Dia C movimenta Bragança e Santarém
Enquanto a criançada se divertia na área recreativa do Dia C em Bragança, nordeste paraense, uma fila enorme de pessoas buscava a emissão de documentos há 1.548 km de distância, na ação em Santarém, na região oeste do Pará. A celebração do Dia C em 2017 ocorreu em dois municípios simultaneamente no Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no 1º sábado de julho. Em Bragança, o evento marcou o início das comemorações do aniversário de 404 anos da cidade, mais antiga até mesmo do que a capital Belém. No total, foram beneficiados cerca de 1.600 pessoas, 1.000 em Bragança e 600 em Santarém.
Participaram da abertura oficial o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará e Serviço Nacional de Aprendizado do Cooperativismo do Estado do Pará (Sistema OCB/PA), Ernandes Raiol, o vice-prefeito, Mário Ribeiro, os secretários de Meio ambiente, Lauro Cordeiro, Cultura, Fabrícia Guimarães, Administração, Alcides Oliveira e da Pesca, Elói Araújo, assim como o diretor geral do campus Bragança IFPA, Danilo Cunha.
"Estamos felizes e gratos pelo Dia C. Junto com a coordenação do Sistema OCB/PA, traçamos uma estratégia e articulamos os atendimentos há muito tempo. São iniciativas como essa que irão mudar o mundo. Essa é a proposta da nossa gestão com a lógica da complementaridade, da cooperação. O Dia C nos ensina isso. Vamos fazer o resgate do cooperativismo, começando pela reciclagem. Vamos apoiar para que a cooperativa a ser regularizada tenha autonomia e possa executar seu trabalho com eficiência", afirmou o vice-prefeito.
A estrutura do Instituto Federal do Pará (IFPA) foi cedida para a realização do Dia C Bragança. O Instituto ainda disponibilizou voluntários para auxiliarem nos serviços oferecidos.
"Temos muito orgulho no peito por participar deste momento. As portas estão abertas. Sem dúvida, saímos renovados pelos laços cooperativos, o que nos anima a continuar trabalhando com coragem por uma cidade melhor. É uma excelente iniciativa a ideia de um ajudar o outro. Ainda há uma esperança para o Brasil: a cooperação, a ajuda mútua", comentou o diretor do IFPA.
Em poucos anos, a proposta do Dia de Cooperar é ser o maior projeto mundial de voluntariado cooperativista. Com o tema “Atitudes simples movem o mundo” em 2017, a campanha possui a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU) e estimula as cooperativas a desenvolverem projetos que contribuam com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da entidade. Acabar com a pobreza e com a fome, assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, educação inclusiva e de qualidade, promover o crescimento econômico sustentado e sustentável são alguns desses ODS.
Na área de saúde, o Dia de Cooperar Bragança disponibilizou atendimentos em 8 especialidades: ginecologista, cardiologista, psicologia, pediatria, neurologia, fisioterapia, urologia e clínico geral. Indo de hospital a hospital, Diciane Santos procurava um neurologista há quatro anos para levar seu filho. "Estava sendo muito difícil pra mim. Não conseguia encontrar um doutor pra me orientar. O remédio dele acabou e estou há um bom tempo sem medicá-lo. Estava preocupada em saber se teria algum efeito negativo e como proceder. Fiquei muito aliviada depois que soube do Dia C e pelo atendimento de uma das referências na área da saúde, que é a Unimed Belém".
A especialidade é uma demanda reprimida de toda a região do Salgado Paraense. Porém, como ação estruturada do Sistema OCB-PA em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bragança, está sendo negociado um mutirão com os médicos da Unimed Belém a ser realizado duas vezes por ano. "As cooperativas no Pará transformam vidas. Nosso desejo com o Dia C é deixar uma grande marca. Bragança é a pérola do Caeté, uma região com muito potencial e é nesse rumo que queremos trabalhar. Agradeço à prefeitura pelo apoio. Vamos fazer Bragança ser maior do que já é e ocupar o lugar que merece. O caminho para isso é a cooperação" afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Ajudaram na realização do Dia de Cooperar as cooperativas parceiras Unimed Belém, Sicredi Belém e Uniodonto Belém. O membro do comitê educativo da Uniodonto Belém, Fábio Prince, fez orientação sobre higiene bucal para crianças e suas mães sobre o modo correto de escavação, a pasta apropriada e escova de tamanho adaptado com cerdas leves. Cinco turmas foram orientadas, com um total de 125 beneficiados.
"É nossa responsabilidade levar orientações de saúde. Trouxemos conhecimento à comunidade sobre doenças recorrentes em adultos e crianças e ainda distribuímos 400 kits de higiene", ratificou Prince.
Na sexta-feira (30/06), dentro da programação do Dia de Cooperar, o Sistema OCB/PA em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) emitiu 200 carteiras de trabalho. “Percebemos uma grande carência neste serviço em toda a região e por isso formamos essa parceria com o MTE para o Dia C. Há mais de um ano, que o município está sem conseguir emitir carteiras de trabalho”, explicou o coordenador estadual do Dia de Cooperar, Diego Andrade.
SANTARÉM
O Dia C em Santarém ocorreu no Colégio Batista. As cooperativas disponibilizaram limpeza de pele, corte de cabelo, distribuição de higiene bucal, registro do Cadastro Único, Passe livre, SUS, carteira do idoso e emissão de RG. Ainda ocorreram atendimentos médicos em várias especialidades, vacinação e teste de glicerina e aferição de pressão arterial. "Este momento é histórico para o cooperativismo paraense, por mobilizarmos dois municípios no primeiro sábado de julho, Dia Internacional do Cooperativismo", afirmou o Superintendente do Sistema OCB/PA, Júnior Serra.