Casa cheia! Espaço Mundo Cooperativo Gaúcho recebe o lançamento do Dia de Cooperar 2019
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu, na manhã desta quarta-feira (13/3), o lançamento do Dia de Cooperar 2019 (Dia C). A solenidade fez parte das programações que acontecem no espaço Mundo Cooperativo Gaúcho, durante a feira de agronegócio Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS, até 15 de março. Cerca de 150 pessoas participaram do evento, entre elas representantes de cooperativas e estudantes de cooperativas educacionais.
Para Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs, o lançamento do Dia C é um momento marcante que reforça o compromisso em desenvolver projetos estruturados e aliados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “O nosso evento é uma maneira de mostrar às cooperativas suas responsabilidades com a sociedade e, principalmente, trabalhar a importância do voluntariado por todo o estado. É por meio de pequenos gestos que vamos popularizar o cooperativismo”, afirmou.
Já Elisângela Becker, analista de Promoção Social do Sistema Ocergs, acredita que o trabalho é gradual e a adesão ao movimento é despertada a partir do exemplo de outras cooperativas. “A estrutura dos projetos pode ser um modelo a ser seguido por cooperativas de todos os ramos. O nosso objetivo é reforçar que pequenas atitudes podem atrair ainda mais pessoas para o movimento”, disse.
Durante o evento, cooperativas tiveram a oportunidade de expor seus projetos e mostrar todo o trabalho desenvolvido durante 2018. Como é o exemplo da Coagrisol (Cooperativa Agroindustrial do município Soledade/RS), que somente no ano passado, desenvolveu quatro projetos. Um deles teve o propósito de recolher embalagens de agrotóxicos e descartá-las de maneira correta. Ao todo, a cooperativa retirou mais de 400 mil recipientes do meio ambiente.
A Coagrisol ainda aproveitou o dia para lançar o projeto Pedacinho de Cooperação. A iniciativa promove o reaproveitamento de antigos uniformes dos colaboradores para confecção de novas peças de vestuário. Ao todo, 500 uniformes serão reutilizados na primeira etapa. A cooperativa espera beneficiar 800 pessoas entre adultos e crianças carentes com essa remessa de aproveitamento. Conforme as trocas de uniformes da cooperativa, novas roupas serão criadas. “Esperamos contribuir com o exemplo para que cooperativas possam replicar os nossos projetos em outras localidades do estado e por que não para o Brasil inteiro? Se todos os cooperativistas se empenharem em trabalhar voluntariamente, o cooperativismo será lembrado diariamente”, reforça José Luiz Leite, presidente da Coagrisol.
Números do estado em 2018*
292 iniciativas
307 cooperativas e parceiros
9.841 voluntários
186 municípios impactados
Mais de 250 mil beneficiados
*números divulgados pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS