MT | Moradores de Rondonópolis recebem celebração do Dia de Cooperar
Em Rondonópolis, município a 214 km de distância de Cuiabá, capital de Mato Grosso, mais de 220 voluntários contribuíram para a celebração do Dia de Cooperar no estado. No local, foram oferecidos diversos serviços médicos, assessoria jurídica, coleta de materiais recicláveis, corte de cabelo, além de atividades recreativas à população do bairro Residencial Alfredo de Castro. A iniciativa, intitulada de ‘Ação MultiCoop na Comunidade’, foi resultado da união de várias cooperativas que atuam em Rondonópolis: Sicredi, Coopercotton, Coopercicla, Coomser, Comajul, Cooperflora, Sicoob, Uniprime, Unimed, além da Associação dos Lojistas e da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis/Acir.
Onofre Cezário de Souza Filho, presidente do Sistema OCB/MT, ressaltou que o Dia C é a representação física do sétimo principio do cooperativismo. ''O cooperativismo é formado por pessoas dispostas a transformar realidades. Mas, vamos traduzir isso em números. Este ano Mato Grosso conta com mais de 10 mil voluntários envolvidos em diversas iniciativas que vão beneficiar, ao todo, mais de 100 mil pessoas. Isso tem valor imensurável. Essa ação em Rondonópolis mostra que fizeram um pool de cooperativas para integrar com a comunidade. Estamos cumprindo nossos princípios'', comemorou.
Um grupo de crianças, apoiado pela ONG Koblenz Brasil – KoBra, que atende 90 crianças da comunidade rondonopolitana Alfredo de Castro, apresentou o musical Os Saltimbancos. O professor Edilson Pereira, responsável pela condução do grupo disse que o modelo economico que o cooperativismo traz é o que deveria ser a base de todos os outros modelos. “O cooperativismo cria condições para termos atividades com responsabilidade social. É incrível saber que cooperativas são empresas com um diferencial social capaz de mudar vidas e oferecer dignidade para todos que têm contato com esse modelo'', ponderou.
O que mais chamou a atenção de José Oliveira, auxiliar de produção agrícola e atualmente fora do mercado de trabalho, foi a oportunidade de se inscrever para o cadastro de vagas de emprego. “Esse dia me trouxe esperanças de ter uma oportunidade de trabalho novamente, já que atualmente muitas pessoas encontram-se desempregadas por conta da situação em geral do país. Hoje, estou eu e minha esposa na expectativa de sermos chamados para algo em breve”, vislumbrou José.
Já Ernando Cabral, presidente de honra da cooperativa Sicoob Rondonópolis e presidente da Associação dos Lojistas e da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis/Acir, foi responsável por deixar uma mensagme importante aos participantes do evento. ''O cooperativismo capta recursos e aplica dentro da sociedade onde está presente, diferente das demais instituições financeiras que levam esses recursos para fora. Acredito que o dinheiro tem que trabalhar em função do indivíduo e da comunidade. Nessa ação do Dia C mostramos um pouco desse trabalho, pois nossa iniciativa é realizada durante o ano todo”.