Boas práticas de voluntariado marcam lançamento do Dia C em Mato Grosso

Na última sexta-feira, 3 de maio, o Sistema OCB/MT, através do Sescoop/MT, lançou oficialmente a edição 2019 do Dia de Cooperar. O evento foi realizado no Centro de Eventos Pantanal e contou com a presença de diversas cooperativas do estado que puderam participar de uma programação voltada para o apoio na construção e elaboração de projetos. Em 2018, mais de 113 mil de pessoas foram beneficiadas com iniciativas transformadoras que ocorreram em 88 cidades. Durante todo o ano passado, cerca de 6 mil voluntários se empenharam em fazer parte do processo de construção de um Estado mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos, mostrando que as atitudes simples são motoras de grandes resultados. E a ideia é que esses números sejam ainda maiores em 2019.

Adair Mazzotti, superintendente do Sistema OCB/MT, foi o responsável por abrir o evento e reforçou a importância e o alcance do movimento desde seu início no estado. ‘‘Depois de mais de cinco anos da execução do Dia C no estado podemos nos orgulhar de tudo o que alcançamos. Temos cooperativas extremamente comprometidas com o sucesso da causa e essa é a nossa oportunidade de fazer mais, de alcançar mais pessoas. Por este motivo o convite hoje é para que todos abracem iniciativas verdadeiramente contínuas e possam deixar o legado cooperativista por todo o estado’’, ponderou.

Quem esteve presente no encontro foi Gêane Ferreira, gerente de promoção social do Sescoop Nacional. A gestora explanou os alcances do movimento em todo o país e alertou os participantes quanto a necessidade de se unirem em iniciativas de intercooperação para levarem o nome do cooperativismo à todo o estado. ‘‘Os números estão à nosso favor. Em dez anos tivemos um crescimento importante, mas é necessário estarmos vigilantes quanto a importância de atrairmos mais cooperativas para o Dia C. Nosso convite é para que continuem colocando o sétimo princípio em prática, realizando projetos que mudem a vida de todos e que também transformem o mundo em um lugar mais sustentável’’, disse.

Entre os projetos de destaque idealizados no estado está o Plantando o Futuro, da Unimed Vale do Sepotuba. Há quase três anos a cooperativa desenvolve o projeto Plantando o Futuro. Este auxilia na preservação e na sustentabilidade da Estação de Tratamento de Água (ETA). No lançamento, representantes da cooperativa abordaram o trabalho feito a partir da plantação de quase duas mil mudas nativas que serão cuidadas por cinco anos até que as árvores se adaptem ao solo e o meio ambiente continue o trabalho.

No encontro foi realizada uma palestra sobre Responsabilidade Social com Ana Cristina Maia, consultora em Gestão e Empreendedora Social. Com dinâmicas, conversas e troca de informações quanto à construção dos projetos, os representantes das cooperativas saíram com a mensagem de que é necessário incentivar a prática do voluntariado avaliando os trabalhos que já foram feitos e reconhecimento os processos e envolvimento de cada voluntário nos projetos. ‘‘Eles não começam hoje. Já existe toda uma história e todo um trabalho idealizado por cada cooperativa. Isso é motivo de orgulho pois não começamos do zero. O que trazemos hoje é a importância da organização e da definição de tarefas para execução dos projetos. Se cada cooperativa ofertar aquilo que já é o seu trabalho, eles alcançaram o sucesso’’, concluiu Ana Cristina. Ao final, todos os presentes receberam o Troféu Participação 2018, uma forma de homenagear todos que se dedicaram na elaboração e execução das iniciativas.

Conteúdos Relacionados