Com previsão de crescimento, cooperativas de MT se preparam para as ações 2016
Mais de 60 representantes de cooperativas mato-grossenses participaram do lançamento oficial do Programa Dia de Cooperar (Dia C) de 2016, realizado no dia 05 de abril, na Sede do Sistema OCB/MT, em Cuiabá. Todos vieram com o propósito de levar adiante os objetivos do Programa, que é o de estimular a intercooperação para fortalecer resultados, unir pessoas para fazer o bem e proporcionar a transformação social das comunidades onde as cooperativas estão inseridas. “Este ano esperamos um aumento de até 20% de adesão das nossas cooperativas, em relação ao ano passado. Afinal, já ficou comprovado, que esse programa contribuiu para o crescimento da cidadania em nosso Estado e em todo Brasil”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho. Para o presidente, o Dia C é uma ação do cooperativismo, que diminui a distancia entre as cooperativas e a comunidade. “O movimento cooperativista é um movimento que manifesta diante da sociedade um exemplo a ser seguido. Digo que o cooperativismo se resume em uma frase: é um privilégio ser as mãos de quem dá”, enfatizou.
A gerente de Promoção Social do Sescoop, Maria Eugênia Ruiz Borba, representou o Sistema OCB, na abertura do Dia C. Ela destacou que Mato Grosso foi um dos pioneiros na transformação do Dia C em um programa nacional. "O estado se fez presente no projeto piloto do Dia C, em 2013, e hoje o programa está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal”.
Fernanda Mira, da equipe de Comunicação do programa, ressaltou a importância da comunicação para a realização dos projetos do Dia C nas cooperativas. “A comunicação tem um importante papel nesse processo de voluntariado, na questão de dar visibilidade às cooperativas, pois o Dia de Cooperar tem um grande potencial de colocar a cooperativa nesta linha de frente, não só nos veículos de comunicação, mas para a toda a sociedade”, disse. “A comunicação será mais uma vez, nosso maior investimento para a propagação do Dia C em Mato Grosso. Em 2015 apostamos na comunicação e vamos dar continuidade a essa estratégia, pois deu certo”, endossou o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti. “Vamos reforçar e dar visibilidade às ações das cooperativas, potencializando o trabalho da comunicação num esforço coletivo das cooperativas que investem em mídia e parcerias com veículos de comunicação de todo estado de Mato Grosso”.
A especialista em Marketing, Mariana Rocha, ministrou a palestra: “Os Objetivos de Desenvolvimento e Responsabilidade Social”, onde enfatizou os pontos primordiais para desenvolver uma boa ação de responsabilidade social e sustentável. “Nas ações de voluntariado, as cooperativas devem estar atentas às necessidades do público a sua volta, as pessoas, o meio ambiente, o governo, clientes, público interno, os cooperados, os associados, isso é responsabilidade social, é olhar o universo como um todo”.
Este é o quarto ano que Mato Grosso participa do programa Dia C. Em 2015 contou com 44 cooperativas participantes, mais de 4 mil voluntários, que beneficiaram quase 60 mil pessoas com projetos que transforaram vidas. A proposta é que em 2016 esses números sejam ainda maiores e com ações contínuas nas comunidades onde as cooperativas estão inseridas.
Cooperativas que participaram do lançamento oficial do Dia “C” 2016:
COABRA, COACEN, COMAJUL, COOPEAMAT, COOPERFIBRA, COOPNOROESTE, COOPERTEC, CREDIJUD, PRIMACREDI, SICOOB CENTRAL MT/MS, SICOOB INTEGRAÇÃO, SICOOB SERVIDOR SICREDI CENTRAL MT/PA/RO, SICREDI NOROESTE, SICREDI SUDOESTE MT, UNICRED, COEDUC, COOPERAR, COOPERSINO, EDUCANOBRES, EDULUC, UNIMED – CACERES, UNIMED CUIABÁ, UNIMED VALE JAURU, COOPERFRENTE.