Em Curitiba, Dia de Cooperar reúne 2.500 pessoas no Parque São Lourenço

Na capital considerada a mais fria do país, Curitiba, o Dia C – Dia de Cooperar foi celebrado com temperatura agradável e muito sol no Parque São Lourenço, no sábado (02/07). O evento em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo reuniu cerca de 2.500 pessoas, das 12h30 às 16h30. Voluntários do Sistema Ocepar e das cooperativas parceiras estiveram à disposição do público oferecendo várias atividades gratuitamente. A programação contemplou ainda a realização da 2ª Caminhada do Voluntariado Cooperativista Paranaense. Doações de leite em pó e leite longa vida foram arrecadadas para o Hospital Pequeno Príncipe e Pequeno Cotolengo, entre outras instituições.

Abertura – O evento foi aberto oficialmente às 14h30, com a presença do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, do secretário municipal do Trabalho e Emprego e coordenador de relações com a comunidade, Fernando Guedes, e dos superintendentes do Sistema Ocepar, Leonardo Boesche (Sescoop/PR), Robson Mafioletti (Ocepar) e Nelson Costa (Fecoopar). O Sistema OCB foi representado pela gerente de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas, Susan Miyashita Vilela. A cerimônia foi ainda prestigiada pelo presidente da Dental Uni, Luiz Humberto Daniel, pelo diretor-executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé, e pelo técnico da Conab, Eugênio Stefanelo.

Força do cooperativismo – A gerente de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas do Sistema OCB, Susan Miyashita Vilela, destacou a importância do Dia de Cooperar. “O Dia de Cooperar é um dia de celebração do movimento cooperativista em que as cooperativas trabalham com projetos sociais nas suas comunidades durante o ano inteiro e têm esse dia para mostrar a força do cooperativismo na sua região”, afirmou. “São 27 estados comemorando nessa mesma data, mostrando para o país a sua importância e que faz a diferença na economia nacional e na sociedade. Onde têm cooperativas, nós observamos que as comunidades estão mais desenvolvidas e a cultura cooperativista fica no local”, acrescentou.

Números - De acordo com Susan, neste ano, a previsão é de que o Dia C tenha beneficiado 2,5 milhões de pessoas em todo o Brasil. “São 1.143 cooperativas até o momento que registraram as suas iniciativas com mais de 1.427 projetos e 738 cidades cobertas por esse movimento do Dia da Cooperar. No Paraná, temos 66 cooperativas, 88 projetos e mais de 12 mil voluntários. São números bastante expressivos que demonstram para as entidades locais, municipais e estaduais como o cooperativismo faz a diferença dentro da economia do seu estado”, informou a gerente da OCB.

Responsabilidade social - Ainda de acordo com ela, o Paraná se destaca em número de projetos de responsabilidade social. “Na minha avaliação, as cooperativas do Paraná são preparadas porque têm lideranças transformadoras que pensam no desenvolvimento da economia local. Elas estão acima da média nacional do setor em termos de projetos de responsabilidade social e bem estruturadas economicamente para poder apoiar a sociedade”, completou.

Um mundo melhor – Na abertura, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, falou sobre a importância da cooperação e do voluntariado. “O sistema cooperativista encontrou no Dia de Cooperar uma forma de levar à comunidade e à população essa mensagem do cooperativismo. Porque quando falamos em cooperativa e em cooperativismo, nós estamos falando em cooperação.  E cooperação pressupõe que nós estamos fazendo uma ação de solidariedade e qual a melhor forma de praticá-la?  É por meio do voluntariado. Hoje estamos exatamente fazendo com que o sistema cooperativo divulgue para a comunidade essa ação tão importante, que é o voluntariado, para que possamos, dessa forma, construir um mundo melhor”, afirmou.

Calendário de eventos – Em seu pronunciamento, o prefeito Gustavo Fruet, ressaltou a parceria com o cooperativismo e afirmou que o Dia C já faz parte do calendário oficial de eventos da prefeitura de Curitiba. “É uma alegria receber esse evento do cooperativismo, que é motivo de orgulho para todo o Brasil. A maior cooperativa do mundo está aqui no Paraná. Curitiba utiliza os serviços prestados pelo setor por respeitar essa força, essa estrutura, essa capacidade, esse modelo de organização econômica. Hoje entregamos mais um programa chamado Nossa Feira, que trabalha com mais de 10 mil produtores rurais, a grande maioria deles cooperados de pequenas cooperativas, principalmente da região metropolitana e do interior do Paraná. Assim também é o Armazém da Família, que compra produtos das nossas cooperativas. Nossa relação com o cooperativismo também está presente nas áreas de saúde, educação e assistência social. É um privilégio realizar esse evento pelo segundo ano consecutivo no Parque São Lourenço. Quero dizer que o Dia C já está no calendário oficial do município e iremos realizar a terceira edição novamente no ano que vem, com o Sistema Ocepar”, completou.

Parcerias – A prefeitura de Curitiba é parceira do Sistema Ocepar na promoção do Dia C, por meio da coordenadoria de relações com a comunidade da Secretaria do Trabalho e Emprego, Secretaria de Meio Ambiente, Centro de Criatividade e Guarda Municipal.

RPC – Neste ano, o evento contou ainda com o apoio da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) que, além de contribuir com a divulgação do evento, promoveu uma aula de aquecimento para a 2ª Caminhada do Voluntariado Cooperativista Paranaense e uma apresentação de zumba, animando o público.

Cooperativas – Em Curitiba, o Sistema Ocepar promoveu o Dia C juntamente com as cooperativas Aurora, Central Sicredi, Dental Uni, Sicredi Campos Gerais, Sicredi Integração, Sicoob Sul, Unimed Curitiba e Unimed Paraná, que organizaram diversas atividades de prevenção à saúde, educação financeira e ambiental, recreação, entre outras, nas barracas montadas no Parque São Lourenço.

Sou arte – Já o grupo Sou Arte, de Campo Mourão, divertiu o público com dança, pintura, apresentação circense e muito mais.  

Na mídia – Diversos veículos de comunicação estiveram no Parque São Loureço, divulgando o evento, entre os quais, a RPC, com transmissões ao vivo, Rede Massa e a Band. As jornalistas Mayra Chagas e Gisele Reck fizeram cobertura em tempo real, enviando informações, fotos e vídeos para o site oficial do Dia C.

O Dia de Cooperar - O Dia de Cooperar, também conhecido com Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. A grande novidade este ano é que as cooperativas passam a contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU para acabar com toda forma de tirania, desigualdade e destruição ambiental (saiba mais: nacoesunidas.org). 

Fickr - As fotos do Dia de Cooperar realizado em Curitiba estão disponíveis no Flickr.

Conteúdos Relacionados