Mais de cem cooperativas mineiras participam do lançamento do Dia C

Foi dada a largada para o Dia C em Minas Gerais. Dirigentes de mais de cem cooperativas participaram do evento de lançamento nesta quinta-feira (25/2). O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, deu as boas-vindas ressaltando a importância do cooperativismo na construção de uma sociedade mais justa. “As cooperativas mineiras estão dando um exemplo para o país de cidadania, ética, responsabilidade e, sobretudo, amor pelas comunidades”, afirma. 

Na sequência, o Coral Sicoob Credicom encantou a plateia com uma bela performance musical. A programação contou ainda com uma apresentação da campanha de 2016 e uma oficina de voluntariado, ministrada pelas consultoras Marina Rocha e Roberta Rossi.
Os cooperados participaram de dinâmicas em que exercitavam as práticas de mobilização de voluntários e a implantação de projetos transformadores. Para Marina Rocha, as cooperativas precisam estar próximas das comunidades para saber as reais necessidades e, a partir disto, trabalhar de maneira sinérgica em prol dessas pessoas. Já Roberta Rossi avalia que um bom relacionamento com as comunidades é um fator essencial para o sucesso de um projeto voluntário. “É esse contato próximo que vai motivar os voluntários a se dedicarem cada vez, com tempo e atenção ao próximo. Eles verão resultado no que estão fazendo”, explica.

A apresentação também trouxe uma explicação sobre os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). O analista administrativo da Unimed João Monlevade Igor Quaresma Santos, por exemplo, afirma que sua cooperativa já está trabalhando para alinhar as ações voluntárias à nova agenda da ONU. “Nós temos várias ações que asseguram uma vida saudável e promovem o bem-estar, por exemplo”.

Outro desafio este ano é promover cada vez mais a intercooperação. Essa já é uma atividade comum entre as cooperativas de Minas Gerais. No município de Luz, por exemplo, a Sicoob Crediluz em parceria com a Copagro, possui um projeto que ajuda ao longo de todo o ano a entidade Vila Vicentina. “Nós promovemos uma arrecadação de recursos junto aos cooperados durante o ano todo e também ajudamos na tradicional festa junina que a entidade promove para angariar recursos”, conta Andrea Pereira, agente de atendimento do Sicoob Crediluz.

Conteúdos Relacionados