MS | União para transformar o futuro

Com olhares atentos e encantados, crianças e adultos encontraram na celebração do Dia de Cooperar, inspiração para projetos futuros. A ação, promovida pelo Sistema OCB/MS, no Parque Ecológico do Sóter neste sábado (30) comprovou a importância da cooperação, com a participação de 200 voluntários, que não mediram esforços para realizar uma iniciativa transformadora.

Moradora da região, Laura Fernandes levou seus cinco filhos, com idades entre 16 e 2 anos ao encontro. Logo que chegou, ela decidiu participar das palestras sobre educação financeira para crianças, jovens e mulheres e do Circuito Mercadinho da Poupança, onde as crianças ganhavam uma moeda fictícia para investir e gastar no mercadinho repleto de brinquedos. “É muito importante ensinar as crianças a importância de como gastar dinheiro com atenção. Em pouco tempo aqui, minha filha de 7 anos descobriu o valor de poupar. Estou bem contente com esse tipo de ação”, avaliou.

Para o presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, investir no potencial de crianças é a maior prova de que pequenas atitudes podem mudar o mundo. “O que vemos aqui é o que as cooperativas aplicam em sua rotina junto às comunidades. Acompanhar a ação de gestão financeira para crianças e jovens é extraordinário, pois, são eles que vão mudar nosso País”, destacou Régis.

Já a advogada do Conacentro, Tamara Ganassin, atua diretamente no Dia de Cooperar há quatro anos e, para esta celebração, trouxe orientações jurídicas, informações sobre como e onde procurar apoio, quando necessário. ‘‘Dentro do movimento Dia de Cooperar, essa é uma iniciativa muito importante, pois, vemos que muitas pessoas precisam de apoio jurídico e muitas vezes não tem condição financeira. A maioria dos casos que aparecem aqui é sobre pensão alimentícia e questões familiares e mostramos onde e como é possível encontrar ajuda’’, reforçou".

Quem atestou a qualidade do trabalho foi o trabalhador em serviços gerais, Washington Silva Santos. "Soube da celebração do Dia C através de um projeto de capoeira que acontece aqui no parque. Por isso, vim buscar alguns serviços, como o de consultoria jurídica. É muito difícil ter acesso a um advogado na rede pública e hoje, sanei minhas dúvidas com muita agilidade e profissionalismo’’, disse.

E como cooperar é entregar o próprio tempo em prol de trabalhos que mudem outras vidas, o presidente da Uniodonto Campo Grande, Dr. Fernando Cavalli, foi ao encontro pronto para colocar a mão na massa por uma capital mais feliz e realizada. Para ele, a experiência de ser voluntário transforma vidas, mas principalmente a dele.  ‘‘Hoje trouxemos informações sobre o trabalho periódico de escovação e oferecemos kits de higiene bucal para as crianças. Sabemos que problemas de saúde graves, podem ser causados pela falta de higiene adequada da boca e nossa proposta é ensinar, principalmente, as crianças sobre esse cuidado. É realizar estar aqui. Nossa iniciativa muda vidas todo o tempo", comemorou Cavalli.

A manhã foi realizada pelos seguintes: Sistema OCB/MS, Sicredi União MS/TO, Sicredi Campo Grande, Unimed Campo Grande, Uniprime Centro Oeste do Brasil, Uniodonto Campo Grande e Conacentro.

Houve ainda a participação de parceiros como (CRF) Conselho Regional de Farmácia, com orientação sobre descarte de medicamentos; Escola de Cabeleireiros Flavinho, com cortes de cabelo e Escola Fauze Scaff Gattas Filho, que distribuiu mudas de hortaliças.

Conteúdos Relacionados