Dia C em Barra do Piraí tem atividades de lazer, cultura e cidadania
A cidade de Barra do Piraí, no Centro Sul Fluminense, recebeu no dia 24 de junho, mais uma edição do Dia de Cooperar (Dia C). O evento, promovido pela Unimed Centro Sul Fluminense, teve como apoiadores o Sistema OCB/RJ e a Prefeitura Municipal. Roda de capoeira, apresentações do coral Vozes em Canto e da Escola de Música da Banda União dos Artistas e atividades recreativas para crianças foram algumas das atrações realizadas na Praça Nilo Peçanha, localizada na região central do município.
Assessoria jurídica – promovida pela Universidade Geraldo Di Biase (UGB), assessoria financeira (pelo Sicoob Cecremef) e demonstrações sobre a importância do cooperativismo, pela Cooperativa de Consumo de Alimentos (Alimentar) foram algumas das atrações que também chamaram a atenção do público que passou pelo local.
O espaço de corte de cabelo foi um dos mais movimentados. Além de melhorar o visual, foi possível praticar uma boa ação. Os mexas cortadas virarão perucas para pessoas que estão passando por tratamentos quimioterápicos. Alguns dizem que boas ações começam desde cedo. E assim fez Carolina Abreu, 8 anos. “Acredito que vou ajudar mais pessoas a terem uma vida mais feliz”, disse.
Amélia Silva, 55 anos, também teve o mesmo pensamento: “Fico emocionada em saber que essa atitude será importante para outras pessoas. Pequenas ações mudam e resgatam vidas, além de recuperar a autoestima”, afirmou..
Presidente da Unimed Centro Sul Fluminense e conselheiro do Sescoop-RJ, Dr. Sebastião Barbosa ficou satisfeito com a realização do Dia C. “Foi a oportunidade de mostrar o cooperativismo para os cidadãos e sua contribuição para a cidade, estimulando a cultura e a realização de projetos sociais. Ficamos cada vez mais motivados quando realizados um evento desse porte”, disse.
O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, compareceu ao evento e, assim como o dirigente da cooperativa de médicos, acredita que o evento aproximou o cooperativismo da cidade. “Somente com a união de todos conseguiremos desenvolver ações de responsabilidade socioambiental. E o cooperativismo é a alternativa para esta melhoria”, comentou.
“O Dia de Cooperar é a oportunidade de mostrarmos para a sociedade o potencial que o movimento possui, assim como a chance de oferecer ao público diversos serviços de forma gratuita. Ou seja, o cooperativismo é capaz de promover a transformação de vidas.”, comentou a coordenadora de Promoção Social do Sescoop/RJ, Cristiane Quaresma.
Também compareceram ao evento o vice-presidente da OCB/RJ, Jorge Meneses, o conselheiro do Sescoop/RJ, Antônio César do Amaral, o assessor da presidência, Carlos Piragibe, o coordenador de Formação Profissional do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto e o analista de Monitoramento do Sescoop/RJ e responsável pelo Escritório Regional do Cooperativismo/Centro Sul Fluminense, Silvio Bruno.