7 estados brasileiros que dão o pontapé inicial à divulgação e à realização dos mais variados projetos de responsabilidade socioambiental dentro do Dia C 2017. Estão na lista: Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás e Florianópolis. Nas próximas semanas, está previsto que o programa seja igualmente divulgado aos estados de Mato Grosso, Rondônia, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio de Janeiro, Piauí e Sergipe.

Conteúdos Relacionados