O Dia C e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A partir deste ano, as cooperativas brasileiras abraçam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para realizar as ações de transformação social em todo o país. Esses ODS, como são conhecidos, foram assinados pelos líderes mundiais de 193 países na sede da ONU, em Nova Iorque. Até 2030 esses objetivos devem ser implementados por todos os países do mundo e as cooperativas, por meio do trabalho voluntário, também estão convidadas a apoiar essa corrente. Durante os próximos 17 dias, estes objetivos serão apresentados em uma série de matérias em nosso site, para que todos possam conhecê-los e vincular as ações do Dia C a estes objetivos. Com isso, o Dia de Cooperar segue uma tendência mundial de agir em consonância com o desenvolvimento sustentável.
“O poder de agir para um futuro sustentável” é o slogan que celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado, este ano no dia 2 de julho. Este tema foi escolhido pelo Comitê de Promoção e Progresso das Cooperativas (Copac), constituído pela ACI e a Organização das Nações Unidas (ONU) e vai ao encontro da agenda dos ODS. Estes objetivos são baseados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), idealizados em setembro de 200 e expandidos para os ODS, no intuito de completar o trabalho e responder os novos desafios.
#ODS3: Saúde de qualidade
Seguindo com a série dos objetivos globais, o terceiro tópico pretende assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Outra preocupação é a de, até 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por cem mil nascidos vivos. Reduzir pela metade as mortes e os ferimentos globais por acidentes em estradas, entre outros. Acabar com as epidemias de AIDS e de outras doenças transmissíveis também faz parte deste objetivo.
Em ações voltadas para levar a qualidade de vida as comunidades apoiadas pelo Dia C, elencamos o projeto realizado em Aracaju/SE, em 2015. Em uma parceria entre as cooperativas do estado e a Unidade Móvel do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde do estado, mais de 320 pessoas realizaram testes rápidos para detecção de doenças, além de acompanhamentos médicos em diversas áreas. Outro exemplo foi a ação realizada em Manaus/AM, para abordar o tema relação sexual com segurança, foram distribuídas cartilhas e preservativos nas ruas da capital.
Atingir a cobertura universal de saúde e o acesso a serviços de qualidade, medicamentos e vacinas essenciais também são objetivos deste processo. A Unimed e a UNIODONTO têm apoiado diversas ações neste âmbito, em alguns estados, realizam testes de glicemia, aferição de pressão, consultas; profilaxia e outras ações com foco na saúde integral da comunidade em geral.